segunda-feira, 23 de junho de 2014

Deus deseja que todos sejam salvos?



DEUS DESEJA QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS E CHEGUEM AO CONHECIMENTO DA VERDADE.

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2:1-4

Por que creio que Deus deseja salvar todos os homens?

Pelos seguintes motivos:

1. O autor ordenou a orar por todos os homens (v. 1).
2. O autor revelou o desejo de Deus salvar todos os homens (v. 4).
3. O autor afirmou que Cristo é o mediador entre Deus e os homens (v. 5).
4. O autor disse que Cristo se entregou como resgate por todos (v. 6).

Embora sejam motivos simples e suficientes baseados no contexto da passagem, algumas pessoas podem achar que são insuficientes para chegar a esta conclusão. 

Sendo assim, para reforçar ainda mais a minha conclusão sobre esta passagem, apresentarei abaixo vário comentários de grandes teólogos da atualidade onde os mesmos apresentam suas interpretações do texto bíblico acima citado.

Achei interessante o comentário de Norman Geisler sobre esta passagem bíblica. Vejamos:

Até mesmo Charles Spurgeon (1834-1892), que cria na expiação limitada,
considerava difícil negar o significado claro de 1 Timóteo 2.3,4. Todavia, esta passagem foi bastante descaracterizada pelos ultracalvinistas, que seguem o pensamento do “Agostinho posterior.” Spurgeon resumiu a tentativa daqueles ultracalvinistas de evitar o óbvio:

[Vejam como] os nossos amigos calvinistas mais velhos tratam esta passagem. “Todos os homens,” dizem eles, “significa, alguns homens”: como se o Espírito Santo não pudesse ter dito “alguns homens” caso a sua intenção tivesse mesmo sido esta. “Todos os homens,” dizem eles, significa “todos os tipos de homens”: como se o Senhor não pudesse ter dito “todos os tipos de homens,” se essa também fosse a sua real Intenção. O Espírito Santo, por intermédio do apóstolo, escreveu “todos os homens,” e, indubitavelmente, quis dizer “todos os homens” (“CT” conforme citação feita por Iain Murray, SHC, 150).

Spurgeon ainda acrescentou:

"Eu acabei de ler a exposição de um doutor muito sagaz que explica o texto de forma a dissuadir o seu real significado: ele coloca dentro do texto pólvora gramatical, e o explode para que, só então, possa explicá-lo. Ao ler esta exposição, pensei que, quem sabe, a passagem não ficaria melhor se dissesse claramente: 'E, afinal de contas, quem quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade?' (in
ibid., 151).

Obviamente, o problema é que isto é o que o texto deveria dizer se a expiação limitada fosse real — mas este não é o caso. Spurgeon estava ciente da sua aparente inconsistência neste ponto, ao dizer: “Não sei como aquilo se enquadra com isto,” e ainda: “Prefiro cem vezes mais parecer inconsistente comigo mesmo, do que parecer inconsistente com a
Palavra de Deus.”

Fonte: Teologia Sistemática de Norman Geisler

Como podemos ver, até o calvinista Spurgeon enxerga a exegese equivocada de alguns calvinistas e aceita a ideia do autor sagrado de que Deus quer salvar a todos.

Particularmente eu tenho um respeito muito grande pelos calvinistas. Por conseguinte, respeito as suas interpretações de determinados textos das Escrituras dos quais o texto apresentado acima eu discordo. Não entendo que os mesmos falem ou ensinem com a intenção de enganar, mas, por uma questão de harmonizar o texto bíblico citado acima a um corpo doutrinário no qual eles creem, e que com base em certos textos bíblicos eles entendem esta passagem de forma diferente. Posto isto, quero aproveitar e colocar mais um comentário que vai colaborar ainda mais com a minha afirmação com base no texto bíblico mencionado: "Concluindo, o que dizer de 1 Timóteo 2.4, que diz que Deus quer que “todos os homens” sejam salvos e onde o grego não pode ser interpretado de nenhuma outra forma a não ser como se referindo a cada pessoa sem exceção? Afinal de contas, a mesma palavra grega para “todos” é utilizada em 2 Timóteo 3.16 para dizer que “toda” a Escritura é inspirada. Se a palavra não significar literalmente “todos” em 1 Timóteo 2.4, então ela também não significa “toda” em 2 Timóteo 3.16 (“toda a Escritura é inspirada”). 1 Timóteo 2.4 (que não está sozinho em universalizar a vontade de Deus pela salvação, mas está, pelo menos, aberta à qualquer outra interpretação) permanece lado a lado de João 3.16 como um texto prova contra a eleição incondicional, que, exceto no caso do universalismo, necessariamente inclui a reprovação. (Dr. Roger Olson).

Segue alguns comentários que achei relevantes sobre o texto sagrado aqui apresentado: 

"O fato de orarmos por todos os homens, incluindo reis e autoridades, é bom por si só e aceitável diante de Deus, nosso Salvador. O título que Paulo confere a Deus é significativo. O desejo de Deus é a salvação de todos os homens. Portanto, orar por todos os homens é promover a vontade de Deus... Devemos, portanto, orar por todos os homens em todos os lugares". (William MacDonald). 

"... o desejo de Deus é que todas as pessoas sejam salvas, e Ele forneceu, em Cristo o caminho para a salvação". (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal). 

Um outro cometário equilibrado e coerente sobre este texto foi de Matthew Henry que disse: 

"Como uma razão por que deveríamos nos preocupar em nossas orações com todos os homens, ele mostra o amor de Deus à humanidade em geral (v.4). Uma das razões de orarmos por todos os homens é que há um só Deus, e esse Deus tem uma boa vontade por toda a humanidade. Há um só Deus (v.5); não há outro, não pode haver outro, porque somente pode haver um infinito. Esse único Deus quer que todos os homens se salvem; Ele não deseja a morte e destruição de ninguém (Ez. 33.11), mas o bem-estar e salvação de todos. Não que ele tenha decretado a salvação de todos, porque então todos os homens seriam salvos; mas Ele tem uma boa vontade para a salvação de todos, e ninguém perece senão pela sua própria culpa (Mt. 23.37)". 

Um outro comentário digno de ser citado aqui é o Novo Comentário Bíblico Novo Testamento que diz sobre esta passagem bíblica: 

"Que quer que todos os homens se salvem não significa que Deus quer que todos, mesmo os persistentes na impiedade, recebam indiscriminadamente a salvação. Em outra passagem, Paulo nos ensina claramente que somente os que creem em Cristo a receberão (Rm. 1.16,17; 3.21-26; 5.17). Isso também é o que Jesus ensina (Jo. 3.15-18). Portanto, não é a vontade definitiva de Deus, por meio da qual Ele governa de forma soberana o mundo, a salvação sem seleção. O que Paulo está dizendo aqui é que O DEUS SALVADOR ESTENDE SUA OFERTA DE SALVAÇÃO A TODOS. Por isso, Cristo morreu pelos pecados de TODOS, mas somente os que CREEM recebem o benefício desse sacrifício (Jo. 3.16; 2 Co. 5.14,15)".

Como podemos perceber nos comentários expostos aqui e outros que colocarei posteriormente, confirmam a ideia que realmente Deus deseja que todos sejam salvos, isto é, que Deus estendeu a salvação a todos os homens, porém, a salvação é aplicada sobre aqueles que creem em Cristo.

Ainda sobre o texto bíblica acima J.N.D. Kelly (Introdução e Comentário Série Cultura Cristã) comenta: "No decurso da historia cristã esta frase tem provocado intenso esquadrinhar do coração e controvérsia. Como a vontade de Deus no sentido de salvar todos pode ser reconciliada com (a) a crença quase universal que nem todos na realidade são salvos, e (b) o ensino acerca da predestinação exposta pelo próprio Apóstolo noutros lugares (e.g. Rm. 9)? O que fica claro acima de tudo é que todas as qualificações sutis que foram propostas (e.g. de Tertuliano que TODOS significa "TODOS QUANTOS ELE ADOTOU", e a de Agostinho, que denota "TODOS OS PREDESTINADOS, PORQUE TODOS OS TIPOS DA HUMANIDADE ESTÃO ENTRE ELES") são artificiais e fora de lugar... Sobre (1 Tm. 2.6) Kelly comenta: As palavras importantes para ele (Paulo) eram POR TODOS; é o fato de que Cristo morreu por todos os homens, sem qualquer tipo de favoritismo, que torna obrigatório para os cristãos orar por todos eles sem distinção. Kelly continua seu comentário dizendo o seguinte: O que Paulo está dizendo é que, ao morre por toda a humanidade de acordo com o plano divino, Cristo deu testemunho esmagadoramente convincente ao desejo de Deus pela salvação de todos os homens. Sobre (1 Tm. 2.7) o mesmo diz: Como argumento final, Paulo apela ao seu próprio papel especial na propagação do evangelho. PARA ISTO, exclama ele, i.é, a fim de espalhar em todos os lugares exatamente este testemunho, declarando em Jesus Cristo, da vontade UNIVERSAL DE DEUS NO SENTIDO DE SALVAR... O fato de que o próprio Deus o escolheu para pregar o evangelho aos gentios, i.é, o mundo gentio e não somente aos judeus, é prova definitiva do desejo de Deus no sentido de salvar todos os homens, e, portanto, a obrigação de orar por todos eles. Como podemos ver, Kelly também entende que é a vontade de Deus salvar todos os homens.

Gostaria também de expor o comentário de Calvino sobre este texto para analisarmos o mesmo: "Concluindo, ele demonstra que Deus tem no coração a salvação de todos os homens, porquanto ele chama a todos os homens para o conhecimento de sua verdade... pois a intenção do apóstolo, aqui, é simplesmente dizer que nenhuma nação da terra e nenhuma classe social são excluídas da salvação, visto que Deus quer oferecer o evangelho a todos sem exceção. Visto que a pregação do evangelho traz vida, o apóstolo corretamente conclui que Deus considera a todos os homens como sendo igualmente dignos de participar da salvação. Ele, porém, está falando de classes, e não de indivíduos; e sua única preocupação é incluir em seu número príncipes e nações estrangeiras". (Comentários das Pastorais de Calvino). Podemos entender que para Calvino "todos" significa "nação da terra", "classe social", "príncipes", "nações estrangeiras". Para ele o apóstolo não está falando de indivíduos. Neste caso, a respeito deste texto eu não posso concordar com a exegese de Calvino. Pois no texto e no contexto o autor não apresentou a ideia de que Deus quer salvar "classe social", "nação da terra", "príncipes", "nações estrangeiras", e sim que Deus quer salvar a "TODOS OS HOMENS". Se o contexto não tivesse "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por TODOS OS HOMENS (1 Timóteo 2:1), "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e OS HOMENS: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por TODOS (1 Timóteo 2:5-6), eu até concordaria com ele. Antes de Paulo incluir na listar de oração reis e autoridades, ele incluiu TODOS OS HOMENS (v. 1). No meu entender Calvino interpretou este texto com base em outros textos bíblicos, e não especificamente sobre este texto. Acredito como já vimos acima até Spurgeon não concordaria com esta interpretação, pois neste caso o que impediu o autor sagrado de colocar as expressões "classes social", "nações estrangeiras" e "príncipes" em vez de "todos"? 

Um dos grandes exegetas da atualidade I. Howard Marshall, considerado por muitos anos uma das mais importantes referências evangélicas no que diz respeito à exegese e à teologia bíblica do NT fez o seguinte comentário sobre esta passagem: 

"A atenção é desviada das controvérsias que estão deteriorando a vida da congregação e dirigida à atividade positiva que precisa ser recomendada, isto é, a oração intercessora POR TODAS AS PESSOAS e especificamente por condições pacíficas, para que tais pessoas possam ouvir o evangelho. A instrução é amparada por uma declaração doutrinal que enfatiza o desejo de Deus de que TODAS AS PESSOAS SEJAM SALVAS, o Cristo que se deu como resgate POR TODOS e a existência de um testemunho sobre isso, para o qual Paulo foi designado mensageiro. (Teologia do Novo Testamento - I. Howard Marshall). Fica claro que para Marshall "todos" significa "todas as pessoas" e não "classe social" ou "nação estrangeira".


Vale a pena expor aqui o comentário de Roy B. Zuck sobre esta passagem: 

"O tema da salvação domina todo o contexto de (1 Tm. 2.1-7). Nesses versículos, a oração, o título, a vontade de Deus e a obra de Cristo apoiam o interesse universal pela salvação. O termo "testemunho", que conclui essa seção, demonstra a natureza tradicional, ou litúrgica, dessa passagem. A passagem tem ênfase tripla em "TODOS OS HOMENS", conforme se observa na oração a ser feita, na vontade de Deus e na redenção provida por Cristo (1 Tm. 2.1,4,6). É bem possível também que Paulo use a expressão "todos os homens" para se opor ao elitismo espiritual dos falsos mestres. O uso do termo "um" para Deus e para Cristo, o Mediador, emerge como mais uma evidência contra o ensinamento dos apóstatas. Judeus e gentios estão igualmente relacionados a Deus por meio da obra de Cristo. O aspecto inclusivo de "TODOS OS HOMENS" é contrabalançado pelo caráter exclusivo de "um" e único caminho para ser reconciliado com Deus (Jo. 14.6). "O Deus UNIVERSALMENTE acessível proveu um Mediador igualmente acessível". A salvação origina-se na vontade de Deus que "quer que TODOS OS HOMENS SE SALVEM E VENHAM AO CONHECIMENTO DE VERDADE" (1 Tm. 2.4; cf. 2 Tm. 1.9; Tt. 1.2; Gl. 1.4; Ef. 1.5,9). A morte vicária de Cristo é o meio pelo qual Ele executa seu papel como único Mediador entre Deus e a HUMANIDADE (1 Tm. 2.5). (Teologia do Novo Testamento de Roy B. Zuck). 

Mais um teólogo respeitado entende pelo contexto que Deus quer que todos sejam salvos.

Posto isto, concluo que DEUS QUER QUE TODOS SEJAM SALVOS.

27 comentários:

  1. Sim! Deus deseja que todos os homens sejam salvos.! Glória a Deus.. \ô

    ResponderExcluir
  2. João 17:9b "Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus."

    O próprio Jesus roga apenas pelos atuais e futuros discípulos. Como entender isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo exatamente o que o texto diz. Agora este texto não está falando sobre o alcance da salvação ou sobre quem Deus deseja salvar, e sim sobre aqueles que o Pai deu a Jesus. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

      Excluir
    2. Eu creio que tando a eleição como a predestinação é Cristocêntrica, as duas coisas ocorrem em Cristo, portanto, todos o que estiverem em Cristo são os eleitos e predestinados, conforme Ef. 1.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Indico o seguinte texto, bastante esclarecedor, que nos mostra que Deus não se contradiz e que a Bíblia não está em desarmonia: http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/MorreuJesusPorTodos-SMontgomery.htm
      É importante entender que TODOS não exclui ALGUNS, ou seja, dizer que "alguns" serão salvos e não quer dizer que a salvação não foi disponibilizada a "todos", mas que alguns não a quiseram por livre e espontânea vontade e decisão.
      Por isso a Bíblia pode dizer tranquilamente que Jesus morreu "por muitos" e não por "todos", mostrando-nos que milhões e milhões de pessoas não se salvarão, não por uma eleição divina arbitrária, mas por que não abrirão seus corações e não crerão na Palavra.
      Deus vos abençoe!!!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Indico o seguinte texto, bastante esclarecedor, que nos mostra que Deus não se contradiz e que a Bíblia não está em desarmonia: http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/MorreuJesusPorTodos-SMontgomery.htm
      É importante entender que TODOS não exclui ALGUNS, ou seja, dizer que "alguns" serão salvos, não quer dizer que a salvação não foi disponibilizada a "todos". Quer dizer simplesmente que alguns não a quiseram por livre e espontânea vontade e decisão.
      Por isso a Bíblia pode dizer tranquilamente que Jesus morreu "por muitos" e não por "todos", mostrando-nos que milhões e milhões de pessoas não se salvarão, não por uma eleição divina arbitrária, mas por que não abrirão seus corações e não crerão na Palavra.
      Deus vos abençoe!!!

      Excluir
    7. Indico o seguinte texto, bastante esclarecedor, que nos mostra que Deus não se contradiz e que a Bíblia não está em desarmonia: http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/MorreuJesusPorTodos-SMontgomery.htm
      É importante entender que TODOS não exclui ALGUNS, ou seja, dizer que "alguns" serão salvos e não quer dizer que a salvação não foi disponibilizada a "todos", mas que alguns não a querem por livre e espontânea vontade e decisão.
      Por isso a Bíblia pode dizer tranquilamente que Jesus morreu "por muitos" e não por "todos", mostrando-nos que milhões e milhões de pessoas não se salvarão, não por uma eleição divina arbitrária, mas por que não abrirão seus corações e não crerão na Palavra.
      Deus vos abençoe!!!

      Excluir
    8. JESUS MORREU POR TODOS,MAS TEM QUE CRER PARA ALCANÇAR A PROMESSA

      Excluir
  3. Como tem gente que não entende nada de exegese bíblica e misturam as coisas. - Se Cristo morreu por todos, então seu sacrifício foi um sacrificiozinho, pois não teve o poder de vencer uma vontade de míseros humanos. - Que "deus" é esse que, desejando que todos se salvem, não teve o poder para salvar a todos? - Se todos os eleitos, foram eleitos porque morreram em Cristo, então não foram eleitos e, sim, aceitos. - Um morto (Efésios 2.1) não pode aceitar ou deixar de aceitar coisa nenhuma; a eleição (ainda hoje) se dá porque: a) "Ele nos deu vida" (Efésios. 2.1).b) Ele nos escolheu, e não nós a Ele (João 15.16). - Por diversas vezes Jesus falou sobre aqueles(as) que estavam perdidos: A ovelha perdida (Lucas 15.6); a moeda perdida (Lucas 15. 9); o filho "perdido" (Lucas 15.32). Na Oração Sacerdotal (João 17. 1-26), Jesus orou realmente por aqueles que vierem a crer nEle, ou seja, por todos os eleitos, uma vez que a fé é DOM (dádiva, graça não merecida) dada pelo próprio Deus, ou seja, não vem de nós mesmos (mesmo porque estávamos mortos, e um morto não pode ter ou deixar de ter fé) (Efésios 2. 8), onde também somos ensinados que somos salvos PELA graça. - Vem, pois, pois, que uma exegese (o que diz o texto, não necessariamente o que está escrito, mas o real sentido do que o autor quis expressar) errada, leva a uma hermenêutica (aplicação do texto) também errada). Ah, para finalizar: O grande Spurgeon apenas disse que realmente não é fácil ter este entendimento, mas nunca afirmou o que os arminianos colocam em sua boca. Ass. Francisco, um simples servo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PALAVRA ESTÁ NA SUA BOCA E NO SEU CORAÇÃO.ACREDITAR EM CRISTO OU NÃO É UMA CAPACIDADE NATURAL QUE MUITOS PERDEM POR AMAREM MAIS AS COISAS TERRENAS.VERDADE INEGÁVEL É QUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU ÚNICO FILHO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO PEREÇA,MAS TENHA A VIDA ETERNA.A SALVAÇÃO É DOM DE DEUS,O HOMEM PRECISA ACREDITAR EM CRISTO.

      Excluir
    2. A PALAVRA ESTÁ NA SUA BOCA E NO SEU CORAÇÃO.ACREDITAR EM CRISTO OU NÃO É UMA CAPACIDADE NATURAL QUE MUITOS PERDEM POR AMAREM MAIS AS COISAS TERRENAS.VERDADE INEGÁVEL É QUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU ÚNICO FILHO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO PEREÇA,MAS TENHA A VIDA ETERNA.A SALVAÇÃO É DOM DE DEUS,O HOMEM PRECISA ACREDITAR EM CRISTO.

      Excluir
    3. MELHOR RESPOSTA!!!

      NOTA MIL FRANCISCO !

      NÃO DEIXAM DUVIDAS OS TEXTOS BÍBLICOS!!

      Excluir
    4. Oi Ruth! Se Deus decreta tudo e até o mal para sua glória, como que Deus pode decretar algo que ele proíbe de fazer? Neste caso este Deus que decreta o que proíbe só pode ser bipolar. Além disso, como pode Deus ser glorificado quando alguém faz o que ele proíbe em seus mandamentos, se ele espera que não seja feito? Como Deus é glorificado com milhões de judeus mortos, como que pode Deus ser glorificado se a sua filha fosse estuprada, por exemplo? Como Deus pode ser glorificado com o pecado? Como Deus pode decretar o que ele diz que não pode fazer? Que Deus é esse? O da Bíblia não é. Esse é o meu entendimento. Respeito os argumentos do pastor Josemar Bessa, mas como Deus pode decretar alguém fazer o mal se ele não tenta ninguém e não induz ninguém a fazer o mal? E se ele induz ou decreta alguém fazer o que ele proíbe então ele é um deus esquizofrênico. O que é pior do que um deus bipolar.

      Excluir
  4. Francisco, se os textos bíblicos e os argumentos que usei tornam Deus um "deus", os seus então tornam Deus o autor do mal e do pecado. Kkkkkkk
    Se os meus textos contradizem os seus, os seus contradizem os meus. A questão não é a hermenêutica, e sim os textos bíblicos que dão a ideia de um e de outros, sejamos sinceros. Você vai ter que distorcer os textos bíblicos que apresentei para se adaptarem aos seus, e aí você não usa mais a exegese. Não é melhor você aceitar o fato de que a Bíblia ensina tanto a eleição como o livre-arbítrio? É o meu caso e de muitos intérpretes renomados e respeitados no meio acadêmico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO EXISTEM DUAS VERDADES!

      DEUS É BIPOLAR?

      A TEODICÉIA CRISTÃ DIZ "DEUS DECRETOU O MAL"

      SUPRALAPSARIANISMO WINGS!

      "Teodicéia - Deus decretou o Mal? | Josemar Bessa"

      https://www.youtube.com/watch?v=xuE-FW7hkGo


      O Dia pelo qual Deus Decretou a Mal - Josemar Bessa

      https://www.youtube.com/watch?v=WX7N-r2M5Tw

      Excluir
    2. Sim, existem duas verdades que podem ser contraditórias, e essa conclusão não é só minha, mas de muitos teólogos sérios e respeitados no meio cristão e acadêmico.
      Deus não é bipolar, ele é apenas insondável, isso significa dizer que nós só conhecemos o que ele quis revelar para nós, tem muitas questões que Deus deixou encoberto e estas ele não quis revelar e pertencem a ele. Não foi o que Moisés disse?
      Existem diversos temas nas Escrituras onde você encontra duas verdades, por exemplo: Cristo morreu pela sua igreja, mas a Bíblia afirma em diversos versículos que ele morreu pelos pecadores. E aí? Os calvinistas dizem que ele morreu só pela igreja (eleitos), os arminianos dizem que morreu por todos, e a Bíblia? A Bíblia diz que ele morreu pela igreja e pelos pecadores. E agora? Temos duas verdades. Pecado é defender uma e rejeitar a outra o que muitos calvinistas fazem para defender sua corrente teológica. Será que Deus é bipolar por apresentar duas verdades que não conseguimos explicar com nossas mentes limitadas? E não é questão de interpretação não. É isso mesmo o que a Bíblia diz. Então vamos ter que rasgar muitos textos bíblicos que apresentam duas verdades só para não passar a ideia de que Deus não é bipolar?

      Excluir
    3. Existe sim, Ruth. Os próprios calvinistas não sabem responder como podem existir soberania e responsabilidade humana. Como o homem pode ser responsável por algo que ele só faz porque Deus determinou?

      Excluir
  5. SE DEUS AMA A QUEM QUER NÃO SIGNIFICA QUE É IMPARCIAL E INJUSTO.PORQUE A ESCOLHA DE DEUS É SALVAR O HOMEM PELA FÉ EM CRISTO,O ÚNICO QUE JUSTIFICA O PECADOR.PORTANTO AQUELE QUE REJEITA CRISTO SERÁ REJEITADO POR DEUS.SE SOMOS ELEITOS É PORQUE NOS CONHECEU PRIMEIRO.SE ALGUNS JUDEUS FORAM CORTADOS É PORQUE REJEITARAM CRISTO,MAS A PORTA CONTINUA ABERTA PARA SE ARREPENDEREM(RM 9).A MISERICÓRDIA DE DEUS É ALCANÇADA PELA FÉ SOMENTE,ISTO É,ACREDITAR EM CRISTO PLENAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que a Bíblia diz que ele amor a todos! Ele quis amar a todos. Está lá na sua Bíblia é só ler. DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO. Ele quis amar a humanidade. Ele não amou só os eleitos. Se assim fosse Deus não seria amor. Mas a Bíblia diz que Deus é amor, e sendo assim totalmente amor ele amou a todos.

      Excluir
  6. Se Deus quer que todos os homens sejam salvos e conforme Jó 42:2 Salmos 115:3 Deus faz o que quer logo todos os homens serão salvos contudo existem outras passagens que reforçam que não serão todos salvos. Como resolver esse dilema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples amigo, Jó 42.2 e Sl. 115.3 está falando de salvação? Não! Então não misture os textos, por favor. Não tem como resolver este dilema. Nem eu e nem outra pessoa resolve este dilema, mas isso não anula o que é dito em 1 Tm. 2. São contextos diferentes. Nenhum texto desmente o outro, só não entendemos como harmonizar textos que se contradizem em nossa mente limita. Errado será negar ou distorcer um texto porque outro fala outra coisa.

      Excluir
  7. Vamos ter muito tempo para debater este e outros assuntos na eternidade. Graças a Deus que essas divergências não são maiores que o que nos une, a saber, o Amor de Cristo. O homem insensato tenta responder todas as perguntas a todas as pessoas como se isso assim fosse possível. A mente de Deus é insondável (Is 55.8,9), não vamos conseguir compreender de maneira clara todas as coisas, pelo menos por enquanto (1Co 13.12; 15.54; 1Jo 3.2). Jó ao contestar Deus em sua aflição, recebeu do Senhor respostas e perguntas perturbadoras (Jó 38-39). Isso se agrava se considerarmos que Eliú também discursa inspirado e em favor de Deus, o que creio (Jó 36-37). Portanto, amados irmãos, não perturbeis vossos corações. Não estou dizendo que não temos que buscar compreender, estudar, meditar e se aprofundar na Santa Palavra de Deus. A ortodoxia é necessária, sem dúvida, mas nossos corações têm que estar abastecidos com a graça e a presença do Santo Espírito de Deus.
    Aguardo vocês na Grande Festa. Fiquem na Paz de Cristo.

    Éder Silva, servo de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Éder, obrigado pelo seu comentário! A intenção do blog não é dividir, mas esclarecer o que a Bíblia ensina. Um abraço!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Jesus morreu por aquele que crer , o homem estando morto em pecado só consegue crer com a agência do Espírito santo , logo o Espírito age em TODAS AS PESSOAS . O calvinismo responde com a seguinte frase " decretos de Deus e responsabilidade do homem " trazendo a questão para os mistérios de Deus .
    Mas o arminianismo não responde está pergunta com a presciência de Deus tanto pq a doutrina arminiana diz que a fé não é dom de Deus mas sim a resposta do homem a graça ,como consequência a presciência de Deus fica inválida ou incerta , logo também derrubando todo livre arbítrio e Deus passando a consultar o homem para prosseguir com seus desígnios.
    Creio que a salvação está 100% em Jesus com ele e nos critérios dele em seus mistérios .
    Crer no Senhor Jesus este é o critério que nos foi revelado os meios eu deixo com Deus .
    Eu tenho uma visão calvinista mas exatidão é só o SENHOR .

    ResponderExcluir