segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vale a pena ser paciente?



Partindo do princípio que Tiago foi inspirado por Deus, e por isso, a sua carta se encontra nas Escrituras, a hermenêutica me ensina a fazer a seguinte pergunta: Com que intenção o autor usou a expressão "hypomene" no contexto em que o mesmo usa Jó como exemplo de paciência?

O vocábulo grego "hypomene" significa: persistência ou tolerância.

Vamos examinar o contexto e verificar em que sentido o autor usou essa expressão:

1. O autor exorta a igreja a ser paciente até a vinda do Senhor (Tg. 5.7). A paciência aqui tem o sentido de SUPORTAR(tolerância) uma situação de injustiça e ESPERAR (persistência) a vinda de Cristo, de acordo com os textos (Tg. 5.1-6).
2. O autor usa como ilustração o agricultor como exemplo de alguém que espera com paciência, isto é, alguém que está esperando o tempo das chuvas (Tg. 5.7). A paciência aqui retrata alguém que SUPORTA o sofrimento enquanto ESPERA o tempo das chuvas.
 3. O autor pela segunda vez ordena a igreja a ser paciente, pois a vinda do Senhor está próxima, razão pela qual a igreja deveria esperar em meio aos sofrimentos da vida (Tg. 5.8). Posso afirmar que aqui está o âmago do contexto, onde o autor deixa claro para os seus leitores que a segunda vinda de Cristo deve ser a causa da nossa paciência, ou seja, ESPERAR E SUPORTAR OS SOFRIMENTOS até a vinda de Cristo.

4. O autor instruiu a igreja a evitar as queixas, pois o Juiz já está às portas, dando com isso a ideia de que a igreja deveria SUPORTAR as falhas alheias e ESPERAR o julgamento divino.
5. O autor usa também os profetas como exemplos de paciência, ou seja, homens que SUPORTARAM as perseguições dos seus compatriotas (Tg. 5.10) e que ESPERARAM a justiça de Deus (Tg. 5.11b).

6. E por fim, o autor usa Jó como terceiro exemplo de alguém que SUPORTOU o sofrimento e esperou a justiça de Deus (Tg. 5.11), bom pelo menos é o que posso concluir quando o autor diz sobre o fim que Deus lhe proporcionou, isto é, dando em dobro tudo o que ele perdeu (Jó 42.10).

O que eu acho interessante é o comentário que Deus faz a respeito de Jó para os seus amigos depois que Jó disse tudo que disse. Vejamos:

"Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como FEZ MEU SERVO Jó. Jó 42:7, e tem mais:

Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não FALARAM o que é certo a meu respeito, como FEZ meu SERVO Jó". Jó 42:8
O texto bíblico deixa bem claro que Deus aprovou o que Jó falou.

O que foi que os amigos de Jó falaram que não agradou a Deus, e o que foi que Jó falou que Deus aprovou, já que alguns argumentam que ele falou tantas coisas que podem passar a idéia de que ele foi impaciente?

Talvez o que chama a atenção de muitos comentaristas e estudiosos da Palavra de Deus seja o fato de Jó ter falado tantas coisas para Deus e sobre Deus. Entretanto, o que chamou a atenção de DEUS, e isso é o que tem relevância em todo o livro de Jó, foi o fato de Jó ter sofrido e ter falado muitas coisas, mas depois de ouvir a voz de Deus, reconhecer a soberania de Deus (Jó 42.2), confessar que falou coisas que não entendia (Jó 42.2b), recitar o que Deus falou (Jó 42.3), dizer que estava enxergando Deus diante do sofrimento e depois de ouvi-lo (Jó 42.4), e por fim se humilhar e se arrepender do que fez ainda em sofrimento.

É importante ressaltar que toda essa experiência que Jó teve com Deus foi em meio ao sofrimento. O sofrimento dele só terminou depois que ele ouviu a voz de Deus e orou pelos seus "amigos" (Jó 42.10)

Bom, pra mim alguém que em meio ao sofrimento faz tudo isso que Jó fez, só pode ser paciente.

Outra coisa que os comentaristas esquecem de falar é que em meio as suas falas, suas crises, suas indagações e suas pré-avaliações, Jó disse:

"Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração! Jó 19:25-27

Peço por gentileza que examinem todo o capítulo 19 e confirmem o que eu disse.

Então eu pergunto: Será que Jó não foi paciente nos dois sentidos que SIGNIFICA a palavra "hypomene", isto é no sentido de suportar o sofrimento (tolerância) e de esperar em Deus (persistência)?

Eu até concordaria que Jó não foi paciente se não tivesse nas Escrituras os textos Jó 19.25-27; Jó 42.1-8 e (Tg. 5.11).

Quantos crentes hoje que como Jó, reconheçem a soberania de Deus, confessam que falaram o que não sabiam sobre Deus, recitam as Palavras de Deus, dizem que só conheciam Deus de ouvir falar e que agora o enxergam em meio ao sofrimento depois de ouvi-lo? Além disso, Quantos que se humilham, se arrependem do que fizeram, e oram pelos seus acusadores? Só alguém que é paciente que faz algo semelhante.

A PACIÊNCIA DE JÓ se revelou quando o mesmo exaltou a soberania de Deus, se humilhou e se arrependeu quando ainda ESTAVA SOFRENDO.

FOI ISSO QUE AGRADOU O CORAÇÃO DE DEUS E É ISSO QUE O AGRADA HOJE.

O que eu vejo hoje é um monte de gente que não tem paciência quando sofre. Que não suporta a dor, a perda, a injustiça. E, que em vez de esperar em Deus a sua salvação o abandona. Razão pela qual temos mais desviados do que crentes hoje.

Irmãos, sejamos pacientes como o agricultor, como os profetas do passado e como Jó, que suportaram o sofrimento(tolerância) e que esperaram em Deus (persistência).

"Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima".
 Tiago 5:8

Igreja, suporte os sofrimentos (tolerância) e espere a vinda do Senhor (persistência)!

É o que está Escrito!

Renato Corumbá, pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário