terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Pastor Deve Ser Sustentado Pela Igreja?



Hoje eu li um artigo que tinha como título "É lícito um pastor ganhar salário?", do site:http://www.pulpitocristao.com/2010/01/e-licito-o-pastor-ganhar-salario/, e pra minha surpresa, eu li cada aberração nos comentários que me levou a escrever este artigo que segue abaixo.

É lamentável ver tanta gente expondo as suas opiniões sem fundamento bíblico, sem coerência, sem justiça e sem amor.
O que importa não é o que pensamos sobre o assunto, e sim o que a Bíblia diz.
Quanto gente que se diz crente colocando opiniões totalmente diferentes do que a Bíblia ensina. 
Que vergonha! Quanta ignorância! Está na hora do povo ler e estudar melhor a Bíblia.

A pergunta é: O que a Escritura diz sobre o sustendo do pastor? Essa é a pergunta certa.

Vamos para as respostas bíblicas:

1. Cristo disse aos seus discípulos que o trabalhador é digno do seu sustento.

"Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa. Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês". Lucas 10:3-8

Cristo ordenou que os seus discípulos comessem e bebessem o que as pessoas dessem, isto seria o salário deles.

Ele não disse que os seus discípulos deveriam trabalhar fora para se manter, pelo contrário. Ele diz que quem ouve o Evangelho deve dar de comer e beber para quem prega o Evangelho.

2. Cristo era sustentado pelos bens de mulheres que foram agraciadas por ele.

"Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens. 
Lucas 8:1-3

O próprio Cristo era sustentado por mulheres. Este era o seu salário.

3. Paulo ensinou que todo pregador tem direito a ter o seu sustento.

"Não temos nós o direito de comer e beber? Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro?
Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento? Quem serve como soldado às suas próprias custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não bebe do seu leite? Não digo isso do ponto de vista meramente humano; a Lei não diz a mesma coisa? Pois está escrito na Lei de Moisés: "Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal". Por acaso é com bois que Deus está preocupado? Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque "o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita".
Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais? Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo. Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho. 1 Coríntios 9:4-15

Paulo abriu mão do seu direito de ser sustentado pela igreja de Corinto, mas não obrigou os outros a fazerem o mesmo, pelo contrário, ele ensinou que salário é direito de todo trabalhador, inclusive do pregador.

4. Paulo ordenou que o discípulo deve partilhar todas as coisas boas com o seu mestre.

"O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui". 
Gálatas 6:6

Tudo que desfrutamos de bom na vida, devemos partilhar com os nossos mestres espirituais.

5. Paulo precisou ser sustentado pela igreja de Filipos.

"Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. Filipenses 4:14-19

A famosa promessa de (Fp. 4.19) foi dada a única igreja que sustentou o apóstolo Paulo quando ele estava passando necessidade.
Este texto nos ensina que quem sustenta homens de Deus será sustentado por Deus.

6. Paulo ensinou que pastores que lideram bem a igreja e que se dedicam ao ensino e a pregação devem receber salário dobrado.

"Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: 'Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal', e 'o trabalhador merece o seu salário' ". 1 Timóteo 5:17-18

De acordo com a Escritura, pastor que é excelente líder, mestre e pregador deve ganhar em dobro.

Fiz questão de colocar o contexto bíblico para que ninguém tenha dúvidas que o pastor que trabalha liderando, ensinando e pregando tem DIREITO ao seu sustento, ou seja, SALÁRIO.

Se alguém discorda dessas verdades, está discordando de Deus, de Cristo, dos Apóstolos e da Bíblia, pois foi Deus quem disse: "Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal". Por acaso é com bois que Deus está preocupado? Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. 1 Coríntios 9:9-10. Cristo disse: "... àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho". 1 Coríntios 9:14. Paulo disse: "Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino..." 1 Timóteo 5:17.

Alguém trabalha de graça? Claro que não. Então por que só o pastor tem que trabalhar de graça?

Agora eu pergunto: Qual deve ser o salário de um homem que deixa o seu trabalho para ser pastor integralmente na igreja e tem uma esposa para cuidar e filhos para sustentar?

Quanto deve ser o salário de um pastor que dedica mais o seu tempo com a igreja do que com a sua família, que aconselha, prega, ensina, batiza, faz casamento e velório, reconcilia casais, que é traído, caluniado, criticado, perseguido, injustiçado, humilhado, ofendido, rejeitado e desprezado por pessoas de dentro e fora da igreja, que zela pela sua reputação, seu caráter e seu nome?

Termino dizendo o seguinte: 

Se você quer ter um pastor que cuide da sua vida, que ensine e pregue a Palavra de Deus, então você tem a obrigação de sustentá-lo.

Isto é bíblico, justo e coerente.

Agora, se você não quer sustentar um pastor, então não vá na igreja dele, não busque ajuda desse pastor, não participe dos cultos que ele realiza, não peça para ele fazer o seu casamento e batismo, não ouça as suas pregações e nem participe dos cursos que ele realiza. 

As pessoas querem ouvir uma boa mensagem, um bom conselho, um ótimo ensino, mas não querem sustentar o pastor.

Isto é ANTIBÍBLICO!

E antes de externar a sua opinião, vai ler a Bíblia primeiro, por favor!!!

Renato Corumbá.

508 comentários:

  1. Sou totalmente a favor, desde que estes cumpram cabalmente seu ministério, pastoreando, guiando, visitando, buscando e curando as desviadas, enfim, seguindo o exemplo do bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas. Infelizmente são bem poucos os que agem conforme a vontade de Deus.

    "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." (Gálatas 6:6)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo Reginaldo,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Fiquei muito feliz de contar com a sua participação!
      Quanto ao seu comentário, concordo você.
      Pastor tem direito se cumprir o seu dever.

      Um grande abraço em Cristo!

      Excluir
    2. Paulo esta defendendo o seu Apostolado não como o irmão disse.

      1 Coríntios 9: 1 Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor?

      2 Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

      3 A minha defesa perante os que me condenam.

      4 não temos nós o direito de comer e beber?

      5 E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?

      6 Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?

      7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?

      8 Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei?

      9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que Deus se preocupa?

      10 Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida.

      11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?

      12 Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.

      13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?

      14 Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;

      15 eu, porém, não me tenho servido de nenhuma destas coisas \e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória.

      Excluir
    3. Gálatas 6.6: O que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

      Se analisarmos o capítulo 6 completo, observaremos que o Apóstolo Paulo expõe ali uma série de conselhos aos cristãos, enfatizando principalmente a importância de não viverem mais para si mesmos, citando, inclusive, o seu próprio exemplo, quando diz que, para ele, o mundo já está crucificado, assim como ele também está crucificado para o mundo.

      Evidencia questões relacionadas ao segundo grande mandamento que é o amor ao próximo, onde orienta que devemos levar as cargas uns dos outros, e aproveitar,... enquanto há tempo, para fazer o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (Vers.10).

      E nesse contexto, o Apóstolo aconselha também que os cristãos devem repartir de todos os seus bens com aquele que os instrui na Palavra, o que também é justo. Mas em momento algum, refere-se a esse instrutor como sendo alguém que ocupa uma posição elevada em relação aos demais irmãos.

      O instrutor aqui não é alguém com titulo eclesiástico, e que exerce papel de liderança sobre os demais; pode até ser que seja um pastor de fato, mas no sentido correto da palavra, alguém que recebeu de Deus esta função dentro do corpo, e não um cargo de pastor principal, ou presidente de alguma denominação religiosa; não é alguém que ocupa lugar de destaque entre as ovelhas de Cristo, a quem todas devem se submeter sem nenhum questionamento.


      Cada um de nós pode ser usado pelo Senhor para nos instruirmos mutuamente, conforme o dom que do Alto recebemos, e nada mais justo do que nos ajudarmos também mutuamente com relação às necessidades básicas da vida.

      Excluir
  2. A Paz de Cristo, conhecer seu blog alegrou meu coração.
    Um assunto extremamente importante para quem tem o chamado de Deus, sabemos que alguns líderes não pastoreiam de fato, perderam a essência do que é ter fé, misericórdia e justiça, isto porque, o deus Mamon se apossou de seus corações. Só nos resta orar a Deus por essas lideranças...

    Como prova do meu amor cristão deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

    C ultivar uma vida de oração.
    R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
    E star sempre disposto a obedecer a Deus.
    S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
    C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
    E sperar de Deus a orientação para a vida.
    R evestir-se do poder do Espírito Santo.

    Nós precisamos CRESCER na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Convido a visitar o blog do irmão J.C. repleto de mensagens abençoadoras; algumas polêmicas, porém ricas de entendimento.

    Acesse:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo Lucy!
      Obrigado pelo seu comentário e pelo convite de visitar o seu blog e também do irmão J.C.
      Estarei visitando.
      Um abraço em Cristo e que o Senhor continue te abençoando ricamente!

      Excluir
  3. Mentira pegam um um texto e o interpretam mau,colocam o homem num patamar de santidade que não existe,ele mesmo disse que a raiz de todo mal é o dinheiro,onde há dinheiro há corrupção,colocaria vários texto mostrando que é errado este serem sustentados pelos outros,todo o galardão -salario- dito deve ser pago por Deus e não pelo homem,é ele quem move os corações para as pessoas dar alguma coisa,agora especificamente ter um salario todo mês,como se estivessem trabalhando numa empresa,já não é coisa do Espírito,e sim carnal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você estava dizendo que o dinheiro e raiz de todos os males, creio eu que já atingiu o seu coração para produzir certo comentário que li em cima , saiba que Deus usa as pessoas para abençoar umas as outros, nunca se esqueça disso.Eu sou pastor e trabalha a noite, das 23:30 as 07:00 ,quando cheguei em casa já tive que sair para fazer compra no mercado que fica uns 6 km da minha casa,hoje consegui dormir das 10:30 as 15:00 levantei e tive que auxiliar uma pastora da nossa igreja que precisa de ajuda, voltei pra casa e tive que ligar na Policia Federal para resolver alguns documentos de uma Espanhola que se encontra com os documentos pendentes para renovar o seu visto,voltei pra casa, tentei dar atenção para minha esposa mas não consegui, tive que dormir de volta por que estava muito cansado, mas não consegui por que perdi o sono , então fiquei acordado ate entrar no trabalho as 23:30, agora lhe pergunto, seria melhor eu me dedicar na obra de Deus em tempo integral ou continuar trabalhando nesse horário onde não consigo dar atenção para os irmão da nossa congregação e também para a minha esposa e minha filha de 7 meses , que vê o seu pai só dormindo de dia para recuperar as energia para tentar trazer o sustento para o seu la...? peço que vc reflita nisso que lhe disse.Que Jesus te abençoe muito

      Excluir
    2. Nos últimos anos tenho ouvido tanta bobagem em relação a este tema que resolvi escrever um pouco sobre isso.
      Infelizmente as pessoas não tem esclarecimento sobre o assunto, então todo tipo de «ACHISMO» acaba minando a vida das pessoas.
      As pessoas pensam que ser crente (aquele que crê) depois de aceita a Jesus como seu salvador, passa a viver como uma múmia na terra.
      Não pode mais fazer um churrasco, ter uma bela piscina em casa, ter um carro novo, uma casa legal, fazer viagens e por ai vai.
      Pensam que a santidade a humildade e a pobreza são irmãs. O interessante que os que servem o diabo podem andar de carro zero e ninguém fala nada, podem viajar pelo mundo e todos acham legal, podem ter uma casa legal e todos invejam, podem ter uma piscina olímpica atrás de casa e está tudo normal.
      O Interessante que aquele que serve ao Deus todo poderoso, o dono do ouro e da prata não pode dar a seus filhos o melhor desta terra?
      As pessoas então enganadas com que a Bíblia diz e nos mostra. Todos os grandes homens da bíblia tinham grandes posses, Deus sempre deu o melhor; Davi, Moises, Neemias, Daniel, Jó, Ezequias, Salomão, Abraão, Jacó, Paulo e por ai vai viviam o melhor de Deus.
      Para os legalistas é ótimo que o povo de Deus viva uma vida mediocre, pois assim podem colocar suas leis e escravizar o povo em um circulo de dificuldades e problemas que criando raízes se alastram pelos relacionamentos familiares.
      Certo dia um homem me questionou. «Edison se Jesus andava de jumentinha por que você deve andar de carro novo?» Eu respondi, Se você me arrumar uma jumentinha que voe e cheque em São Paulo em 45 minutos, você me diz que eu troco agora.
      As pessoas não entendem que a Palavra de Deus não mudou e nunca mudará, mas os tempos mudaram. Deus está acelerando o processo. A chegada de Jesus é eminente na terra. Por isso Deus tem liberado ao homem tanta tecnologia, carros, aviões etc. Deus está nos dando a oportunidade de divulgar a palavra Dele de forma muito mais acelerada como jamais nunca se teve oportunidade na história da humanidade.
      A mediocridade cristã tem matado igrejas inteiras, As pessoas preferem ofertar R$ 150,00 na pizzaria do que ofertar pelo menos R$ 50,00 na igreja. As pessoas acreditam que quando cai um fio de cabelo do pastor aquilo vira dollar. Não se dão nem a lógica que uma estrutura necessita de dinheiro para pagar as contas. Dai me dizem, Edison Deus é amor Ele vai suprir as necessidades. Sim acredito muito nisso, mas acredito também que Deus usa pessoas para esse processo, o dinheiro não cai do céu como o mana no deserto. Se o pastor paga aluguel da sala da igreja, e de nada adianta eu chegar para o dono do prédio e dizer. Ei fulano eu te amo, e o aluguel subitamente vai desaparecer. De nada adianta eu chegar no caixa do mercado com a compra para sustentar a família, e dizer o quanto eu amo o dono do mercado e ele vai me dar as compras.


      Excluir
    3. ...A sociedade desde a época de Jesus necessita de dinheiro. Jesus tinha até tesoureiro, Ele não saia por ai mendigando ou passando necessidade, Jesus respeitava esse principio por isso disse: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.

      Jesus buscava sempre o reino e por isso não tinha necessidade e o interessante é que os discípulos também não tinham.
      Então quando você busca as coisas do reino de Deus e sua justiça, você trabalha para Deus de forma equilibrada, trabalha para sustentar sua família, e dando o melhor para ela em todos os sentidos, amor, financeiro, segurança e acima de tudo ensinando-a a viver nos caminhos de Deus. Deus vai te abençoar, vai te dar sabedoria para administrar as bênçãos que ele tem te agraciado. «Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6"
      Eu poderia citar daqui para frente inúmeros relatos bíblicos de personagens que sempre tiveram o melhor de Deus pois se empenhavam em servi-lo. Não vou dizer que tudo cai como uma passe de mágica. Não me entendam mal. Dificuldades surgirão, e momentos que você vai querer dar um ‘belo chute no balde’ Mas lembre-se Deus nos forja desta maneira, e quando passamos pelo teste Ele nos leva a outro nível do nosso destino Divino que Ele mesmo já tem preparado para aqueles que o amam.
      Siga firme trabalhe, lute, seja um visionário e prepare-se para receber o melhor de Deus em todos os sentidos ,até o resgate de nosso Senhor Jesus

      Excluir
    4. Nossa! Quanta argumentações carnais!!

      Primeiro, senhor David, venho de uma família que tem muita posses e quase uma boa conta bancaria, e nunca fui corrompido. Segundo, o senhor sabe quais são os frutos do Espirito?? Vamos lá: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5:22) Só pq eu recebo um salário isso me faz um carnal?? Não, eu sou trabalhador, recebo meu salário e sou Espiritual.

      Não vamos misturar as coisas, e tbm não há a necessidade de interpretação complexa para conhecer a palavra de Deus..

      Paz.

      Excluir
    5. Pastor q recebe para pregar é apenas um aconselhador... Q cobra por isto... Eu não ligo, Até pagaria para ter bons conselho, até acho bom... Só não pode dizer q Deus esta falando através de sua boca.. Para q Deus use sua boca para pregar sua verdadeira palavra... tens q ter as vestias branca, sem mancha... Os Pastores da minha igreja não ganha salário para ser usado por Deus através de suas bocas ... Como pode vc disser q sua palavra é mais verdadeira q as deles se vc tem ganho qdo prega e diz q é de Deus... As suas vestia, esta manchada. (Eufemismo Hipotético).. a deles continua branca.. Não é o dinheiro q corrompe e, sim quem o recebe e como o recebe... O dinheiro é essencial a vida, mas não é essencial pós-vida... Qdo Cristo disse... "É mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha, do q um rico entrar no reino do céu" Ele não quis dizer q todos os ricos estão condenados, ou eles tem q doar tudo para ir ao céu, ou talvez ele tenha q ser mais santo só pq é rico... Cristo disse q não devemos importar em acumular riquezas nesta vida perdendo tempo e deixando de acumular riquezas no céu ... O próprio Jesus disse isto...

      Excluir
    6. Você está equivocado Wagner pelas seguintes razões:

      1. Os apóstolos e os presbíteros recebiam salário da igreja e não tinham vestes manchadas por isso.

      2. Deus usa pastores que tem e que não tem salário da igreja.

      3. O texto que você apresentou fala da dificuldade do rico entrar no Reino dos céus, e não do pastor que receber salário da igreja. Se você usar este texto para dizer que pastor não pode receber salário, então este texto serve também para você, isto é, você deve trabalhar sem receber salário. Você vai trabalhar de graça para entrar no Reino de Deus? O texto bíblico não fala de salário, fala da dificuldade do rico entrar no céus.

      Excluir
    7. Tdo contaminado irmão. Paulo aqui esta e defendendo o seu Apostolado

      1 Coríntios 9: 1 Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor?

      2 Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

      3 A minha defesa perante os que me condenam.

      4 não temos nós o direito de comer e beber?

      5 E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?

      6 Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?

      7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?

      8 Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei?

      9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que Deus se preocupa?

      10 Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida.

      11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?

      12 Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.

      13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?

      14 Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;

      15 eu, porém, não me tenho servido de nenhuma destas coisas \e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória.

      Excluir
    8. Pessoas que merecem dupla honra são pessoas que ajuda os necessitados que dao a vida pelos irmãos que semeia e da aos pobres que cuida dos direitos da viúvas e ajuda os necessitados..


      Filipenses 2 :25 Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades;/


      26 visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouvistes que adoeceu.

      27 Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.

      28 Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza.

      29 Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse;

      30 visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo.

      Excluir
    9. Samantha sua interpretação da Escritura está incorreta.
      Paulo não está defendendo o seu ministério, está dizendo que tem direito de ser sustentado pela igreja. Me ajuda aí, por favor!

      Excluir
    10. todos vcs que são chamados de pastores sao ladrao e salteador como fala a biblia sao lobos com pele de ovelhas e vivem da lã das ovelhas e se alimenta da gordura delas ai dos pastores infiéis de Hisrael os apostolos do passados aonde chegavam eram bem recebidos e comiam e bebiam sim mas nao ganhavam salarios. mas vcs que se acham pastores ja recebe para pregar o evangelho fazem tudo por dinheiro e nao pelo amor a palavra de deus querem destorcer a biblia e com suave palavras enganam os coraçoes dos simples se vcs nao se arrependerem e pedir misericordia a Deus nao vao ter herança no reinos dos ceus porque ja receberam o seu galardão.

      Excluir
    11. Nosso único pastor é o SENHOR JESUS CRISTO, o resto é lobos

      Excluir
    12. Nosso único pastor é o SENHOR JESUS CRISTO, o resto é lobos

      Excluir
    13. Parabéns, irmão/pastor (?) Renato Corumbá, pela PACIÊNCIA que você recebe de Deus e mantém para suportar as coisas que pessoas legalistas e julgadoras fazem das palavras que você expôs. Percebo que algumas pessoas estão mais preocupadas em achar erros ou equívocos nessas palavras do que em aprender com elas em temor a Deus. Tais pessoas parecem incapazes de fazer um autoexame, mas vai nessa tua força e prega, que Deus está sendo louvado com isso!

      Excluir
  4. Receber salários da igreja é tão errado que Paulo disse isto a Timóteo:

    Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
    4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
    5 Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho;aparta-te dos tais.
    6 Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
    7 Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
    12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.1 Tim.6:3 ao 12

    É isto que você estão ensinando que o homem seja sustentado pela igreja e não pela sua fé.''cuidando que a piedade seja causa de ganho'',ou seja:viver de salário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, você esqueceu estes textos: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”. (1 Timóteo 5:17, 18 NVI)

      Excluir
    2. Desculpe David, errado está a sua interpretação do texto bíblico. Você pegou um contexto e colocou em outro contexto. O contexto não está falando que pastor não deve receber salário da igreja. O texto está falando de hereges e de homens que amam o dinheiro e que sofrem consequência por causa disso.

      Excluir
    3. Meu Deus, Pastor?? O que é isso??

      O melhor de Deus já veio, e se chama: "Jesus Cristo."

      Fala isso pra Paulo quando ele disse: "Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa." (1 Coríntios 4:11)

      Que parada é essa de que Deus tem o melhor pra gente?? Nosso melhor é Jesus, se ligou no bagulho?? Jesus é o melhor pras nossas vidas, nada nem ninguém substituirá Jesus..

      Agora, quer ser Rico?? Bm! Jesus não nos prometeu riquezas, e nem que seriamos felizes com coisa alguma dessa vida, ou desta terra, mas o Diabo quando tava tentando lá o Senhor Jesus, ele prometeu: "E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." (Mateus 4:9) Quer ter uma vida boa?? Riquezas, uma vida de conforto?? Vai para o Diabo, ele tem tudo isso pra vc, agora se vier com Cristo, vai sofrer: "E alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9:23) E sabe qual foi o final da trajetória?? CRUCIFICADO! Sim, Ele foi crucificado, e é isso mesmo que vai acontecer conosco, pq vc acha que Ele nos mandou levar a cruz??

      Agora o senhor disse: "Eu poderia citar daqui para frente inúmeros relatos bíblicos de personagens que sempre tiveram o melhor de Deus pois se empenhavam em servi-lo."

      Me mostre um que aconteceu tudo isso depois que seguiram Cristo verdadeiramente?? E falo na bíblia.

      Paz..

      Excluir
    4. David, você pegou um texto que não está falando de salário de pastor, e sim que está condenando a avareza.

      Eu acho que você precisa respeitar a intenção do autor sagrado.

      Excluir
    5. 1 Coríntios 9: 1 Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor?

      2 Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

      3 A minha defesa perante os que me condenam.

      4 não temos nós o direito de comer e beber?

      5 E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?

      6 Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?

      7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?

      8 Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei?

      9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que Deus se preocupa?

      10 Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida.

      11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?

      12 Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.

      13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?

      14 Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;

      15 eu, porém, não me tenho servido de nenhuma destas coisas \e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória.

      Excluir
    6. Não adianta tentar explicar uma coisa para quem não que entender. Parabéns Renato Corumbá! Que Deus continue te abençoando!

      Excluir
  5. Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Ao contrário, suportamos tudo para não pôr obstáculo algum ao evangelho de Cristo. Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Da mesma forma, o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho que vivam do evangelho. (1 Coríntios 9:12-14 NVI)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Renato, voce prestou atenção no texto que postou ?Onde fala em dinheiro?sustento era alimentos (comida, bebida e pousada)voce também mencionou que digno é o obreiro do seu salário;Em Mt, cap.10,vers.10 e Lc cap.10, vers.7, o próprio Jesus diz qual era o salário(alimento), e em1Tm, cap.5, vers.18, Paulo confirma o que Jesus disse!em Lc cap.10, vers.7 fica claro:E ficai na mesma casa, comrndo e bebendo, pois "digno é o obreiro do seu salário.Não somos contra o presbítero receber dinheiro, como pagamento, só não é bíblico!Em 2tessalonicenses, cap.3, Paulo pede para que o imitem, no que diz respeito à trabalhar à sua s próprias custas, sendo modelo para todos, e ele diz que os que não querem trabalhar, que não comam!Quanto aos presbíteros que lideram bem, são dignos de duplicada honra, como o nome já diz:"honra", e não salário!Logo depois Paulo faz uma analogia com o velho testamento:não amordasses a boca do boi, quando está debulhando o cereal.Viu!cereal não é dinheiro, e sim comida!

      Abraços

      Excluir
    2. Olá Roberto, é verdade que o texto de Mt. 10.10 não fala em dinheiro especificamente, fala sim das pessoas convidarem os pregadores para comerem e beberem o que o anfitrião der e dormir na casa dele. Já que você foi tão literal, por que os membros das igrejas que não querem pagar o salário do pastor, ou que acham que pastor não pode receber dinheiro, não dão café da manhã, almoço, café da tarde e janta pro pastor e não chama o pastor pra morar em suas casas?
      Sobre o texto de 2 Ts. 3. Paulo trabalhou com as próprias mãos para dar exemplo aos ociosos, ele não fez disso uma regra e nem foi propósito dele fazer disso uma norma para que todos os pastores deixassem de receber o sustento da igreja pra trabalhar fora. O irmão esqueceu o texto que diz: "Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.
      Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los
      e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas.
      Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.
      Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo. Atos 18:1-5
      Quando o texto diz que Paulo se dedicou exclusivamente à pregação é por que ele deixou de fazer tendas, ou seja, deixou de trabalhar e passou apenas a pregar, isso quer dizer que Paulo passou a ser sustentado pelas pessoas. Viu como o que Paulo disse não era regra? Além disso, Paulo deixou como mandamento os presbíteros serem sustentados pela igreja, e não trabalhar fora como está escrito: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário". 1 Timóteo 5:17-18
      Roberto, para Paulo, o serviço de pastor é um trabalho e como tal merece salário. Paulo usou um texto do Antigo Testamento que fala de salário para das base a honra que ele se refere aos presbíteros. Outra coisa, quem debulha cereal é o boi, e não o pastor.
      Obrigado pela atenção!

      Excluir
    3. Pra terminar Roberto, você é membro de uma igreja? Você oferta ou dá dízimo na sua igreja? Você faz o que Paulo mandou fazer como está escrito :O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui.

      Gálatas 6:6
      Você faz isso?
      Aguardo as suas respostas.

      Excluir
    4. Roberto, já que você foi literal na sua interpretação, gostaria de apresentar a você o que diz o Didaquê: CAPÍTULO XIII 1 - Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se em seu meio é digno do alimento. 2 - Assim também o verdadeiro mestre é digno do seu alimento, como qualquer operário. 3 - Assim, tome os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e os dê aos profetas, pois são eles os seus sumos-sacerdotes. 4 - Porém, se você não tiver profetas, dê aos pobres. 5 - Se você fizer pão, tome os primeiros e os dê conforme o preceito. 6 - Da mesma maneira, ao abrir um recipiente de vinho ou óleo, tome a primeira parte e a dê aos profetas. 7 - Tome uma parte de seu dinheiro, da sua roupa e de todas as suas posses, conforme lhe parecer oportuno, e os dê de acordo com o preceito.

      E aí? Você tem feito isso com os profetas, mestres e pastores da sua igreja?

      Excluir
    5. Renato, só uma pergunta:Se Paulo se dedicou somente na pregaçaõ, e como voce diz, parou de fazer tendas; porque, em 2tessalonicenses, Paulo diz para todos seguirem seu exemplo, e trabalhar para ganhar seu próprio pão, assim como ele fazia?(2Ts, cap.3, vers,de6 á 12)Mais, quando é dito por Paulo não amordaces o boi quando debulha o trigo, está fazendo uma analogia , do velho com o novo testamento, falando de comida, bebida e pousada, pois era isso que o boi recebia!E sobre o presbítero receber duplicada honra, é exatamente isso, "dupla honra"e não dinheiro em dobro!E pra finalizar, Paulo tira tudo isso daquilo que falou Jesus, mesmo porque se ele fosse além disso, estaria indo contra a palavra de Deus!Jesus disse em Mt, 10-10,Lc10-8,digno é o obreiro do seu salário(sustento) comida, bebida e pousada!
      Abraços

      Excluir
    6. 2 Tessalonicenses 3:4-18

      Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu./

      \Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos,/ pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,

      \Nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós;

      Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes./

      Porque, quando ainda estávamos convosco, \vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também./

      Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.

      \A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por \nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão./

      E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

      \Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta,/ notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.

      Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

      Excluir
    7. 2 Tessalonicenses 3:4-18

      Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu./

      \Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos,/ pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,

      \Nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós;

      Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes./

      Porque, quando ainda estávamos convosco, \vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também./

      Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.

      \A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por \nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão./

      E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

      \Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta,/ notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.

      Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

      Excluir
    8. o que Paulo escreveu é mandamento? ou opinião dele?

      Excluir
    9. Paulo trabalhava para dar exemplo para os ociosos, e não porque deveria trabalhar para se manter.

      Vou refrescar sua memória provando que Paulo era sustentado pela igreja.

      Despojei outras igrejas, recebendo delas sustento, a fim de servi-los.
      Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui um peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês, e continuarei a agir assim.
      2 Coríntios 11:8,9

      Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.
      Filipenses 4:18

      Como você pode ver, Paulo nem sempre trabalhava, mas era sustentando pela igreja.

      Não vem com esse papo de passar a ideia que Paulo trabalhava fora e não era sustentado pela igreja, pois isso não tem fundamento bíblico.

      Além disso Paulo deixou claro que ele tinha o direito de ser sustentado pela igreja, mas abriu mão voluntariamente deste direito em certos momentos para não ser isso um problema.

      Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento?
      Quem serve como soldado às suas próprias custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não bebe do seu leite?
      Não digo isso do ponto de vista meramente humano; a Lei não diz a mesma coisa?
      Pois está escrito na Lei de Moisés: "Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal". Por acaso é com bois que Deus está preocupado?
      Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque "o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita".
      Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?
      Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.
      Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?
      Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.
      Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho.
      1 Coríntios 9:6-15

      Portanto, todo pregador do evangelho tem direito de ser sustentado pela igreja.

      Excluir
  6. O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com aquele que o instrui. (Gálatas 6:6 NVI)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, sabe por que Paulo disse isso?Porque não havia dízimos, e nem saários para pastores na igreja primitiva!

      Abraços

      Excluir
    2. Roberto, a questão não é o dízimo. A questão é que muitos não fazem nem o que a Bíblia diz o que tem que fazer.
      Uma perguntinha: Onde está escrito no Novo Testamento que temos que parar de dizimar? Aguardo a sua resposta.

      Excluir
    3. Gálatas 6.6: O que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

      Se analisarmos o capítulo 6 completo, observaremos que o Apóstolo Paulo expõe ali uma série de conselhos aos cristãos, enfatizando principalmente a importância de não viverem mais para si mesmos, citando, inclusive, o seu próprio exemplo, quando diz que, para ele, o mundo já está crucificado, assim como ele também está crucificado para o mundo.

      Evidencia questões relacionadas ao segundo grande mandamento que é o amor ao próximo, onde orienta que devemos levar as cargas uns dos outros, e aproveitar,... enquanto há tempo, para fazer o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (Vers.10).

      E nesse contexto, o Apóstolo aconselha também que os cristãos devem repartir de todos os seus bens com aquele que os instrui na Palavra, o que também é justo. Mas em momento algum, refere-se a esse instrutor como sendo alguém que ocupa uma posição elevada em relação aos demais irmãos.

      O instrutor aqui não é alguém com titulo eclesiástico, e que exerce papel de liderança sobre os demais; pode até ser que seja um pastor de fato, mas no sentido correto da palavra, alguém que recebeu de Deus esta função dentro do corpo, e não um cargo de pastor principal, ou presidente de alguma denominação religiosa; não é alguém que ocupa lugar de destaque entre as ovelhas de Cristo, a quem todas devem se submeter sem nenhum questionamento.


      Excluir
    4. Cada um de nós pode ser usado pelo Senhor para nos instruirmos mutuamente, conforme o dom que do Alto recebemos, e nada mais justo do que nos ajudarmos também mutuamente com relação às necessidades básicas da vida. Em se tratando de suprir as necessidades dos santos, a sequência correta é: quem tem muito, reparta com quem tem pouco, a fim de que ninguém passe necessidade.

      Excluir
    5. 2 Coríntios 8: 13 Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês. Já que agora vocês tem bastante e \justo que ajudem os que estão necessitados./

      14 Agora mesmo vocês tem abundância e podem ajudá-los depois, numa outra ocasião, eles poderão repartir com vocês, quando vocês precisarem. \Dessa maneira, cada um/ terá tanto quanto necessitar

      15 Lembrem o que as \Escrituras dizem a respeito disso:/ Aquele que juntou muito, nada lhe restou/, e aquele que juntou pouco não teve de menos.

      porque repartiram

      repartir não é um fica com muito eo os outros ficam sem nada

      Excluir
    6. Renato, pastor nao é profissao muito menos emprego. Pastor só existe um que é Jesus,somos ovelhas pois as ovelhas sao sustentadas pelos pastores e nao pelas outras ovelhas. Se caso quiseres ter salario o trabalho é o melhor caminho já quando se trabalha pra Deus quem paga o seu salário é Deus com paz espiritual, prosperidade, perdão, amor entre outras coisas. O salario do cristao é a vida eterna, é o amor perante a Deus e ao proximo. Fique com Deus abçs.

      Excluir
    7. Esdras, você está equivocado. Seu pensamento não encontra apoio bíblico.
      A Escritura é muita clara em dizer: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário". 1 Timóteo 5:17,18

      Paulo é claro em dizer que o presbítero que lidera bem e que se dedica ao ensino e a pregação merece salário dobrado.

      Quem paga o salário do pastor é a igreja.

      Leia alguns comentário bíblicos sobre este versículo e você verá que o que estou dizendo tem fundamento.

      Pastor não é profissão, mas pastor trabalha, e trabalha para a igreja, e tem estômago e família pra cuidar. Quer dizer que o pastor tem que se dedicar integralmente a igreja e ter outro emprego pra se sustentar?
      Na Escritura ninguém deve trabalhar de graça, por que só o pastor?

      Excluir
  7. Respostas
    1. Você concordo com ela, mas discorda da Bíblia. Sugiro que você leia mais a Bíblia, se é que você a enxerga como regra de fé e conduta.

      Excluir
    2. 2 Tessalonicenses 3:4-18

      Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu./

      \Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos,/ pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,

      \Nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós;

      Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes./

      Porque, quando ainda estávamos convosco, \vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também./

      Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.

      \A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por \nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão./

      E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

      \Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta,/ notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.

      Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

      Excluir
  8. Jesus quando veio ao mundo não falou, vai pregai em meu nome e ganharam salários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dizer a você Creusa o que Jesus disse: Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’.
      Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça.
      Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;
      não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.
      "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.
      Ao entrarem na casa, saúdem-na.
      Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.
      Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade.

      Mateus 10:7-14

      Viu o que Jesus disse? Ele disse pros apóstolos comerem e beberem os que as pessoas derem e ficasse na casa daqueles que os receberam.

      Você tem dado ao pastor ou ao pregador comida, bebida e tem hospedado ele em sua casa?

      Excluir
    2. Todas as repostas contrária a um justo e digno salário feito a um pastor, apóstolo ou qualquer outro ministro da palavra de Deus que seja ele realmente homem de Deus e digno. São resposta de pessoas com o coração invejoso, de pouca ou quase nenhuma fé mais de muita desconfiança e arrogância dentro de si. O homem de Deus integro, não prega e nem vive na riqueza, ele sabe e suas ovelhas aprendem que todo seu tesouro esta no Céu onde esta Aquele que é o Dono do ouro e da Prata...

      Mas a ganância a inveja é a porta para o lobo (diabo) colocar as ovelhas contra o pastor. Fere um servo de Deus e as suas ovelhas se espalham e ficam vulneráveis ao ataque.

      Se não forem merecedores então deixe que Deus faça justiça.

      Quanto ao homem que quer tomar o lugar de Deus aqui na terra e decidir o que é certo errado pegando trechos isolados da Bíblia para justificar o que não concorda...

      Se existe pastores, presbíteros, apóstolos que não recebem salário. Glória a Deus por isso.

      Que os mesmos não use o ministério que Deus deu com outro fins para "lucrar"!

      Sejam dignos de sua renda seja ela de onde vier.

      Que graça de Deus sejam com todos!!

      Excluir
  9. Rebanho de apóstatas distorcem as escrituras, não passam de mercadores do evangelho. Se o pastor realmente quiser seguir o que diz a palavra então tem que ser na integra "comer o que lhes for oferecido" e não amedrontar os fieis visando obter lucro e bens materiais através de dízimos e ofertas. Crescimento espiritual é uma coisa e crescimento pessoal é totalmente outra. Quer viver na Terra bem então siga a receita: estude, trabalhe, estude mais um pouco e continue sempre fiel pois Deus é provedor e com certeza as portas serão abertas para você, e não esqueça de continuar pregando o evangelho pois não é um pedido e sim uma ordem do mestre e o faço de bom ânimo pois dai de graça o que recebestes de graça. Graça e paz para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só esqueceu os outros textos: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
      1 Timóteo 5:17-18

      Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?
      Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.
      Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?
      Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.
      1 Coríntios 9:11-14

      Se na Bíblia tivesse apenas o texto que você apresentou até concordaria com você, mas não tem.

      E se você pensa assim, eu pergunto: o que você tem oferecido ao seu pastor?

      Não confunda lobo com pastor. Lobo explora, pastor serve, e são os pastores que servem que estou abordando neste blog, e a Escritura está falando de pastores, e não de lobos nestes contextos.
      Outra pergunta: Onde está escrito que o pastor tem que trabalhar fora e pastorear a igreja? Aguardo a sua resposta.

      Excluir
    2. Elias, o que você tem oferecido ao seu pastor? Você tem hospedado o seu pastor em sua casa como a Bíblia diz? Você tem repartido com ele o que tem? Se fizer isso, ótimo!

      Excluir
    3. Renato, continuo afirmando que não se trata de dinheiro, e sim :comida, bebida e pousada!quando Paulo se defende dizendo:Se semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos coisas materiais?Então, coisas materiais:comida, bebida e pousada!e 1Cor.9,14, é a mesma coisa:os que servem no templo se "alimentam do templo e os que servem diante do altar , participa do que é oferecido no altar:mesma coisa:comida, bebida e poudada!Têm mais , hoje não existe mais "altar"pois não há mais sacrifícios, nem "templo"porque somos o "templo de Deus"Caro Renato sempre que é falado sustento é comida, bebida e pousada, como o próprio Senhor Jesus disse:Digno é o obreiro do seu salário, depois ele explica:comida, bebida e pousada!Lc10.7.

      Abraços
      Roberto Nogueira
      nogueirapi@hotmail.com

      Excluir
    4. Roberto, você chama o pastor para tomar café da manhã, almoçar, tomar café da tarde e jantar na sua casa todos os dias? Você leva ele pra dormir na sua casa? Se você fizer isso, você vai estar fazendo literalmente o que a Bíblia diz, e neste caso o pastor não precisa realmente de salário. Mas você também vai ter que fazer o mesmo com a sua família toda. Agora me diga uma coisa, quem vai pagar o colégio dos filhos do pastor? Quem vai dar roupas para o pastor e sua família?
      Até hoje eu nunca vi os membros da igreja dar ao pastor o que a Bíblia diz, comida, bebida e casa pra morar. Aguardo a sua resposta.

      Excluir
    5. Uma coisa que esqueci de falar Roberto já que você é tão literal na sua interpretação, onde está escrito pousada em Mt. 10.10? A casa que o texto se refere era a casa das pessoas que recebiam os pregadores, eles não ficavam em pousadas.

      Excluir
    6. Amado Renato, parece que voce não entendeu!Cristo aboliu:dízimo, altar, casa de Deus, casa do tesouro, e templo!Jesus disse que a adoração seria em "Espírito e verdade"e nós somos o templo de Deus!Também voce me questionou para que eu désse abrigo, comida e bebida aos pastores!Isso voce também não entendeu!Quando Paulo recebia donativos, era para a obra missionária, já que ele era de Tarso, pra se deslocar de cidades e países!Porisso que o apóstolo Paulo disse ter autoridade, mas não usava esse recurso!ele preferia trabalhar para ganhar seu sustento, e para se deslocar em missões! caso contrário ele seria "empregado", e não "servo"!Outra coisa, por que receberia pastores em minha casa, já que eles ganham muito mais que eu?Isso seria para aqueles que realmente passam por necessidades!Renato, com todo respeito, voce é servo ou empregado de Jesus?Se sua resposta foi "servo", tem que fazer a obra de graça, conforme o próprio Senhor Jesus disse:Mt.10-8, de graça recebeste, de graça dai!Pastores devem comer, beber, e dormir em suas próprias casas e trabalhar, como fazem todas as pessoas!

      Abraços

      Excluir
    7. Renato, já ia me esquecendo...voce perguntou onde , na bíblia fala de poudada, pois be, Mt 10-11.È só conferir!

      Abraços

      Excluir
    8. Roberto, me desculpe, mas você entrou em contradição em suas palavras.
      Uma hora você fala que pastor tem que morar em pousada, agora diz que pastor tem que dormir em sua própria casa e trabalhar? Roberto, Jesus não mandou os apóstolos ficarem em pousadas, ele mandou eles ficarem na casa das pessoas. Ele não mandou os apóstolos alugarem um quarto temporariamente (pousada) nas cidades por onde ele passava.
      Jesus não mandou os apóstolos fazer tenda e nem pescar.
      Se Jesus aboliu o templo porque os apóstolos se reunião no pátio do templo em oração?
      Eu fico impressionado com você de mudar a intenção do autor. Paulo disse em Filipenses que o donativo era para ele e não para missões. Me ajudar aí, por favor.
      Já que você não dizima, pelo menos faz o que o Didaquê ensina?

      E mais uma coisinha dar de graça o que recebeu de graça é princípio para todos os crentes, e não só para pastores.

      Outra coisa, pregar o evangelho e ser missionário não é só para apóstolos e pastores é para os membros da igreja também. Então, siga os seus próprios conceitos no que diz respeito ao sustento, trabalhe e vá pelo mundo pregar o evangelho. Ou você se esqueceu que quem fundou a igreja de Antioquia foram os crentes e não os apóstolos? É....
      Ou será que o ide por todo mundo é só para os pastores?
      Quantas igrejas você já plantou trabalhando ao mesmo tempo?
      Quantas cidades você já viajou pregando o evangelho e ao mesmo tempo se mantendo?

      Excluir
    9. É... agora casa é pousada, não amordaçar a boca do boi é comida, bebida e pousada, e não salário. Assim fica difícil Roberto.
      Vamos lá...

      Você fala tanto que Paulo fazia tenda, mas esqueceu que depois ele deixou de fazer tendas e se ocupou integralmente a pregação como está escrito: Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.
      Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los
      e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas.
      Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.
      Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

      Atos 18:1-5

      Será que Paulo ficou preguiçoso por deixar de trabalhar? Quem manteve Paulo quando parou de fazer tenda?

      Excluir
  10. Abençoados que vergonha; O poder de trabalhar é pra todos e passar a palavra do evangelho também, so vocês não podem destorça a palavras com o que é conivente com o que vocês querem. Tudo que a bíblia diz é para partilhar comida, pousada e o que é muito mas importante amado que é a FÉ e tudo que for necessário para que a palavra corra. E não esses distúrbios que a igreja faz para garantir uma fortuna imensa e pagando autos salários a Pastores tirando até mesmo de pessoas necessitadas. para engradecer seu império. ou vocês me digam que Jesus ou os outros Apostolos ficaram ricos com o que faziam? Na verdade quem se conforma com esta pratica é so aqueles que estão ganhando nas costas dos irmãos. Dai de graça o que recebeste de graça diz a Biblia ou você pagou alguma coisa pra receber o evangelho? Acho sim que Pastor tem que trabalhar sim, e levar o evangelho, a palavra de Deus de graça; na verdade por AMOR, Pois fui assim que foi introduzida no mundo, Por AMOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Montanha, espero que você esteja compartilhando com o seu pastor o que Jesus disse: Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;
      não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.
      "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.

      Mateus 10:9-11

      Espero que você acolha o seu pastor em sua casa e dê a ele, a sua esposa e seus filhos o mesmo que você come.

      Excluir
    2. Renato, texto fora do contexto é pretexto!Não temos que acolher o pastor, somente quem vai pregar a palavra em lugar distante de sua casa!Voce gosta de dar murro em ponta de faca?

      Abraços
      Roberto Nogueira
      nogueirapí@hotmail.com

      Excluir
    3. Roberto, eu quero saber o que você dá ao seu pastor? Você dá o que a Bíblia diz que deve dar? Você tem dado cereal pelo menos para o seu pastor?

      Excluir
    4. Roberto, pra refrescar a sua memória, o apóstolo João foi pastor em Éfeso e Pedro se apresenta como presbítero, como eles eram sustentados, uma vez que João foi pastor em Éfeso e não era pregador peregrino? E como eram sustados os presbíteros que pastoreavam as igrejas locais? Aguardo a sua resposta.

      Excluir
    5. Roberto, você tem acolhido na sua casa os pastores que vão pregar na sua cidade?

      Excluir
    6. Caro Renato, João e Pedro eram Apóstolos, embora Pedro disse ser presbítero, sabemos que ambos foram Apóstolos.Quanto ao salário, acredito que comiam do que fosse oferecido a eles, como é dito em Mt10,10, ou então pescavam, já que era suas profissões!Outra coisa, Quem fazia questão de batalhar contra os cristãos judaizantes, era o apóstolo Paulo, que com certeza foi lhe aberto o evangelho para que fosse pregado aos gentios!Porisso mesmo que ele doutrinava com veemencia!e dizia :se alguem for além do que foi pregado por mim, seja anátema!os cristãos judaizantes queriam "enfiar guela abaixo" as leis, motivo pelo qual Paulo foi terminantemente contra!Renato, faça como Paulo, não vá além do que foi pregado!dízimo e salário de pastor não existia na igreja primitiva!Os dízimos só vieram em 777dc, com a autorização de Carlos Magno, só aí então, que a igreja católica introduziu o dízimo!Tanto um, como o outro, é coisa do homem, e não de Deus!

      Abraços

      Abraços

      Excluir
    7. Roberto, até hoje eu não vi ninguém que dá o dízimo fazer o que o Didaquê revela que os cristãos faziam 2 d.C.
      E se eu for seguir a sua linha de raciocínio eu posso concluir que a igreja primitiva tanto de judeus como de gentios eram judaizantes, por não comer carne com sangue e da carne de animais estrangulados, isso era da lei.
      Quanto a questão do que não tinha no passado, no passado não tinha som, cadeira de madeira ou estofada, não tinha a o Novo Testamento, não tinha telefone, celular, internet, e etc. Se eu for seguir a sua linha de raciocínio, já que não pode dar salário e nem dízimo porque e daquela época, Não lê o Novo Testamento, porque nem existia. Não liga pro pastor, fala com ele pessoalmente e não faz também um monte de coisas que não se fazia naquela época, aí você vai ser mais correto e íntegro nas suas convicções. Um abraço!

      Excluir
    8. Caro Renato, nãpo tenho nada contra voce, pelo contrário, só o fato de voce expor seu blog, e "por a cara pra bater", já é louvável!e corajoso!Agora,
      dizer que, pela minha linha de raciocínio, tanto Judeus, quanto gentios, eram judaizantes por comerem carne:estrangulada e com sangue pois isso era lei?É exatamente esse tipo de conversa, que os pastores distorcem a palavra de Deus, com o intuito de validarem seus interesses pessoais e não fazer o que está na palavra de Deus!Em Atos, capítulo 15, Tiago orienta os crentes à não causarem escândalo com os judaizantes!Mas voce torce a verdade!E bem sabemos que esse problema , aqui no Brasil não ocorre pelo fato da liberdade de se expressar!Outra coisa, dizer que naquele tempo não havia:celular, internet, etc...isso acaso invalida a palavra de Deus?Porque o mundo mudou, mas Deus permanece o mesmo!e sua palavra também!Também foi dito que caí em contradição, dizendo que pastor deve ser sustentado com comida, bebida e pousada, e que depois eu disse que pastor não deve receber salário.Pois bem, onde está a contradição?Pastor não deve receber salário como qualquer trabalhador recebe, isto é, em dinheiro!E comida, bebida e pousada, só quando o obreiro, pastor, ancião, ou seja lá como quiser chamar, estiver pazendo missões, viajando, fora de sua cidade!Deu pra entender?Porque era assim que Jesus ensinou!Agora se o obreiro vai se deslocar de cidade, aí sim pode receber dinheiro para as passagens, e até moradia até se estabelecer, e aí trabalhar com o suor de seu rosto pra granjear seu pão, como está em Gêneses, cap. 3, vers. 19,.

      Excluir
    9. Renato, também foi falado que eu mudei o sentido dos dizeres de Paulo, quanto ao donativo, que era para ele, e não para missões!Exatamente!Era para "ele" se manter , por período curto ou por longo tempo, mas o intúito era de ajudá-lo.Agora voces tem suas próprias casas, e servem em comunidades, então por que o salário?Já disse e vou repetir.No tempo levítico, o sacerdote era quem intercedia entre Deus e o povo, hoje, isso não existe mais!A herança dos Levitas era o próprio Deus, como foi sssim dito aos Judeus!Mas voces apenas velam pela palavra, já que não mais intercedem entre Deus e o povo!E tudo que voces fazem podemos nós os que cremos em Jesus, fazer o mesmo!Então porque querem salários?Voce disse que pregar a palavra e fazer missões é obrigação de todos os crentes, pois bem, mais um motivo para que não recebam salário, já que todos nós temos essa obrigação!O problema Renato, é que o padrão dos ensinos neotestamentário, quando exposto em uma instituiçao religiosa, é adulterado!quer um exemplo?1Co, cap.14 ,vers. de 26 à 40, já leu?"quando vos ajuntais, cada um de vós tem um salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação, faça se tudo para edificação.Viu, a igreja primitiva, todos participavam, não era como hoje, que um detém a autoridade!Aliás, isso é condenável por Jesus, que em Ap.cap.2, vers. 6, Jesus fala que odeia os nicolaítas, sabe o que quer dizer nicolaítas?Na raiz da palavra é"aquele que detém o poder sobre os outros"exatamente como voces!E em Ap. cap.5, vers 10, todos nós somos reis e sacerdotes!não é um privilégio para pastores somente...mais um motivo para voces não receberem salário!E voltando à falar de instituição relilgiosa, onde diz no novo testamento que deve apresentar crianças no pulpito?E a liturgia?Onde um homem fala e todos escutam e não participam?Isso é contra-mão do capítulo 14 de 1co de 26 a 40 como citei acima!Ainstituição, parece um clube!Tem culto da V itória", Culto da prosperidade, culto do batismo do Espírito Santo, das sete semanas, etc...encontros de casais, encontro da pizza gospel, e por aí vai....só entretenimento, muito barulho, e pouco poder!Essa é a institução relgiosa dirigida por voces, e muito longe do evangelho do Senhor Jesus, que morreu na cruz e derribou o véu que separava-nos de Deus, anulou os templos, altares, dízimos, ofertas, etc...

      Excluir
    10. Renato, mais uma coisa, todas as contribuições que existem no novo testamento, eram para saciar a fome dos crentes Judeus, em Jerusalem, e não para assalariar pastor nemhum!

      Abraços

      Excluir
    11. Renato, em 1Tm, cap.6, vers.de 3 à 11, Paulo fala á Timoteo, sobre aqueles que querem enriquecer com a palavra de Deus, Já leu?Que nada levaremos deste mundo, e que tendo o que comer e vestir, estejamos contentes?E que este ensino é para aquele que estava sendo preparado para ocupar um cargo de Guia(pastor)?E no vers. 10 do mesmo capítulo, paulo diz que "o amor ao dinheiro, é a raiz de todos os males?E ele dirige se à Timoteo(pastor) e não aos crentes!Será que sou eu quem está distorcendo a palavra?Ou são voces que com um texto fora de contexto querem um pretexto?

      Abraços

      Excluir
    12. Renato, mais uma coisa, sabia que essa forma de se agrupar em um templo, com um homem exercendo autoridade num pulpito, é coisa da igreja católica?Que por sua vez, copiou de cultos pagãos?E do Judaísmo?Sabia que o intuito do agrupamento segundo o novo testamento, é para que todos participem e sejam edificados, e assim Deus seja louvado!Porque os apóstolos entenderam a mensagem de Jesus:que aquele que quiser ser o maior, que seja servo de todos, pois o próprio Senhor Jesus veio para servir e dar sua vida por nós pecadores!

      Abraços

      Excluir
    13. Roberto, mais uma vez você está equivocado ao dizer: "todas as contribuições que existem no novo testamento, eram para saciar a fome dos crentes Judeus, em Jerusalem, e não para assalariar pastor nemhum!"
      Você mesmo concordou comigo que as doações dos Filipenses foi destinada ao sustento de Paulo, logo nem todas as contribuições foram feitas apenas para saciar a fome dos crentes judeus.

      Há textos que falam sim de que os evangelistas, presbíteros e mestres devem ser sustentados sim pela igreja. Vou mostrar mais uma vez:

      Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;
      não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento. Mateus 10:9-10

      Roberto, Jesus proibiu os discípulos de levarem suas provisões para receberem apenas o que as pessoas dariam. Isso não é estranho sobre a ideia de trabalhar para eu ter o meu sustento? Isso não contra o que Jesus ordenou aos discípulos?

      O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui. Gálatas 6:6

      Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês;
      pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade.
      Filipenses 4:15-16

      Não temos nós o direito de comer e beber?
      Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro?
      Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento?
      1 Coríntios 9:4-6

      No texto acima, Paulo entendia que era direito dele de deixar de trabalhar por ser um pregador do evangelho. Estranho isso, você não acha?

      O fato dele ter deixado de lado o seu direito, não significa que esse direito acabou. Ele abriu mão do direito. Mas o direito continua para todos que desejam e precisam desfrutar deste direito. Além do mais, direito é direito. TODO PREGADOR DO EVANGELHO TEM O DIREITO DE DEIXAR DE TRABALHAR PARA SER SUSTENTADO PELO EVANGELHO. Será que estou distorcendo a Escritura agora, Roberto?

      Excluir
    14. Roberto, 1 Tm. 6.3-11 Paulo está exortando Timóteo a se contentar com o suficiente: "por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos".1 Timóteo 6:8 e alertando contra a avareza, isto é, amor ao dinheiro "ois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
      Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso..." 1 Timóteo 6:10-11
      Em nenhum momento Paulo está exortando Timóteo a trabalhar fora para se manter. Quem está usando o texto como pretexto só pode ser você neste caso. Me mostre neste contexto onde Paulo mandou Timóteo trabalhar fora pra se manter, por favor.

      Roberto, mais uma vez você está equivocado. Se na Bíblia eu encontrasse apenas 1 Co. 14 falando de culto eu até concordaria com você. Só que você esqueceu algumas coisas: 1. Quem ensinava na igreja eram os apóstolos, portanto, todos ouviam o que eles ensinavam "Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo
      e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos.
      Atos 11:25-26, logo Paulo e Barnabé ensinavam e os outros ouviam como fazemos hoje. Além disso Paulo mandou Timóteo que era líder de um igreja em Éfeso a ele ler, ensinar e exortar publicamente: "Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino". 1 Timóteo 4:13. Isso quer dizer que quem tinha a responsabilidade de ensinar, pregar e exortar era Timóteo, e não todos os membros. Tem mais, Paulo disse pra Timóteo, como estamos discutindo aqui, a dar "comida", "bebida" e "pousada" a mais para os presbíteros que pregam e ensinam: "Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino". 1 Timóteo 5:17, isto quer dizer que na igreja primitiva havia hierarquia, funções e responsabilidades. Haviam presbíteros que eram responsáveis por pregar e ensinar na igreja. Portanto, não se tira ideia de culto apenas em 1 Co. 14, e sim em todos os textos que falam do culto. A Escritura também ensina que somente aqueles que tem o dom de liderança é que devem liderar, aqueles que tem o dom do ensino é que devem ensinar "Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
      Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
      se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria."Romanos 12:6-8. Portanto, Roberto, usando uma linguagem popular, cada um no seu quadrado. Queira você ou não, na igreja de Cristo tem hierarquia, pois a mesma tem que ter liderança. Na igreja tem função, logo todos não fazem a mesma coisa. Somos todos sacerdotes sim, mas nem todos são apóstolos, mestres, pastores e etc. Portanto, na igreja primitiva TINHA PESSOAS QUE DETINHAM AUTORIDADE SIM. TINHA LIDERANÇA SIM. Então por que o escritor de Hebreus manda a gente obedecer os líderes, se não tem AUTORIDADE NA IGREJA como está escrito: "Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês." Hebreus 13:17 como você pode ver, Roberto, os crentes primitivos deveriam obedecer os seus líderes. Não havia democracia de poder na liderança. Havia líderes que deveriam ser obedecidos. QUEM GOVERNAVA A IGREJA ERAM OS LÍDERES, E NÃO OS LIDERADOS.

      Excluir
    15. Você disse que: "que essa forma de se agrupar em um templo, com um homem exercendo autoridade num pulpito, é coisa da igreja católica?Que por sua vez, copiou de cultos pagãos?E do Judaísmo?.
      Primeiro quero dizer que o Senhor Jesus copiou do Judaísmo a sua forma de ensinar que você está combatendo. Você esqueceu que Jesus várias vezes entrou nas sinagogas para ensinar? Ele errou por ter feito como a igreja católica, os pagãos e os judeus? Paulo e Barnabé erraram por ensinar nas sinagogas e em casas da mesma forma como Jesus ensinava nas sinagogas? Roberto, não misture as coisas. Quando Jesus ensinava todos o ouviam. Quando os apóstolos ensinavam todos os ouviam. Se fosse errado Jesus e nem os apóstolos pregariam e ensinavam nas sinagogas. O problema de vocês que tem alergia a instituição religiosa é querer pegar textos isolados do seu contexto pra dar base pra condenar o que vocês condenam. Se templo fosse errado Jesus não teria expulsado os cambistas e não teria dito que aquele templo seria chamado casa de oração. Se templo fosse errado os discípulos não subiriam todos os dias as 15h da tarde para orar no templo. O fato da igreja posteriormente se reunir em casas, não significa que é errado se reunir num templo. Até porque não há no Novo Testamento nenhuma proibição de se reunir no templo. Se você encontrar, um texto no N.T. que diga claramente que os cristãos estão proibidos de se reunirem nos templos, por favor, me mostre.

      Roberto, diferente de você, desde que me entendo por crente sou dizimista e ofertante porque eu entendi que dízimo é o mínimo que posso fazer como crente, aliás, os crentes do N.T. faziam muito mais que os judeus que viviam debaixo da lei, inclusive no que diz respeito a generosidade. Eu não entendo porque vocês tem uma paranoia com dízimos e ofertas. Antes de ser pastor e até hoje como pastor sou dizimista e ofertante, e tenho o maior prazer em dar o meu dízimo e oferta ao Senhor. Acho que ainda é muito pouco o que dou. Não dizimo para ser salvo. Dízimo porque sou salvo, porque sou grato a Deus, porque sou generoso com as causas do Reino de Deus.

      O problema de vocês que tem alergia a instituição religiosa é pensar que todos são iguais. Que todos os pastores que pedem dízimo e ofertas é para se enriquecer, mas estão totalmente enganados. Vou fazer 17 como pastor e não fiquei rico, não tenho casa própria, nem carro próprio. Como eu muitos pastores que não são lobos como vocês desinstitucionalizados pensam. Muitas vezes deixei de pagar minhas contas para pagar as contas da igreja. Vocês não conhecem a outra realidade. A realidade que a maioria dos pastores servem por amor.
      Vocês estão por fora. Não tem salário que pague o estresse que pastor tem com a igreja. E aí por causa de uns vocês pensam que todos são iguais. Queria vê se eu dissesse pra você que todos que não frequentam uma instituição religiosa são também hereges, apóstatas, hipócritas e soberbos, por distorcerem também textos bíblicos, por se afastarem dos crentes que estão numa instituição, por se acharem melhor do que os outros e por cometerem os mesmos pecados que aqueles que estão nas instituições religiosas.

      Roberto, se tem problemas na instituição religiosa, na sua comunidade também tem, pois onde tem gente, tem problema. Onde tem pecador tem pecado. Onde tem ser humano, tem falhas.

      O problema não está na instituição religiosa, está no homem. A instituição não é falha, pois não é humana. O homem sim, este é humano, e portanto, falho.

      Vocês pensam que pelo fato de não se reunirem numa instituição religiosa que serão mais perfeitos do que aqueles que estão, ledo engano. Encontrei mas crente problemático e sem santidade que estão fora da instituição do que dentro dela.

      Se você viu problemas na instituição religiosa, eu também vi fora dela.

      E assim eu encerro as minhas palavras.

      Um abraço e que Deus te abençoe ricamente!



      Excluir
    16. Renato, vamos lá, foi colocado Mt10, 9-10, voce respondeu que Jesus proibiu seus discípulos de levarem provisões, aí me fez uma pergunta:Não é estranho, sobre a idéia de trabalhar para o meu sustento?Isso não vai contra o que Jesus ordenou aos seus discípulos?Resposta, claro que não!pois os discípulos não estavam em suas cidades, porisso que eram digno de seus salários(comer,beber e dormir) na casa de quem lhe dessem abrigo!Voce bate na mesma tecla, sempre!isso já foi explicado!E cá pra nós o texto é claro!eles estavam em outras províncias!Aí, voce coloca Gl 6,6, mas esse vers.vai de encontro ao que já disse à voce, Paulo pede para os que são instruídos na palavra , fazer participantes das coisas boas, se ele recebesse salário, porque pediria isso?A resposta eu lhe dei e direi novamente!por não haver dízimo, e nem salário!E Fp 4, 15-16, está mais que trasnparente sobre o assunto!Paulo partiu para a Macedônia!, foi á Tessalônica, etc...deram donativo para a viagem, isto é salário?Claro que não!Mais uma vez, digo:voces ficam em suas comunidades, não fazem missões!Pois seu encargo é de pastorear!Voce cita, 1Co. 9,4-6, o próprio vers. 4 diz:Não temos nós o direito de comer e beber?Paulo fala de alimento!Se voce ler até o vers.19 verá que o contexto é sustento(alimento)e mais, Paulo está fazendo sua defesa, pois não criam que ele era um Apóstolo!Acaso voce é um Apóstolo?Também voce disse que todo pregador tem o direito de ser sustentado pelo evangelho, e fala que eu distorci a palavra!vamos lá, Todo evangelista que se desloca de cidades, ou estados ou até países, aí sim tem o direito de ser sustentado pela igreja, e mais, vai depender da misericórdia dos fiéis!E mais, Paulo explica que sem receber sustento, ele ganharia galardão, entendeu?Quando voce recebe dinheiro em troca de pastorear, não tem galardão!Sabe o por que?O salário é o galardão¹Voce já recebeu!e na consumação dos séculos, quando estiver de frente à Jesus, o que voce terá?

      Excluir
    17. Renato, em 1Tm 3, 6-11 :Tendo o que comer e cobrir, estejamos contentes, aplica se ao salário?1Co 14, voce não entendeu nada do que eu disse!Não falei que o presbítero não ensinava, ele ensinava sim, o contexto que escrevi, é sobre a participação dos crentes:um tinha profecia, outro línguas, outro interpretação de línguas, exortação, etc...todos participavam!não era o pastor que exercia autoridade!O cargo de pastor é um dom, e não um emprego, entendeu?Outra coisa, os presbíteros pregavam e ensinavam, pois não havia bíblia!hoje nós temos!Não havia uma instituição religiosa, eles ensinavam o puro evangelho!Sem apresenração de crianças, sem cobrarem dízimos, sem receberem salários, enfim sem show!como disse Jesus, de graça recebeste, de graça dai!Renato voce comentou de minha "paranóia"contra dízimo e oferta, não é "paranóia", sou contra porque no novo testamento não existe respaldo para tal.Foi dito por voce que cada um tem seu dom:um de liderança, outro de ensinar, etc...qual é o seu?já que os pastores, pregam, exercem autoridade, ensinam, cobram dízimos, etc...Voce falou que sempre dizimou e ofertou com alegria, ótimo!eu também fiz isso por 10 anos, até descobrir a verdade!Por isso estamos trocando conhecimanto do assunto!O fato de ter alegria e fazê lo, não quer dizer que está certo.É difícil pra voce analisar, estando dentro de uma denominação, ser ler com mais calma, toda passagem que confrontamos, verá que a instituição não condiz com os ensinos de Jesus!Jesus disse que não ficaria pedra sobre pedra que não fosse derribada, morrendo na cruz, o véu do templo, resgou cima à baixo, caiu por terra:templo, por nós sermos o templo de Deus, altar era lugar de sacrifícios, casa do tesouro era compartimento lateral que armazenavam os dízimos(produtos da agricultura)sacerdote não existe mais, porque era quem intercedia entre Deus e o povo, e Jesus é nosso sumo-sacerdote!Então pra que tanto barulho?Voces apenas devem dirigir um culto, onde todos devem participar!

      Excluir
    18. Renato, com todo respeito , voce falou que Jesus e os apóstolos pregaram nas sinagogas,sim Jesus foi buscar os que estavam perdidos em todo lugar, não só nas sinagogas, que pouco ele entrou, mesmo no templo, era na parte de fora, pois tinham dentro deste complexo varias partes.Os apóstolos , como Paulo, ia na sinagoga, e ele mesmo explicava o porque, tentava convencer os judeus, quando não acreditavam, ele ia para os gentios!Era uma tática de Paulo!Também, naquela época eles ensinavam em casas, geralmente, pois era perigoso na ruas porque os Judeus prucuravam matá lo!E quanto ao estress que voce tem, acredito sim, que o trabalho seja árduo, porém é um dom de Deus pra voce!tem que ser de graça!

      Excluir
    19. Renato, voce disse que os apóstolos subiam as 15hs para orar!é verdade, mas voce não vê Paulo seguir esse rito.Sabe o por que?Por ser Paulo o apóstolo dos gentios, livre das tradições Judáicas, tanto que repreendeu a Pedro por portar se indevidamente!Paulo só ia na sinagoga da cidade em que estava uma primeira vez para tentar converter alguns irmãos Judeus, não dando resultado, ele ia aos gentios!

      Excluir
    20. Kkkkkk! Roberto, Paulo não subia às 15h, mas ia pregar aos sábado nas sinagogas dos judeus. Quer pior que subir às 15h para orar? Paulo raspou a cabeça porque fizera um voto com Deus, coisa de judeu. Paulo circuncidou Timóteo por causa dos judeus, você precisa ler mais a Bíblia, pois ela mesma refuta o que você diz. Me ajuda aí! Paulo praticou muito mais o judaísmo do que os outros apóstolos.

      Excluir
  11. Abençoados na verdade vocês que ganham altos salários e são pregadores desta pratica, nos podemos aqui colocar vários versículos e livros que vocês darão um jeito de distorcer o versículo, então não adianta vocês ficarem aqui distorcendo o evangelho amados. A palavra é clara Dai de graça o que recebeste de graça, Todos os apóstolos tinham profissão ou vocês não leram? E vcs acham que eles seguiram a cristo por salario? Não amados, eles seguiram a Cristo por amor a verdade colocada em seus corações; Muitos deles passaram fome e morreram na miséria, Abençoados pesem nisso. De graças recebeste de graças dai por AMOR, por FÉ por nosso DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Agora, imagine a senhora dizendo isso prum pastor que tem duas filhas e mais a esposa pra sustentar e dizer: "Hei Pastor! Vai lá e pregue por amor!" E ele larga tudo em casa e faz exatamente como os apóstolos fizeram. Pelo amor de Deus. Não é assim.. Pastorear não é um fardo, é uma maravilha de Deus, ou um dom, não sei exatamente como colocar. agora, ter uma ajuda?? Com certeza, agora uma ajuda, e não enriquecer, ajuda, viver como um homem digno, e não como um homem rico.

      E mais, eles são pessoa normais, como eu e a senhora, tem preocupações, tem fome, tem sede, tem a necessidade de um teto pra dormir, eles são normais, sente dores tbm.. Viver uma vida digna de um homem humilde, que tenha uma casa normal, um carro normal, não com aquele luxo todo que vemos em algumas igrejas, mas uma vida simples com a ajuda da igreja, é justo.. Eles estão lá ajudando todo que entrarem, estão orando pela senhora, estão estudando a palavra para lhe dar uma luz quando a senhora precisar, estão com seu ombros para a senhora chorar.. Eles são normais,..

      Excluir
    3. Wendel, o pastor que trabalhe para sustentar sua família, assim como voce e eu temos que sustentar a nossa!E para acabar com a dúvida, leia 2Tessalonicenses, cap.3, vers de 6 á 12, e verá que aquele que não trabalha, que não coma!E é dito por Paulo que é mandamento de Jesus!

      Abraços
      Roberto Nogueira
      nogueirapi@hotmail.com

      Excluir
    4. Você está equivocado Roberto, o que Paulo diz que é mandamento em relação ao sustento do pastor é este: Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.
      1 Coríntios 9:14
      Você pode me explicar como quem prega o evangelho vive do evangelho?

      Excluir
    5. Roberto, então Paulo errou e não cumpriu o que ensinou ao receber doações e receber até além do que deveria dos filipenses, Não é? Pois está escrito:
      Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações.
      Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês;
      pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade.
      Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.
      Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente.
      Filipenses 4:14-18

      Você esqueceu que Paulo abriu mão do sustento da igreja de Corinto porque algumas igrejas o sustentava? Veja o que ele próprio disse a igreja de Corinto: Será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando-lhes gratuitamente o evangelho de Deus?
      Despojei outras igrejas, recebendo delas sustento, a fim de servi-los.
      Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui um peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês, e continuarei a agir assim.
      2 Coríntios 11:7-9
      Será que agora eu dei murro em ponto de faca ou foi você que deu? ehehehe!

      Um abraço!

      renatocorumba@hotmail.com

      Excluir
    6. Olha que coisa interessante Roberto, quando Paulo pregava em Tessalônica ele recebia sustento da igreja de Filipos. Não é interessante isso?

      Excluir
    7. Roberto, eu não entendo já que Paulo trabalhava fora, por que ele recebia sustento de várias igrejas? Você pode me explicar isso? Você não acha que isso era exploração, já que ele trabalhava fora? Por que as igrejas o sustentavam se ele tinha, na sua concepção, trabalhar fora para se manter?

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Vejo que as pessoas que são contrárias ao recebimento de salário do Pr., usam argumentos de ganância, roubo, ma fé etc... mas esse é um outro assunto. Dizem que os apóstolos ganhavam comida e bebida. Aqui também foi citado isso porém a palavra salário. Se o Pr. Rouba, enriquece ilicitamente ele responderá pelos seus pecados tenha certeza disso Deus é justo. O melhor dessa terra não é ser rico. Como foi citado já pensou o Pr. Fazer suas compras e dizer ao dono do mercado: Jesus te ama. E ele ficará comovido e não irá cobra a compra? Ou ele irá orar e cairá do céu? Nao precisava nem argumentar se é bíblico é inquestionável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce não é muito de ler a biblia, né?Em Lc10-7, Jesus explica qual é o salário(comida,bebida e pousada)já em Mt10-10, nem existe a palavra "salário, e sim ALIMENTO!

      Abraços
      Roberto Nogueira
      nogueirapi@hotmail.com

      Excluir
    2. Roberto, qual é a comida e bebida e pousada que você tem dado ao seu pastor ou ao pregador peregrino?

      Quero saber se você tem feito literalmente o que você interpreta literalmente em relação ao seu pastor? Tem feito? Se tem feito, meus parabéns.

      Excluir
  15. Olá.

    Você pegou as palavras de Jesus é aplicou a situação diferente. Veja que Jesus se referia a pessoas que viajavam de um lugar a outro. O próprio Jesus vivia assim. Ser um missionário que vive viajando e não ter como ter um emprego que o sustente, justifica receber ajuda da igreja, aí tudo bem.

    Mas pastores saudáveis que poderiam muito bem ter um emprego secular que o sustente, é conversa pra boi dormir.

    Era de se esperar que usasse I Coríntios 9. Nesses versos de 1 Coríntios 9:1-15, o apóstolo Paulo fala da liberdade e dos direitos dos levitas por ordem da lei de Moisés vers. 9: Porém no vers. 12 ele diz: Nós não usamos deste direito, antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo, e no vers. 15 disse mais ainda: Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.

    E na segunda carta aos Coríntios 12.14-17, a palavra diz: Eis que aqui estou, pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e NÃO VOS SEREI PESADO, POIS QUE NÃO BUSCO O QUE É VOSSO, MAS SIM A VÓS, porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. Porventura aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos enviei?

    Paulo ainda disse que recusou salários de algumas igrejas, para anunciar o Evangelho de graça, para não ser pesado a ninguém (II Coríntios 11.7,8), e que não devemos andar desordenadamente, não trabalhando, porque não comeu pão de graça de homem algum, mas com trabalho e fadiga, dia e noite, para não ser pesado a ninguém; e quem não quiser trabalhar que não coma também (II Tessalonicenses 3:6-10); dando exemplo em si mesmo para que o imitássemos.

    Paulo reconheceu que o trabalhador era digno de seu salário , mas nunca dependeu de pagamento para pregar as boas novas , e disse que deveríamos imitá-lo:
    1° Timóteo 5:17-18
    Atos 18:3
    1° Tessalonicenses 2:9
    1 Coríntios 11:1

    Paulo não queria dar gastos aos seus irmãos, e olha que Paulo vivia sendo perseguido, as vezes levava uma vida de cão, mas mesmo assim encontrava forças pra trabalhar, então porque esses marmanjos de hoje querem salário, e tudo de mão beijada? Quem deve imitar a Paulo, que era imitador de Cristo?

    Cuidar da congregação não é desculpa, se assim fosse poderiam designar mais de um pastor por templo de pedra, 3 até por exemplo, e assim poderiam muito bem cuidar dos assuntos e dos irmãos e ainda terem uma ocupação secular.

    Fim da parte 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Billy, Paulo abriu mão do direito de receber o seu salário da igreja de Corinto, porém ele não deixou isso como norma para todos os pastores, pois se eu interpretar o texto como você fez, então este texto não se aplica aos presbíteros, porque Paulo como você disse era pregador que viajava e não presbítero que ficar pastoreando uma igreja local. Logo o exemplo de Paulo se aplica aos missionários de hoje, e não aos pastores. O texto que se aplica aos pastores é de 1 Tm. 5.17,18 que diz: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
      1 Timóteo 5:17-18

      A decisão de Paulo de abrir mão do direito dele não deixou de ser direito, continua sendo direito. E por que era direito dele? Ele responde: Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:14
      Billy, o Senhor mandou quem prega o evangelho viva do evangelho, e não abrir mão do direito de viver do evangelho.

      Excluir
    2. Então por que Paulo mandou Timóteo pagar honorário dobrado para presbíteros como está escrito: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".

      1 Timóteo 5:17-18

      Presbítero cuidava de uma igreja local, e agora?

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Parte 2

    O que você diz no final:

    "Se você quer ter um pastor que cuide da sua vida, que ensine e pregue a Palavra de Deus, então você tem a obrigação de sustentá-lo.

    Isto é bíblico, justo e coerente.

    Agora, se você não quer sustentar um pastor, então não vá na igreja dele, não busque ajuda desse pastor, não participe dos cultos que ele realiza, não peça para ele fazer o seu casamento e batismo, não ouça as suas pregações e nem participe dos cursos que ele realiza.

    As pessoas querem ouvir uma boa mensagem, um bom conselho, um ótimo ensino, mas não querem sustentar o pastor."

    O que você está dizendo básicamente no final do seu artigo é, Ou você paga ou não tem evangelho pregado pra você! Onde a bíblia diz que temos que pagar pra ter um pastor cuidando de nós? Desde quando o evangelho é vendido? Não é de graça? Não poderei me batizar nunca se eu não sustentar um pastor e pagar o seu salário? Era assim nos tempos dos apóstolos??? O evangelho por acaso estipula um salário fixo para tais pregadores?

    Onde a bíblia diz que eu tenho a obrigação de sustentar o meu pastor?? Se você me mostrar isso na bíblia eu reconhecerei que estive errado e me calarei. Vamos lá, mostre!

    Amigo, quem sustenta marmanjo é incauto, ingênuo. Foi esse um dos motivos que me fez deixar a igreja Batista, quando observei um pastor saudável que passava a vida no bem bom, enquanto os irmãos trabalhavam pra sustentá-lo.

    "Alguém trabalha de graça? Claro que não. Então por que só o pastor tem que trabalhar de graça?"
    Com essa frase você igualou a obra do evangelho, que salva vidas pela eternidade, com um trabalho secular. Você deixou bem claro. Amigo, pense bem... Pra você não há nenhuma diferença entre trabalhar pelo evangelho de Cristo e trabalhar por necessidades básicas? Tem certeza disso?

    Veja bem que não estou dizendo que é errado em 100% dos casos, mas a maioria sem dúvida é no minímo uma incoerência. Isso deveria ocorrer só quando não há outra opção, a base das circunstâncias. Quando a bíblia fala de “viver do evangelho” ela fala que o pregador, pode aceitar o necessário para a sua manutenção, tais como: Alimento, hospedagem, eventualmente transporte, roupa ou calçado e coisa do gênero. Mas receber salário, em nome do sangue que Cristo derramou pelos pecadores, igualando isso a uma profissão secular certamente não é o que os ensinos bíblicos tem em mente quando tocam no assunto.

    Ninguém devia fazer do pastoreado uma profissão, isso pode ajudar inclusive a corromper a igreja. Quando um pastor depende dos seus fiéis pra comer e ter as coisas, ele fica mais sujeito ainda a dizer somente o que eles querem ouvir, e a ser permissivo também, pois perder fiéis poderia significar perder parte do seu sustento. Esse tipo de laço pode ser facilmente evitado, quando o marmanjo se dispõe a trabalhar pra comer do seu próprio suor.

    Pastores assalariados só contribuem pra desacreditar o valor do sacrifício de Cristo, pois muitos de fora ao verem isso, concluem que logo o guia das ovelhas não faz por amor, mas porque tem aquilo como seu ganha pão, sua profissão. Então a sinceridade dele já fica em dúvida automáticamente. Pensarão alguns: "Será que ele faria isso se não estivesse ganhando em troca??"

    Como já disse antes, isso poderia muito bem ser evitado.

    Bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Billy, o que eu quis dizer no final resumindo é o seguinte: Que quem não quer dar o que tem que dar, o que a Bíblia diz que tem que dar para o pastor, não tem direito nenhum de cobrar nada do pastor. O que eu quis dizer é que o pastor tem direitos e deveres com relação aos membros, como também os membros tem direitos e deveres com relação aos pastores da sua igreja. Você acha justo, correto e bíblico o pastor servir a igreja e não receber nada da igreja? Pelo que eu entendi em suas palavras, acho que sim, no entanto, o que eu condeno aqui é que tem gente e muita gente nas igrejas que são beneficiadas com o serviço do pastor e não fazem nada pelo pastor, não dão comida, bebida, casa ou pousada, não dão nada e entendem que pastor não tem que receber nada, mas elas querem ouvir uma boa mensagem, querem visita em seu lar, querem aconselhamento, querem o pastor 24 horas a sua disposição, mas não querem dar nada para o pastor fazer o que eles querem.
      Sou contra a exploração de pastores com relação aos membros, mas também sou contra a exploração de membros com relação aos pastores. As duas coisas são erradas e antibíblicas, é isso que eu quero dizer. Segundo a Escritura o serviço que o pastor oferece e principalmente o pastor que trabalha integralmente na igreja, é considerado trabalho, e todo trabalhador é digno do seu salário como Paulo disse aos presbíteros em 1 Tm. 5.17,18. Para Paulo presbítero, ou pastor tem direito ao salário pois se dedica ao ensino e a pregação da Palavra de Deus. É isso que eu quero dizer no final da minha palavra. PASTOR TEM OBRIGAÇÃO DE PREGAR O EVANGELHO, PASTOR TEM DIREITO DE VIVER DO EVANGELHO.
      QUEM DÁ ESSE DIREITO DO PASTOR VIVER DO EVANGELHO É QUEM OUVE E ACEITA O EVANGELHO.
      Só isso.

      Um abraço e estou à sua disposição!

      Excluir
    2. Quem igualou o salário do pastor com o salário de um trabalho comum foi o apóstolo Paulo ao dizer: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
      1 Timóteo 5:17-18

      Paulo pegou um texto do A.T. que faz referência ao salário do trabalhador comum e empregou ao salário do pastor.

      Paulo entendia que os presbíteros tinha os mesmos direitos que um trabalho comum tem de ter salário.

      Excluir
  18. Digno é o obreiro do seu salário (vida eterna com glória no céu)Jesus não recebeu 1 centavo por fazer milagres,pois se recebesse estaria milionário,pastor tem que pastorear e não arrancar a lã das ovelhas,o seu (galardão) você já recebe mensalmente nós receberemos naquele glorioso dia na vinda de Jesus Cristo,VIDA ETERNA!!!!! cito o exemplo da Congregação Cristã que não cobra dizimo e cresce dia após dia,e também não tem que o cooperador decorar o versiculo a ser pregado em casa e depois exortar a palavra decorada como é de costume,lá são feitas coletas para: manutenção,viagens ,obra da piedade e construção pois os predios são feitos por menbros da igreja em geral e todo ano é lido perante o povo o caixa da igreja e quanto foi gastado e no que foi gastado.e todos tem emprego,carro e casa,e se alguém desempregar e estiver passando necessidade a obra da piedade ajuda,todos nós temos que dar um louvor verdadeiro,não tenho que cobrar ele pelo meu glória ou pelo meu aleluia,os músicos da orquestra não ganham salário nem o cooperador nem o diácono e nem o ancião.tudo é feito para honra e glória do nosso senhor e salvador Jesus Cristo!.
    Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, você só não estão fazendo o que a Bíblia diz que deve fazer com o pastor que se dedica a pregação e ao ensino como está escrito: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
      1 Timóteo 5:17-18
      Vocês não dão o que Jesus espera que as pessoas deem aos pregadores: comida, bebida e casa para hospedar.

      Excluir
  19. Nos últimos das, lideres tem feito riquezas com o dinheiro das ovelhas.
    Quando eu leia Bíblia vejo como o povo tem sido feito de bobo, pois quando em Atos 4:Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
    E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

    Atos 4:34-35, o povo vendia sua propriedade de depositava o dinheiro diante dos apóstolos, o mesmo era repartido conforme a necessidade de cada um, para que ninguém tivesse mais que o outro. Hoje isso não é feito nas igrejas, hoje os pastores tem salario fixo, muitas das vezes alto, isso quer dizer que os pastores são mais necessitados do que as ovelhas, e tem ovelha dentro da congregação passando necessidade.
    Eu fico imaginando quanto Paulo cobrou para e seus filhos na fé cobraram para pregar o Evangelho, e quanto Pedro cobrou para ir até a casa de Cornélio, pois hoje muitos os pastores e pregadores não pregão o Evangelho da forma como Jesus mandou (Lucas 10. 7 Permanecei naquele domicílio. Comei e bebei do que vos for oferecido, pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa.), ou seja, comer e beber do que essa casa tem.
    Jesus manda primeiro ir, e não cobrar para ir, e comer do que tem na casa, ou seja, se a casa não tiver o comer, mesmo assim a palavra tem que ser levada até esta casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno você está equivocado ao generalizar dizendo líderes, pois assim você coloca todos.
      Fui ordenado em 1998 e fui pastorear uma igreja em Vitória desde o dia em que cheguei até o dia em que sai, não fiz compra do mês, não recebia um valor específico como salário, não tinha carro, morava de aluguel e às vezes comia arroz, feijão e ovo. Além disso, deixava de pagar as minhas contas como água, luz e telefone pra pagar primeiro as contas da igreja.
      Até hoje eu não tenho casa e nem mansão própria, não tenho carro próprio, não tenho jatinho próprio. Por tanto eu não sou como alguns líderes que você citou. Não faço ninguém de bobo. Não exploro ninguém, não obrigo ninguém a dar nada na minha igreja. Eu apenas ensino o que a Bíblia diz e dá quem quer. Muitas vezes deixei de receber o meu salário inteiro para não sobrecarregar a igreja e se tiver que trabalhar fora porque a igreja não tem condições de pagar um salário pra mim, eu trabalho. Agora se a igreja tem condições de pagar, não há motivo para trabalhar fora se já estou trabalhando para a igreja em horário integral.

      Vou dizer a você o que Paulo mandou fazer:

      1. Paulo mandou pagar salário dobrado a pastores que lideram bem e se dedicam ao ensino e a pregação: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
      1 Timóteo 5:17-18

      2. Paulo mandou os membros a partilharem todas as coisas boas aos mestres da igreja, isto é, aos pastores o que eles tem: O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui.
      Gálatas 6:6

      É verdade que Jesus mandou ir e não levar nada, mas mandou esperar ser sustentados por aqueles que iriam recebê-los: Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;
      não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.
      "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.
      Ao entrarem na casa, saúdem-na.
      Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.
      Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade.
      Mateus 10:9-14

      Note o que Jesus disse: Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade. Para quem gosta de interpretar literalmente o texto, sem entender o contexto, posso concluir então que se alguém não recebe primeiro e nem ouvir o pregador não tem obrigação de ficar lá. Então isso mostra que o pastor não deve ficar numa igreja que não o recebe, isto é, não o sustenta.

      EU QUERO SABER ONDE ESTÁ ESCRITO EM MT. 10 QUE PASTOR TEM QUE TRABALHAR FORA PARA SE MANTER?

      Excluir
  20. A abordagem dos versículos foi muito boa. De fato a bíblia ensina que os pastores devem ser sustentados pela igreja. Com certeza, o texto bíblico está falando sobre pastores que desempenham bem o seu trabalho. Glória a Deus, pq isso é licito, justo e verdadeiro. Que Deus o abençoe e o instrua a fazer textos cada vez melhores. Shalom.. ^^

    ResponderExcluir
  21. Impressionante como por ver picaretagem de pastores na TV as pessoas generalizam e poe no mesmo saco os honestos e os desonestos! Apesar de Pastor ser um trabalho espiritual não deixa de ser um trabalho, inclusive mtas vezes puxado, trabalho este q inúmeras vezes excede o tempo normal de um outro emprego de 8hs diárias, lendo alguns comentários aqui dá até a impressão que Jesus ensinou: Trabalhem no ministério durante o dia e trabalhem secularmente de madrugada, não durmam, trabalhem dobrado "para não escandalizar" as pessoas! Alô??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, eu tenho que concordar com o que você disse.
      As pessoas só veem o que o pastor tem que fazer por elas, mas elas não veem o que tem que fazer pelos pastores, como se só o pastor tivesse obrigações e não direitos na Escritura, e como se os membros tivesse apenas direitos e não deveres com relação aos pastores.
      O pessoal que é contra o pastor receber salários não entendeu, ou não querem aceitar o que é do direito do pastor segundo a Escritura.
      Como já disse antes para alguns, sou contra o lobo que explora as ovelhas, mas sou contra a bodes que não dá nada para os seus pastores. Ovelha dá lâ e leite para os pastores, bode não, bode dá dor de cabeça pra pastor.

      Excluir
  22. do jeito que as coisas estao, eh merda misturada com coisa boa, e nao tem o que escolher mesmo, meu pai eh pastor e nunca me registrou como filho nunca me deu pensao e nem nada sendo que ganhava uns 10 mil por mes antes de se tornar pastor, minha mae so fala mal dele, a cidade fala mal dele, so os fieis dele eh que gostam dele e lhe eh pago um salario por mes de mais de 2500 reais. Entao se quer fuder com a tua hombridade se foda sozinho, cada hipocrita, enquanto os irmaos festejam com o dinheiro dos dizimos e faço questao se tiver no meu alcance ajudar meu tio que foi diagnosticado com cancer e nao pode trabalhar por causa da severidade usando o meu dizimo, cristo eh amor e nao somente fe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou igual ao seu pai. Eu registrei a minha filha, eu sustento até o hoje a minha filha e dou o melhor para ela. Eu sou respeitado e amado pela minha esposa e sou respeitado na minha cidade. Os membros da minha igreja me conhecem e conhecem a minha reputação.

      Seu pai não agiu como um cristão, e ele não é um cristão agindo desta forma. Agora, não pense que todos os pastores são iguais ao seu pai, porque não são. Tem safado em todos os lugares, inclusive na igreja. Eu lamento a sua situação com seu pai. Agora, isso não lhe dá o direito de julgar todos da mesma forma.

      Excluir
  23. Se alguém tem que pagar alguém é aquele que é chefe, se o pastor trabalha para alguém ele trabalha para Deus. Quem tem q pagar o pastor é Deus, e não a igreja. Mas a maioria é preguiçoso. Eu trabalho, estudo... e ainda assim tenho tempo para servir a Deus, visitar os que necessitam, ler a palavra, e se Deus der de pregar para alguém prego, pq ele me alistou e recebi o evangelho de graça e se recebi de graça de graça eu dou. Agora ganhar dinheiro para servir a Deus? De Deus já temos o salário que ele nos dará no ultimo dia, que é a vida e eterna, e na terra seus dons. Quer maior salário do que esse? Ver os enfermos serem curados, os perdidos serem achados... esse é o verdadeiro salário daquele que prega. Quem ganha para ensinar, não merece ser ouvido.

    ResponderExcluir
  24. Se alguém tem que pagar alguém é aquele que é chefe, se o pastor trabalha para alguém ele trabalha para Deus. Quem tem q pagar o pastor é Deus, e não a igreja. Mas a maioria é preguiçoso. Eu trabalho, estudo... e ainda assim tenho tempo para servir a Deus, visitar os que necessitam, ler a palavra, e se Deus der de pregar para alguém prego, pq ele me alistou e recebi o evangelho de graça e se recebi de graça de graça eu dou. Agora ganhar dinheiro para servir a Deus? De Deus já temos o salário que ele nos dará no ultimo dia, que é a vida e eterna, e na terra seus dons. Quer maior salário do que esse? Ver os enfermos serem curados, os perdidos serem achados... esse é o verdadeiro salário daquele que prega. Quem ganha para ensinar, não merece ser ouvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saulo, então Cristo e os discípulos estavam totalmente errados pois o texto bíblico diz: Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele,
      e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios;
      Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.
      Lucas 8:1-3

      Que situação! Jesus e doze homens sendo sustentado por mulheres.

      Certamente você iria criticar Jesus se ele fizesse isso hoje, não é verdade?

      Vai reclamar com ele, pois foi ele que determinou que quem prega o evangelho deve ser sustentado por aqueles que ouvem o evangelho.

      Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.

      1 Coríntios 9:14

      Presbíteros, pastores ou bispos tinha o direito de serem sustentados pelos seguidores.

      Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".

      1 Timóteo 5:17-18

      Excluir
  25. rs. parece até brincadeira essas discussões. Quero deixar minha contribuição sobre o assunto. Jesus falou: "de graça recebestes, de graça dai". Essa palavra de ordem foi dada aos discípulos que sairiam de suas vidas rotineiras e passariam a ser 'pescadores de homens'., ganhariam almas, vidas para o reino dos céus. A maioria que estuda a bíblia hoje em dia está condicionada a interpretá-la de acordo com o modelo cristão de "igreja" que temos hoje, que a propósito, está longe de ser a igreja de Cristo. Vejamos alguns pontos que tornam muitas interpretações equivocada:¹1° A ordem de Jesus aos discípulos era ir em cada casa levar a mensagem de Deus, não em templos; toda ajuda recebida era para sustento diário, seja mantimento ou hospedagem. ao saírem da casa obviamente estariam saciados, mas outra vez estariam indo para novas casas, aldeias, sem dinheiro e sem alimentos, porque a ordem de Jesus era pra não levarem nada consigo pois ao chegarem mais uma vez onde iriam levar a mensagem, nesse mesmo lugar receberiam seus mantimentos diários....a igreja primitiva tinham tudo em comum, todos que possuíam bens repartiam com os mais necessitados, não era os que menos tinham que ajudavam os que mais tinham... Outra coisa bem interessante que contradiz em dizer que Paulo era exceção à regra de não receber salário , ele mesmo diz.: "sedes meus imitadores..." a prática de receber dinheiro por levar mensagem foi herdada de filósofos gregos pagãos que, por terem desenvolvido a retórica cobravam para levar mensagens bem elaboradas;... Essa cultura foi disseminada na igreja depois que Costantino como imperador Romanos conquistou a grécia e trouxe consigo muita cultura podre inclusive idéias de templos para a igreja....Leiam a história e depois comparem com a Bíblia e os que cobram por "pregar o evangelho", terão vergonha de estarem falando tal coisa por desconhecer suas reais origens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se paga o salário pela palavra pregada... Se paga pelo fato de estarmos lhe dando com um ser humano, que tem necessidades como nós. Ninguém aqui esta falando de mega salário, lucro financeiro ou ostentação pagã, mais sim de uma vida digna honrada perante os homens. O pastor não recebe e nunca receberá pela pregação, ele recebe pelo ministério pastorado que faz numa igreja, vai muito além de pregar a palavra. Muitos missionário por exemplos, recebem ajuda e não salário, isso porque muitos deles não fazem o serviço de pastoreado e sim evangelístico, estão indo de lugar a lugar. sem um ponto fixo...

      Excluir
    2. Discordo, 1 Tm. 5.17,18 Paulo ordena que Timóteo dê salário dobrado para os presbíteros, isso não tem nada haver com Constantino.

      Excluir
  26. ...quero deixar claro que creio plenamente dos escritos sagrados, mas para não condicionarmos a leitura da mesma às nossas tradições e culturas é preciso que conheçamos bem a história, a filosofia, a Bíblia.. sugiro aos interessados que leiam este livro: O CRISTIANISMO PAGÃO A Origem das Práticas
    de Nossa Igreja Moderna
    Frank A. Viola. Esse é um pequeno passo para quem quer estudar a Bíblia sem condicioná-la a nossa cultura doente...Eu fui surpreendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jocta o senhor pagou por este livro, ou ele foi doado?

      Excluir
    2. Vejo que você é um Violano, que pena! Eu prefiro ficar com a Escritura. O problema do Viola é que ele pensa que todos os problemas da igreja de hoje é institucional, quando na verdade é humano. Jocta, se você me provar que a igreja que se reúne em casa e não tem nada que tem nas denominações está isenta de problemas eu vou começar a ler os livro de Viola.

      Excluir
  27. para muitos pregar a palavra de deus virou .uma profissão ,um emprego

    ResponderExcluir
  28. 2 Coríntios 8: 13 Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês. Já que agora vocês tem bastante e \justo que ajudem os que estão necessitados./

    14 Agora mesmo vocês tem abundância e podem ajudá-los depois, numa outra ocasião, eles poderão repartir com vocês, quando vocês precisarem. \Dessa maneira, cada um/ terá tanto quanto necessitar

    15 Lembrem o que as \Escrituras dizem a respeito disso:/ Aquele que juntou muito, nada lhe restou/, e aquele que juntou pouco não teve de menos.


    porque repartiram

    ResponderExcluir
  29. Gálatas 6.6: O que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

    Se analisarmos o capítulo 6 completo, observaremos que o Apóstolo Paulo expõe ali uma série de conselhos aos cristãos, enfatizando principalmente a importância de não viverem mais para si mesmos, citando, inclusive, o seu próprio exemplo, quando diz que, para ele, o mundo já está crucificado, assim como ele também está crucificado para o mundo.

    Evidencia questões relacionadas ao segundo grande mandamento que é o amor ao próximo, onde orienta que devemos levar as cargas uns dos outros, e aproveitar,... enquanto há tempo, para fazer o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (Vers.10).

    E nesse contexto, o Apóstolo aconselha também que os cristãos devem repartir de todos os seus bens com aquele que os instrui na Palavra, o que também é justo. Mas em momento algum, refere-se a esse instrutor como sendo alguém que ocupa uma posição elevada em relação aos demais irmãos.

    O instrutor aqui não é alguém com titulo eclesiástico, e que exerce papel de liderança sobre os demais; pode até ser que seja um pastor de fato, mas no sentido correto da palavra, alguém que recebeu de Deus esta função dentro do corpo, e não um cargo de pastor principal, ou presidente de alguma denominação religiosa; não é alguém que ocupa lugar de destaque entre as ovelhas de Cristo, a quem todas devem se submeter sem nenhum questionamento.


    Cada um de nós pode ser usado pelo Senhor para nos instruirmos mutuamente, conforme o dom que do Alto recebemos, e nada mais justo do que nos ajudarmos também mutuamente com relação às necessidades básicas da vida.

    O repartir é de Deus sim, mas desde que não sigamos a ordem inversa das coisas. Em se tratando de suprir as necessidades dos santos, a sequência correta é: quem tem muito, reparta com quem tem pouco, a fim de que ninguém passe necessidade.

    ResponderExcluir
  30. 2 Coríntios 8: 13 Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês. Já que agora vocês tem bastante e \justo que ajudem os que estão necessitados./

    14 Agora mesmo vocês tem abundância e podem ajudá-los depois, numa outra ocasião, eles poderão repartir com vocês, quando vocês precisarem. \Dessa maneira, cada um/ terá tanto quanto necessitar

    15 Lembrem o que as \Escrituras dizem a respeito disso:/ Aquele que juntou muito, nada lhe restou/, e aquele que juntou pouco não teve de menos.


    porque repartiram

    ResponderExcluir
  31. Atos 4: 34 Havia necessidades em alguns e em outros não pois todos que possuíam terra ou casas vendiam e traziam o dinheiro da venda

    35 para que os pastores construísse igrejas tivessem salários e morasse em mansões

    Não é assim que esta escrito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.
      1 Timóteo 5.17 e 1 Coríntios 9 deixa claro que o pregador ou o pastor tem direito a ser sustentado pela igreja. É só interpretar o texto corretamente.

      Excluir
  32. Atos 4: 34 Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois todos os que possuíam terra ou casas vendiam e traziam o dinheiro da venda

    35 para que os apóstolos dessem aos outros de acordo com a necessidade de cada um.

    ResponderExcluir
  33. 1 Coríntios 3:8 Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.

    9 Porque de Deus \somos cooperadores; \lavoura de Deus, edifício de Deus/ sois vós.

    ResponderExcluir
  34. O que tem a dizer sobre o dízimo e o uso do véu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que dízimo é bíblico, é princípio. O véu é costume, e portanto, não pode ser imposto a igreja.

      Excluir
    2. ola pas do SENHOR JESUS,pastor não entendi sua resposta,Eu entendo que dízimo é bíblico, é princípio. O véu é costume, e portanto, não pode ser imposto a igreja.tudo que esta na escrituras e biblico, isto e notorio! um pergunta foi feita eo senhor usou um subterfúgio, mais tudo bem o senhor foi claro a arfirma que o senhor entende assim, mais as escrituras não!!! elas não deixa duvidas e nem trabalha com embasamentos humanos, e nem e religioça, sei que o irmão tem uma serta exegese, mais neste asunto, o irmão trata duma forma literaria, quando o refuta, nesta embasamento solido e cuntundente,seja se´ eu entra com capitolos e versicolos dentro do velho do novo testamento sobre dizimos, vc vai dizer que estol sendo literario,vai embasar com nesecidades da igreja moderna, agua ,luz telefone, predios etc.... vi o seu debate com Roberto Nogueira pode analisar,um bom exegeta sabe dar valor a conhecimento, ele demontro o dominio não que concordo com tuda critica, mais dentro da verdadeira hermineutica ele foi bem pontual, não desfavorecendo seu conhecimento.tomara que o SENHOR não e como muitos lideres, que sé venderam

      Excluir
    3. Olá Jeanderson, quando afirmo que véu é costume, não sou quem diz, e sim a Escritura. Senão vejamos:

      Julguem entre vocês mesmos: é apropriado a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta?
      A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido,
      e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto.
      Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus.
      1 Coríntios 11:13-16

      Paulo deixa claro que ele e nem a igrejas de Deus tinha o costume da mulher orar com o véu.

      Quanto aos comentários do Roberto Nogueira, eu respeito a opinião dele, mas discordo. Não só eu mas muitos comentarista bíblicos discordariam dele. Creio que ele entrou em contradição em algumas questões, e usou textos fora do contexto para defender a sua tese. Em outras questões ele discorda da própria Escritura. Mesmo assim respeito a opinião dele.
      Sugiro que você leia bons comentários e veja se os comentaristas pensam da mesma forma como o Roberto.

      Excluir
    4. ola , a paz do SENHOr irmão, concordo com o irmão neste ponto sobre o tratado do vél,o irmão percebeu que nem refutei é sim o tema tão polemico ojé dizimos, gostaria de troca conhecimentos com o irmão, vi o seu comentario no seu perfilQual é o texto no Novo Testamento que diz que o dízimo foi abolido? Eu encontro a circuncisão, o sábado e as festas judaicas sendo abolidas, no entanto, não encontro nenhum texto dizendo que o dízimo foi abolido, aliás vejo Jesus dizendo aprovando o ato de dizimar. Eu entendo que há um silêncio no Novo Testamento, eu tenho a resposta deste silencio porque não tem solides no novo testamento pra esta pratica, como mandamento,GALATAS1VO qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
      8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
      9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.não tem respaldo, nem solides, no novo testamento,o envagelico de paulo era da craça, naõ da circunciçao, seja obras que era pra ser conprida conforme a lai de MOISES que antes era um custume, depois que a lai foi dada a MOISES passou a ser lei legalista, obrigaçao, com muitas maldiçao e benças, antes era um custume voluntario, caso de Abaão, e jaco con seu voto, foi Abraão ( Genesis 26v5) foia Ele o precursor (primeiro) Recebe o sinal da circuncisão é circucidou a. Carne do seu prepúcio na quele mesmo dia Como Deus. Falava com Ele (Genesis 17v23 v24 ) mandamentos passaram a Ter rigor quando os patriarcas passaram a confirmação da aliança para Moisés (João 1v17) e (João7v22) pois a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus cristo (Êxodo 24v2 ) Abraão Estabeleceu a lei mais quem assinou foi Moisés ( Êxodo 24v4 a primeira aliança feita com sangue de novilho é todos levantaram as mãos e falaram que obedeceriam em todos os. Mandamentos e nos Estatutos (exdo24v6,7,8) levitico 27v30v31a34 porém se Esrael transgredice os Mandamentos e os Estatutos a maldições cairiam sobre eles ( Deuteronomio 28v15v16v17)(Dt28v1v2)(nm15v32v36)(ml3v9v11)com maldições são amaldiçoados porque me robais a mim vós toda a nação( israelitas) lenbrai vos da lei de moises meu servo a qual lhe mandei em horebe para todos o Israel, a gual são os Estatutos e os juízos (ml4v4)(lv27v30v31v34)a lei de Moisés tinha que se cumprida porque foi feita com juramento e sangue de novilhos, sem derramamento de sangue não avia consagracao, porquê Moisés anunciou a todo povo de Israel segundo a lei os mandamentos com sangue de bizero e dos bodes, dizendo este é o sangue do testamento que vós tem mandado( hebreus 9v18v13v20) resumindo a minha concluçao no livro de HBREUS7,hebreus7v8) Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.  Ora, aquele de quem se dizem estas coisas pertencia a outra tribo, da qual ninguém jamais havia servido diante do altar(,HEBREUS7V13) DIZIMOS era da tribo dos gentios?muitos dertupa a carta de HEBREUS,como as demais cartas, embasando em seus proprios pensamentos meramente umanos, afirmam  que são eles tambem sacerdotes administradores deste suposto dizimos em espécie  em  dinheiro.

      Excluir
    5. A paz!
      É muito fácil responder se o dízimo é ou não é bíblico.

      1. O culto a Deus foi praticado antes da lei, foi estabelecido como lei e foi praticado depois na era da graça?

      2. O dízimo foi praticado antes da lei, foi estabelecido como lei e foi praticado na época da graça?

      3. O dízimo fazia parte do culto antes da lei, durante a lei?

      4. Por que acabar com o dízimo na era da graça se não há nenhuma texto bíblico dizendo para acabar?

      5. Como afirmar categoricamente que não devemos dizimar se nem o Novo Testamento diz isso?

      6. Se dizimar é seguir a lei, então fazer o que At. 15.28, 29 não é também seguir a lei visto que as exortações se encontram na lei de Moisés?

      7. Como que alguém pode anular o dízimo se nem a Bíblia anula?

      8. Qual é o texto bíblico que você pode me apresenta que diz que o dízimo não deve ser praticado pelos cristãos hoje?

      Fica aí as perguntas.

      Excluir
    6. olá irmão amigo,a paz do SENHOR, porque esta refutaçao contra a verdade? sé vocé mesmo tem uma lacunda sobre este suposto dizimos. (Eu entendo que há um silêncio no Novo Testamento) não sou contra o dizimos mais afirma que ele e artigo de fé pra os cristãos!! sem solides, sem textos, capitolos, no novo testamento, somente fazer uma exegese do velho testamento e embasar com contextos isolados uma teologia fraca, sem hermineutica um bom pastor tem que ter bom dominio nas escrituras, não apenas defende o seu pensamento, sua religião! não estol dizendo que vc e um mau obreiro, mais tem que analizar mais, o que estamos dando pra estas ovelhas como eu tambem sou uma delas, não adiantara eu mostra dentro da escrituras capitos e versicolos sé o vél não for tirado,2 corintios3Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
      15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
      16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
      17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. temos que ser convertido pela verdade, suas refutaçao não tem escrituras, como posso responder? mais responderei, aquele que textifica que vive, como PAULO , rebate a questão ,hebreus7v8) Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá, galatas3v10v11)aquele de quem se dizem estas coisas pertencia a outra tribo, da qual ninguém jamais havia servido diante do altar(,HEBREUS7V13) ai esta aprova irmão, pergunta quem dar o dizimos de tudo ojé?

      Excluir
    7. Soares, você tem tanto conhecimento e entendimento da Escritura e não respondeu nenhuma das perguntas que eu fiz?

      A refutação te coloca numa sinuca teológica.

      E quando pegar um texto meu isolado intérprete corretamente, por favor.
      Quando eu disse que há um silêncio no N.T. EU QUIS DIZER QUE NÃO HÁ UM MANDAMENTO NO N.T. OBRIGANDO OU DESOBRIGANDO A DIZIMAR, Mas pelo visto o A.T. Pra você já caducou e o que Jesus ensinou também.

      O que Jesus falou sobre o dízimo em Mateus 23.23 não quer dizer nada? É, a sua exegese é excelente!

      O suposto dízimo que você pensa que foi abolido só está faltando você me apresentar um texto só no N.T. Que diga que ele foi abolido.

      Estou aguardando ansioso o seu texto bíblico.

      Não esquece de responder as MINHAS perguntas, por

      Excluir
    8. ola´irmão, tenho notado que o senhor não olha a minha pessoa como um cristão, paz, a paz, soares, eu trato senhor como um pastor, como um irmão, vcé e meu irmão em cristo, a paz do SENHOR JESUS,não somos enemigos , eu estol defedendo somente as verdades contidas nas escrituras, vocé esta me cobrando as suas respostas eu vo responde sim, mais antes voce´ tem que responde a minhas né! e suas perguntas são muitas eu trabalho,vi elas no meu horario de almoço, e mandei pra vc , estas bem rapido, não gosto de responder sem ter um bom .Análise ,correto!! ate agora eu não vi sua critica, sobre os contextos que mandei onde tem pontos bem claros do asunto,rebate a questão ,hebreus7v8) Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá, galatas3v10v11)aquele de quem se dizem estas coisas pertencia a outra tribo, da qual ninguém jamais havia servido diante do altar(,HEBREUS7V13) ai esta aprova irmão, pergunta quem dar o dizimos de tudo ojé? eu mandei primeiro a refutaçao, e nada tive resposta com textos e contextos ,como estol fazendo, respeitando a regra das escrituras, sem textos isolados, como o irmãp esta vendo, eu respeito as escrituras, quando eu falo de exegese, e porque muitos lideres não dar Ênfase a exegese do dizimos, seja eles somente embasa, entendeo irmão?e isto que eu quero que o irmão refuta comigo os seus conhecimentos, onde o irmão tem fudamento, Solidez, as escrituras, irmão o irmão nada me respondeo GALATAS1v8v9 , se nada tem no novo testamento como mandamento, regra de fé porque colocaram como mandamento? era isto que estava esperando a resposta a sua refutaçao, sé paulo apostolo não tratol deste asunto porque muitos lideres envagelicos adotaram este suposto dizimos, não e dizimo e dizimos que veio da catolica, não quero entra neste asunto o conhecimento e profundo irmão, poristo e que eu falo suposto dizimos , eles enverteram o dizimos por dizimo, e muitos dos nossos pai cristãos adotaram esta pratica nas denominaçao, antes era tudo com amor, caridade, piedade, tinha o espirito santo trabalhando, depois ecclesiarticos, converçoes, ojé vemos o anatema nas igrejas, pastores se´vendendo, obreiros querendo o patamar de um pastor, pra ter uma renda boa... não só contra o pastor ter um sustento, sim a sustentaçao, quere cobra dos fies este direito, sé DEUS deu o dom de o tal ser um pastor ele garante,mais tudo na guia de DEUS no caso DE Paulo, nadas faltou tudo DEUS proveu sem ele pegar mandamentos e estatutos da velha aliança, ele não escrevel isto como regra de fé que os crentes cristaõs tem que dizimar dinhero, pra bancar salarios gordos pra pastores, nem pra os sarcedotes ele deu esta ordem,vivião de todos os dizimos da terra. .......

      Excluir
    9. mateus,23v23 muitos lideres dertupando este contexto ,olha o perigo de não respeita as regras, eles nem notam que estam Equivocados, o vél não permite que eles tenha total conhecimento, ok vamos pra exegese! 1 Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
      2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
      3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; 23v Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais aconclusão, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. observaçao", Dos versículos 12 ao 16 ....A cura de um leproso ___Aconteceu que ,estando ele numa das cidades,veio à sua presença um homem coberto de lepra;ao ver a Jesus, prostrando-se com o rosto em terra,suplicou-lhe:Senhor,se quiseres,podes purificar-me.
      E ele,estendendo a mão,tocou-lhe ,dizendo :Quero fica limpo!E,no mesmo instante,lhe desapareceu a lepra.
      Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse,mas vai,disse,mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação sacrifício que Moisés determinou,para servir de testemunho ao povo. , que povo era este? os circuncidados, judeus", o proprio JESUS ERRA UM, ele respeitava a leiS de MOISES, Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse,mas vai,disse,mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação sacrifício que Moisés determinou,para servir de testemunho, Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumpri, JESUS CRISTO,ele comprio,o povo era muito religiosos, como foi PAULO antes, . Jo 16:12 "Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora". ...PALAVRA DO MESTRE, ---------------- conclusão MATEUS 23V23, não tem nada da craça ali estava agraça, ensinando aos escribas e fareseus, a pratica corRetamente a lei de MOISES, LUCAS5V 12 A 16 )Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse,mas vai,disse,mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação sacrifício que Moisés determinou,para servir de testemunho ao povo. o culto OJE ESTE IRMAÕ? levar envelope com dinhero pela libertaçao, pela cura, muitos,e frustrado. O que é frustrado: Decepcionado, desapontado. com este anatema

      Excluir
    10. A paz do Senhor Soares, a sua exegese está equivocada.
      Jesus deixou claro para os judeus que eles deveriam continuar dizimando sem deixar a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Só isso!

      Se você pensar que o que Jesus disse aos judeus não serve de ensino porque não estamos debaixo da lei, então irmão, vamos ter que deixar de fazer tudo que Jesus ensinou, porque ele dirigiu suas palavras para os judeus. Ele mesmo disse que veio para os judeus. Sendo assim, tudo o que Jesus ordenou para os judeus não serve para nós. O que será um absurdo tal pensamento. Onde está escrito que devo para de dizimar?
      Até agora você não me mostrou. Estou aguardando.

      Excluir
    11. ola paz do SENHOR, irmão continuo achando que vocé esta usando subterfúgio)e pretexto usado por quem procura, de maneira ardilosa, esquivar-se de dificuldades: algumas pessoas utilizam a mentira como subterfúgio para conseguir privilégios.
      Estratégia ou tentativa de se obter alguma coisa de modo ardil, esta correndo das escrituras? das verdades concretas, sem versicolos esolados, nem me refuta vc esta sabendo! , eu mandei pra voce´a resposta e vocé nada me refutou, que vergonha irmão vc isolou o contexto, pra embasar( veio para os judeus) irmão vc esta tecando com quem? quem ver este debate vai notar ,que a exegese afirma e que ali não estava ainda o envagelico da graça a graça estava ali,o vél não tinha sé rasgado, JESUS cristo era quardado das leis de moises,mandou os judeos obcerva todos os mandamentos foi isto que postei, questão ,hebreus7v8) Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá, galatas3v10v11)aquele de quem se dizem estas coisas pertencia a outra tribo, da qual ninguém jamais havia servido diante do altar(,HEBREUS7V13) ai esta aprova irmão, pergunta quem dar o dizimos de tudo ojé? e ai RENATO

      Excluir
    12. A paz do Senhor Soares! Segue abaixo os meus argumentos bíblicos sobre o dízimo. Já que você deseja tanto uma defesa bíblica para tal assunto. Vamos lá!

      A Escritura nos ensina que o dízimo:

      1. Foi um ato de gratidão de Abrão muito antes de ser estabelecido como lei.

      "E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. Gênesis 14:20

      Este é o primeiro texto da Escritura que menciona alguém dando o dízimo para Deus.

      A Escritura não revela se Abrão deu o dízimo antes ou depois deste episódio. Portanto, não podemos afirmar que deu ou que não deu. Entretanto, podemos entender que ele fez isso voluntariamente e com gratidão. E isto foi escrito para nos deixar alguma lição. Qual lição? A lição que podemos expressar a nossa gratidão dando o dízimo para Deus.

      Sobre este texto o comentário Moody diz: "Reconhecendo a posição sacerdotal de Melquisedeque, Abrão lhe trouxe dízimos como oferta religiosa".

      É interessante notarmos que Abrão deu o seu dízimo a um sacerdote do Deus Altíssimo (Gn. 14.18,20). Ele reconheceu que aquele homem era um sacerdote de Deus.

      Champlin comenta: "Neste caso, o dízimo foi uma oferenda de gratidão a Deus, mostrando-se generoso com Seu sacerdote ou representante".

      2. Foi um voto proposto por Jacó.

      "Então Jacó fez um voto, dizendo: 'Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo' ". Gênesis 28:20-22

      Alguns entendem que neste texto Jacó estava barganhando com Deus, mas eu não entendo desta forma. Se a atitude de Jacó fosse realmente esta, certamente ele teria sido repreendido, ou não teria sido tão abençoado como foi. Eu entendo que Jacó fez um voto com Deus, e este voto seria dar o dízimo como gratidão de tudo aquilo que Deus desse para ele conforme (Gn. 28.20).

      O comentário Moody interpreta este texto da seguinte forma: "Espiritualmente, ainda tinha um longo caminho a percorrer, mas já fizera progressos neste seu encontro com Deus. Também ofereceu sua vida ao Senhor e o dízimo de tudo o que viesse a possuir. Mas impôs uma condição. Se Deus continuasse ao seu lado, e o guardasse em sua viagem, e o trouxesse de volta novamente, ele cumpriria a sua parte no voto. Era um grande passo que estava dando. A pedra que erigiu seria um lembrete permanente do voto que fizera".

      4. Foi estabelecido como lei.

      "Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas das árvores, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor". Levítico 27:30

      "Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente". Deuteronômio 14:22

      5. Foi uma condição que Deus estabeleceu para abençoar o seu povo.

      "Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las". Malaquias 3:10

      Excluir
    13. 6. Foi valorizado por Cristo.

      "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas (dar o dízimo), sem omitir aquelas". Mateus 23:23

      Alguns dizem que este texto foi dirigido para os judeus, e não para os cristãos, por isso os crentes não são obrigados a dizimarem.

      Sendo assim, os crentes não devem guardar nada do que Jesus ensinou, pois tudo que ele ensinou e ordenou foi dirigido aos judeus. Isso seria um absurdo! Se eu for pensar assim, posso concluir também que não serei salvo por não ser judeu, pois o próprio Cristo veio para os judeus, e foi ele mesmo quem disse isso. Chegar a esta conclusão também seria um outro absurdo, pois sabemos que Cristo morreu por todos, assim também como os seus ensinamentos devem ser obedecidos por todos (Mt. 28.20).

      7. Foi omitido como mandamento no Novo Testamento.

      Há um silêncio no Novo Testamento sobre o dízimo, de tal forma que não podemos dizer que é obrigatório ou não dizimar. Entretanto, Paulo disse:

      "Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança". Romanos 15:4

      Qual é a lição que o dízimo ensina para os crentes? O dízimo ensina gratidão, fidelidade, responsabilidade e generosidade.

      Alguns dizem que quem dizima é legalista porque o dízimo é da Lei.

      Se assim for, quem não mente, não rouba, não mata, não cobiça e etc. também é legalista porque tudo isso também está na Lei.

      Aliás, Tiago ordenou os crentes a fazerem o que a Lei determinava "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem". Atos 15:28-29. Será que a igreja foi legalista por seguir o que a lei ordenava?

      Alguns usam até mesmo este texto (At. 15) para provar que o dízimo não foi imposto para a igreja, pois o mesmo não foi mencionado aqui como obrigação.

      A questão é que o assunto do contexto não era o dízimo, e sim a prática da circuncisão como condição para a salvação. Os judeus estavam dizendo que a pessoa que não era circuncidada não seria salva, ou seja, estava colocando sobre os gentios um peso que Deus não colocou (At. 15.1). Usar este texto para tirar alguma conclusão sobre o dízimo é desrespeitar os princípios da hermenêutica, isso porque o texto não fala nada sobre o dizímo. Portanto, não podemos concluir nada sobre o dízimo com base nestes texto. Não podemos concluir nada com base em suposição. Não podemos definir o que o próprio texto não define.

      Alguns também dizem que se um crente dizimar deve guardar todos os mandamentos da lei de Moisés.

      Seguindo este argumento, posso também dizer que se é assim para o dízimo, deve ser assim também para quem guarda qualquer mandamento que se encontra na Lei. Quem não mata, não mente, não rouba e não cobiça, também deve guardar tudo que está na lei de Moisés. O que seria um grande equívoco.

      O interessante é que encontramos textos no Novo Testamento que dizem claramente que os crentes não deveriam ser circuncidados (At. 15.1-20) e que nenhum deles deveriam permitir ser julgados por dias de sábados (Cl. 2.16). Agora qual é o texto do Novo Testamento que diz categoricamente que o dízimo foi abolido? Não tem.

      Embora o Novo Testamento não ordena os crentes a dizimarem, isso não significa que os mesmos não possam dizimar ou que esta prática foi abolida. Não podemos abolir o que a Bíblia não aboliu.

      É verdade que o Novo Testamento não registra os crentes dizimando, mas também é verdade que o Novo Testamento registra os crentes dando muito mais do que o dízimo. E é aqui que muitos que não dizimam vacilam.

      Excluir
    14. Alguns também dizem que não é obrigatório dizimar porque o Didaquê (um manual eclesiástico do 2º século) não fala sobre o dízimo.

      É verdade que o Didaquê não obriga categoricamente o crente a dizimar, mas veja o que o mesmo fala sobre a contribuição aos profetas:

      CAPÍTULO XIII

      1 - Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se em seu meio é digno do alimento.
      2 - Assim também o verdadeiro mestre é digno do seu alimento, como qualquer operário.
      3 - Assim, tome os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e os dê aos profetas, pois são eles os seus sumos-sacerdotes.
      4 - Porém, se você não tiver profetas, dê aos pobres.
      5 - Se você fizer pão, tome os primeiros e os dê conforme o preceito.
      6 - Da mesma maneira, ao abrir um recipiente de vinho ou óleo, tome a primeira parte e a dê aos profetas.
      7 - Tome uma parte de seu dinheiro, da sua roupa e de todas as suas posses, conforme lhe parecer oportuno, e os dê de acordo com o preceito.

      De acordo com o Didaquê, os crentes foram exortados a entregar os primeiros frutos de todos os produtos da videira e da eira, dos bois e das ovelhas. Além disso, eles deveriam oferecer aos profetas e mestres a primeira parte dos pães, do vinho e do óleo. E, por fim, também diz que eles deveriam tomar uma parte do dinheiro, da roupa e de todas as posses deles e fazer o mesmo. O que isso nos lembra? O dízimo.
      Será que estes que não dizimam com base no Didaquê fazem o que o mesmo ensina com relação aos profetas da sua igreja?
      O que significa dar as primícias da colheita, do gado e do rebanho para os profetas?
      Pelo que eu sei, alguns que não dizimam entendem que pastor, profeta e mestre devem trabalhar fora para se manter, além de pastorear, profetizar e ensinar na igreja. Eles querem usufruir do serviço do pastor, do mestre e do profeta, mas não querem sustentar os mesmos. Para eles o interessante são apenas os textos que excluem as suas responsabilidades com relação aos pregadores na Bíblia e no Didaquê.

      Excluir
    15. O Novo Testamento registra que:

      1. Os crentes davam além do dízimo.

      "Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade". Atos 2:45

      "Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos". Atos 4:34-37

      2. Os crentes deveriam contribuir de acordo com os seus bens e voluntariamente.

      "Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar". 1 Coríntios 16:1-2

      "Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem". 2 Coríntios 8:12

      "Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria". 2 Coríntios 9:7

      Em 2 Coríntios 8 e 9 o dar era uma doação para os irmãos necessitados e não para o sustento dos ministros e nem do santuário.

      Dúvida

      Será que um crente que não dizima será amaldiçoado ou o devorador vai prejudicá-lo?
      Não. Entretanto, o N.T. ensina:

      Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Lucas 6:38

      Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ". Atos 20:35

      Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. 2 Coríntios 9:6

      E aí eu pergunto: E quem não semeia nada colhe o que?

      Fica claro com base nestes textos que os generosos são mais felizes, mais abençoados, mais recompensados que os mesquinhos, avarentos e egoístas.

      Encerro deixando uma pergunta:

      Existe uma outra forma melhor que o dízimo de custear as despesas da igreja, de manter a obra de Deus e de expandir o seu reino? Se alguém souber me diga, porque até agora ninguém apresentou uma forma melhor do que esta.

      Conclusão:

      O dízimo foi ato de gratidão de Abrão, foi um voto feito por Jacó, foi uma lei estabelecida por Deus para sustentar os sacerdotes, os levitas, os órfãos e as viúvas, foi uma condição estabelecida por Deus para abençoar o seu povo, foi aprovado por Cristo e foi omitido como mandamento no N.T.
      O dízimo foi uma referência, um princípio e uma prática do A.T. e foi valorizada por Cristo no N.T.
      O dízimo pode ser uma forma adota pela igreja de custear todas as despesas da igreja, uma vez que o próprio Deus instituiu o dízimo para este fim no A.T.
      O dízimo é o início da generosidade. Se alguém deseja ser generoso, pode começar dizimando.

      Portanto, dizime não porque está na lei de Moisés, mas porque você é grato a Deus e deseja suprir as despesas da igreja e expandir o Reino de Deus.
      Dizime não para ser abençoado, mas porque você é abençoado.
      Dizime para suprir as necessidades daqueles que suprem as suas necessidades espirituais (pastores, mestres, evangelistas e profetas).
      Dizime não com medo de ser vítima do devorador, mas por saber que é dando que se recebe, é plantando que se colhe, e é semeando que se recebe mais semente para semear.
      Dizime para demonstrar e provar a sua generosidade.

      Renato

      Excluir
    16. paz do SENHOR irmaõ gostei agora da sua atitude, parabens! assim fica melhor pra todos, o que eu entendi, e que muitos lideres cristãos adotaram este suposto dizimo que antes era dizimos, na proprio capitulo onde o irmão menciono em Deuteronômio 14:22 não vi ali dizimo, porque sé tratava de dizimos alimentos, tudo o que erra da terra, este e o de bate irmão! a igreja mãe milagrosamente enxerto este dizimos por dizimo nas suas denominaçoes. ponto-------- embasar os sustentos pastores,em pagamentos espécie  em  dinheiro. ficando assim dizimo

      Excluir
    17. O dízimo foi uma referência, um princípio e uma prática do A.T. e foi valorizada por Cristo no N.T.
      O dízimo pode ser uma forma adota pela igreja de custear todas as despesas da igreja, uma vez que o próprio Deus instituiu o dízimo para este fim no A.T.)respeito seu pensamento , mais dizimos creio eu que não ,sé dizimos era mantimento eles comia estes dizimos,e nada pode ser acrescentada mesmo sé for por uma razão justa ,22 Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
      23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
      24 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
      25 Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
      26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
      27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
      28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
      29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

      Excluir
    18. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    19. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    20. Soares, até agora você não respondeu as minhas perguntas.
      Segue abaixo e espero a resposta de cada uma.
      Obrigado!

      1. O culto a Deus foi praticado antes da lei, foi estabelecido como lei e foi praticado depois na era da graça?

      2. O dízimo foi praticado antes da lei, foi estabelecido como lei e foi praticado na época da graça?

      3. O dízimo fazia parte do culto antes da lei, durante a lei?

      4. Por que acabar com o dízimo na era da graça se não há nenhuma texto bíblico dizendo para acabar?

      5. Como afirmar categoricamente que não devemos dizimar se nem o Novo Testamento diz isso?

      6. Se dizimar é seguir a lei, então fazer o que At. 15.28, 29 não é também seguir a lei visto que as exortações se encontram na lei de Moisés?

      7. Como que alguém pode anular o dízimo se nem a Bíblia anula?

      8. Qual é o texto bíblico que você pode me apresenta que diz que o dízimo não deve ser praticado pelos cristãos hoje?

      Excluir
    21. Soares, seu argumento para não dizimar é patético.
      O princípio do dízimo é dizimar aquilo que você receber como salário.
      Os judeus viviam da agricultura e dizimavam daquilo que trabalhavam.
      Quem trabalhava com a terra, dava o dízimo da colheita, quem trabalhava com animal, dava o dízimo com animais.
      Hoje, o nosso salário não vem com cereais e nem com animais, pois grande parte do povo não tem como moeda estes tipos. Nosso salário hoje é em dinheiro e por isso dizimamos do nosso dinheiro.
      Você se apega a letra do texto quando lhe convém, mas quando deveria se apegar a letra que está em Mt. 23.23 você faz diferente.
      Assim fica difícil debater com você.
      Faz o seguinte então, pegue todas as páginas da Bíblia que falam sobre dízimo e jogue fora, pois elas não tem mais significado pra você, e fique com uma Bíblia sem estas páginas. Vai ter que rasgar muitas páginas da Bíblia. Rapaz, pare pra pensar: por que Deus inspirou homens para registrar o dízimo? Qual é a lição que o dízimo nos ensina? Como posso dizimar hoje? Pense!

      Excluir
    22. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    23. paz do SENHOR, amado irmaõ RENATO, eu ja´dei tantas resposta e provas que não tem mandamento testamento obrigando a lei dos dizimos, como a maioria das denominaçao ensina com textos isolados, sem contextos, para sé embasar no seu proprio entedimento, esta regnão e valida pela hermineutica, e vocé sabe bem melhor que eu! no tocante vocé dertupa dodas as escrituras irmão pelo seu bel prazer!, sou envagelico congreco em denominaçao, mais não me vendo! sua refutaçao ----------Soares, seu argumento para não dizimar é patético.
      O princípio do dízimo é dizimar aquilo que você receber como salário.
      Os judeus viviam da agricultura e dizimavam daquilo que trabalhavam.
      Quem trabalhava com a terra, dava o dízimo da colheita, quem trabalhava com animal, dava o dízimo com animais.
      Hoje, o nosso salário não vem com cereais e nem com animais, pois grande parte do povo não tem como moeda estes tipos. Nosso salário hoje é em dinheiro e por isso dizimamos do nosso dinheiro, minha resposta.24 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
      25 Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
      26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; dinhero não tinha? irmão vc que isto eu patetico eu, por ser examinador das escrituras, te Perdoou, deve esta nervoso",

      Excluir
    24. 4. Por que acabar com o dízimo na era da graça se não há nenhuma texto bíblico dizendo para acabar?

      5. Como afirmar categoricamente que não devemos dizimar se nem o Novo Testamento diz isso?

      6. Se dizimar é seguir a lei, então fazer o que At. 15.28, 29 não é também seguir a lei visto que as exortações se encontram na lei de Moisés?

      7. Como que alguém pode anular o dízimo se nem a Bíblia anula?

      8. Qual é o texto bíblico que você pode me apresenta que diz que o dízimo não deve ser praticado pelos cristãos hoje? EU JÁ mandei a resposta HEBREUS71 ate 13)13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,HEBREUS7V5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
      6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
      7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
      8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.

      Excluir
    25. 4. Por que acabar com o dízimo na era da graça se não há nenhuma texto bíblico dizendo para acabar?

      5. Como afirmar categoricamente que não devemos dizimar se nem o Novo Testamento diz isso?

      6. Se dizimar é seguir a lei, então fazer o que At. 15.28, 29 não é também seguir a lei visto que as exortações se encontram na lei de Moisés?

      7. Como que alguém pode anular o dízimo se nem a Bíblia anula?

      8. Qual é o texto bíblico que você pode me apresenta que diz que o dízimo não deve ser praticado pelos cristãos hoje? EU JÁ mandei a resposta HEBREUS71 ate 13)13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,HEBREUS7V5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
      6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
      7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
      8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.

      Excluir
  35. O que tem a dizer sobre o dízimo e o uso do véu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. dizimo foi especificamente p/ a nação de israel e não p/ a igreja de CRISTO.dizimo nunca foi dinheiro,e sim comida literalmente,e era p/ os levitas,órfão viúvas e estrangeiros.os apóstolos de CRISTO nunca
      pediram dizimo,e JESUS censurou aqueles que davam dizimo.

      quanto ao véu;é questão cultural e não doutrinaria .não devemos trazer esses costumes p/ dentro da igreja de CRISTO.

      Excluir
    5. Mary, me apresente um texto da Bíblia que diz que o dízimo foi abolido no N.T..

      Jesus censurou quem dava o dízimo, mas não os proibiu de dizimarem, pelo contrário.

      Excluir
  36. não tem fundamento é esses "pastores"ficarem ricos com o dizimo dos outros.esses bando de ladroes!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mary da silva, você generalizou, isso é um grande erro da sua parte.
      Em todos os setores de trabalho existe gente sem caráter, nem por isso todo mundo é igual.

      Excluir
  37. Meu Deus, quantas discussões frívolas por conta de "dinheiro, sustento".
    Gente não precisa disso.
    Se vocês querem dizimar, ofertar, para sustento do pastor amém. Se você não concorda com isto, procura um lugar que não precise disso. No final Deus julgará quem está certo ou errado.
    Deus tem seus propósitos e levantará alguém para sustentar, pagar salário, fazer o que Ele quiser na vida dos pastores.
    SOU DÍZIMISTA, OFERTANTE, tenho prazer em fazê-los.
    Não sou juíza, afinal há um só JUIZ.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns Renato, não tem como contestar o que você escreveu, esta tudo dentro da Palavra, que Deus te abençoe meu irmao e continue te dando sabedoria para escrever!
    Abraços e a paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  39. Renato Corumbá,o senhor é pastor? Recebe salário também?
    Qual é a porcentagem da veracidade do que está escrito na bíblia sagrada,visando que foi escrita a milhares de anos e traduzidas inúmeras vezes até termos em um idioma universal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sou pastor e recebo salário também. Qual é a veracidade tantos livros que já foram escritos a tantos anos que você já leu além da Bíblia? A sua resposta é a mesma da minha.

      Excluir
    2. boa noite renato infelismente vc recebe salario vive do evagelho nao prega por amor da obra de deus sinto muito em dizer vc ja esta recebendo seu galardão não terá direito de entrar no reino de deus ah e mais um detalhe no céu não vai entrar pastor porque la ja tem pastor jesus cristo porque ele disse eu sou o bom pastor e dou a minha vida as ovelhas todos que vieram antes mim são ladrão e salteadores . vs usam a palavra de deus para ganhar muito dinheiro vendem o evangelho
      com suaves palavras enganam os corações dos simples são lobos com pele de ovelhas . se vcs nao se arrependerem suas partes serão no lago de fogo no dia do juizo....

      Excluir
    3. A sua Bíblia deve ser diferente da minha, só pode ser.
      Seu comentário é patético.

      Então Paulo que mandou Timóteo pagar salário dobrado para presbítero vai pro inferno, e Jesus que mandou o pregador viver do evangelho é herege?

      Rapaz, vai estudar melhor a sua Bíblia.

      Excluir
    4. nao se faça de tolo vc sabe muito bem que salario que a biblia fala nao e dinheiro os apostolos nao viviam nas custas de ninguem eles trabalhavam quando viajavam na obra de deus sim quando eram recebidos eles comiam e bebiam e ficavam hospedados mas não recebiam salarios eles nao cobravam para evangelizar faziam tudo por amor da obra de deus como paulo disse que trabalhe dia e noite para não ser pesado a seu irmão . mas vcs querem viver nas custas dos fieis arrancando a lã das ovelhas comprando fazendas e carros de luxo enquanto muitos fiéis não tem nem o que comer e vcs obrigam eles pagarem o dizimo dizendo que aquele que não pagar o dizimo é ladrão sendo que vcs sabem que o dizimo foi no velho testamento me mostra aonde a biblia fala de dizimo no novo testamento fala das ofertas e não 10% do que ganhar oferta é o que a pessoa sente no coração de dar pode ser até 10 centavos como pode ser 1 milhão vcs sabem muito bem disso mas talvez nunca vão aceitar porque não querem perder a mordomia de viverem nas custas dos fiéis . mas como a bíblia disse vcs ja receberam o seu galardão .

      Excluir
    5. 1. O tema deste artigo não sustentar lobos ou hereges, e sim pastores. Então não misture as coisas, por favor.

      2. O tema não é dízimo, mas sustento do pastor.

      3. O tema não é exploração dos lobos.

      O fato de Paulo abrir mão do direito, não significa que ele perdeu o direito e que os líderes perderam este direito.

      O fato de Paulo abrir mão desse direito, não significa que ele não foi sustentado pela igreja. Como eu disse, repito, você está equivocado. Paulo foi sustentado pela igreja dos Filipenses quando estava pregando em Corínto. É só você ler Fp. 4. Paulo foi sustentado pela igreja sim e durante grande parte do seu ministério. Ele trabalho em Tessalônica, mas depois se dedicou totalmente ao ministério sendo sustendo por irmãos.

      Vou refrescar a sua memória, olha o que Paulo disse:
      “Será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando a vocês gratuitamente o evangelho de Deus?
      Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui um peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês e continuarei a agir assim.”
      ‭‭2 Coríntios‬ ‭11:7, 9‬ ‭NVI‬‬

      A BÍBLIA AFIRMA QUE PAULO FOI SUSTENTADO PELA IGREJA.

      Outra coisa, não me confunda com lobos. Eu não sou lobo, sou pastor.
      Você está equivocado em oensar que todos pastor que recebe salário da igreja está bem de vida.
      Eu recebo salário da igreja e apesar disso não tenh casa própria, não tenho carro próprio, quanto mais mandão ou carro de luxo.
      Rapaz, se tem pastor lobo, tem ovelha bode. Tem gente esperta em qualquer setor.

      Portanto, não generaliza.






      Excluir
  40. eu acho que quem precisa estudar mais a biblia aqui são vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu preciso estudar mais a Bíblia. Aliás, eu sempre vou precisar estudar a Bíblia.

      Então estuda este texto, que eu acho que você não estudou:

      “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”.”
      ‭‭1 Timóteo‬ ‭5:17-18‬ ‭NVI‬‬

      Excluir
  41. É privilégio manter a obra de Deus na terra, através do nosso dinheiro e serviço, mas muitos não entendem isso, busque o Reino de Deus, mantenha o Reino de Deus, e, suas necessidades (lucas 12:22) serão supridas, Lucas 12: 31. Quem não é por Deus é contra Deus. Somos inteligentes o suficiente para vermos os abusos e descartarmos, tendo certeza de que esses não ficarão impunes diante do trono de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo que e preciso sim o dinheiro para manter a obra de deus mas não para sustentar essas pessoas que se dizem pastores que querem viver do evangelho paulo disse se possível trabalhe dia e noite para não ser pesado a seu irmão os apóstolos trabalhavam e sofriam pela obra de deus não tinham riquezas mas hoje esses ai que se diz pastor so pregam por dinheiro não tem amor pelas ovelhas arrancam o dinheiro daqueles idosos que muitas vezes passam necessidade que ganham um salario minimo que não da nem para comprar alimentos pra dentro de casa é isso que eles fazem usam o nome de deus pra encherem os bolsos de dinheiro mas vai ter o dia do juízo e deus não terá ninguém por inocente

      Excluir
    2. O seu problema é que você acha que todo pastor é explorador.
      Lobo explora, pastor cuida.
      Se por um lado tem lobos explorando ovelhas, tem também bodes explorando pastores. Tem pastor passando dificuldades porque os membros bodes são egoístas e avarentos não os sustentam. Querem a pregação, o aconselhamento, a visita, o socorro do pastor, mas não querem sustentá-los. Kkkkkk!
      Estou pra te dizer que tem mais bode que não sustenta pastores de verdade do que lobo explorando ovelhas.

      É outra coisa, estes lobos exploram esse povo que não conhecem e não querem o evangelho.


      Eles exploram aqueles que sonham em ficar ricos como eles.
      Eles exploram aqueles que acreditam em suas mentiras e porque também são gananciosos como eles.

      Excluir
  42. Graça e Paz a todos. O dizimo para a obra, é para manter a obra. Infelizmente vivemos em um mundo capitalista, e que tudo nescessita do dinheiro para ser feito, mas de onde vem o dinheiro? Todo ouro, e toda prata é de Deus, e tudo foi feito por ele. João 1:1,3. A consciência de cada um, para uma vida espiritual em Cristo depende da revelação que recebe, e se vc entende que o dizimo e ofertas fazem parte disso, com certeza está no caminho certo, afinal como se manter a obra sem os dizimos e ofertas, e sim com farinha e feijão e hospedagem. A igreja evangelica, é sustentada pelos fieis, e Deus honra os fieis. Se qualquer un se corrompe com as heresias, e não com a Palavra de Deus, viva pelas heresias e morra com elas, afinal o Justo vive da fé.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Antes de tudo quero deixar bem claro que estou aqui não para ofender ninguém, mas para debater as escrituras, passar meus conhecimentos se possível for e adquirir mas conhecimento. concordo plenamente com que esta escrito nas escrituras sagradas a respeito do pastor viver do evangelho. Mas discordo dos pastores que se diz pastor, mas nunca visitou uma ovelha se quer vive da carne e da lã das ovelhas, com carro de lux e mansões milionárias. Ficando ricos com curas, orações e libertações cobradas das ovelhas e nas escrituras como bem sabe diz dai de graças o que de graças recebestes. Não tenho nenhuma teologia sou apenas um observador da palavra de Deus, mas vejo a obra de Deus aqui na terra cada vez mas materialista. Não sou da igreja Sou pela graça e misericórdia de Cristo Jesus o único salvador a favor da palavra de Deus tento a cada dia passar ser mas conhecedor das coisas de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Silvanei, obrigado pelo seu comentário. Todavia, gostaria de deixar claro que o tema apresentado neste blog não visa apoiar pastores que ficam ricos, nem lobos, pois também sou contra isso. O propósito deste tema é saber se o pastor tem ou não direito de ser sustentado pela igreja. E de acordo com a Escritura ele tem. A própria Escritura condena homens que fazem da igreja um negócio, que negociam a Palavra, e que exploram as pessoas como está escrito em (2 Pe.2). Portanto, ao mesmo tempo que a Escritura apóia que pastores sejam sustentados, ela condena aqueles que querem ficar rico a custa da igreja. Um abraço!

      Excluir
  45. Seguir a Jesus sem Religião (do Facebook), respondeu assim, acerca desta passagem e questão: ´´Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.´´ I Timóteo 5:17-18 ??

    Qual é o salário nessa passagem? DINHEIRO? O SALÁRIO É HONRA!!

    Algumas traduções trazem "dupla honra" ou "duplicada honra", não "dobrados honorários" ou "salário dobrado" como outras colocam no versículo 17. O sentido aí é tanto de serem duplamente honrados como duplamente recompensados, em especial os que trabalham na obra do Senhor, pois a continuação fala de sustento material. Mas não tem nada a ver com salário de pastor como vemos nas denominações. Nas coisas de Deus não há "empregados", mas pessoas que servem a Deus e que dependem de Deus.

    Resumindo, uma assembléia deve reconhecer aqueles que foram chamados para a obra do Senhor e que deixaram oportunidades de ganho para se dedicarem a isso. Mas veja que não é um emprego, mas um reconhecimento. Uma pessoa que se diga na obra do evangelho pode nem mesmo ser reconhecida por uma assembléia, e a pessoa não poderá cobrar esse reconhecimento.

    A palavra presbítero significa idoso! Os anciões viviam de caridade, comer, beber e hospedar, ache na bíblia um presbítero recebendo dinheiro! Era alimentos! Eram hospedados posto que viajavam e não tinham como exercer suas profissões assim como Jesus ensinou (Mt 10:9-10; Lc 10:7)

    Paulo jamais usou o “direito” de ser sustentado pelo povo (1 Cor 9:12) Quando passava por necessidades, algumas pessoas SUPRIRAM AQUILO QUE ELE NECESSITAVA (comida e bebida) (2 Cor11:8-9) diferente dos pastores protestantes, os apóstolos trabalhavam, assim, fizeram tudo para não serem um peso para as pessoas (1 Tess 2:9)! Paulo e os demais apóstolos não recebiam salários como se fossem funcionários de uma empresa, posto que, o evangelho sempre foi pregado GRATUITAMENTE (2 Cor 11:7)

    Se as "igrejas" de hoje realmente seguissem o que está nas escrituras, nada era para templos de pedra e cimento e sim para as pessoas, os pobres e necessitados.

    As cartas dos apóstolos, não tem o caráter de instituir nada, são cartas CORRETIVAS! Muito do que os apóstolos escreveram foram contextuais, específicos e inerentes para aquele povo, para uma determinada época e circunstância. AINDA QUE OS APOSTOLOS COBRASSEM DINHEIRO, para criar um templo, e abrir uma instituição, eles estariam errados, pois Cristo o Mestre não ensinou assim, e tudo que vá de confronto com o que Jesus ensinou deve ser rejeitado! O próprio Paulo disse, que se ainda ele, outro apóstolo ou mesmo um anjo, pregasse um evangelho diferente, do que Jesus ensinou, que fosse anátema. Infelizmente as pessoas preferem ignorar o viceral que é Jesus e permanecer no superficial que foi o contextual. Bandidos e Mercadores da Fé! Ficam presos a versinhos sem contexto das cartas de Paulo e se esquecem do que Jesus ensinou! NÃO HÁ NADA que ameace mais a existência dessas instituições do que A PREGAÇÃO PURA DE JESUS!!! Pegam coletas esporádicas para os Santos e transformam em indulgências clericais! Tentarem imitar o supérfluo, fazem tudo errado, transformam alimento em dinheiro, dom em cargo, graça em obrigação e emprego!

    Corumbá, ficarei agradecido ante a tua opinião e explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alesilvestre, obrigado pelo seu comentário, mas discordo de alguns pontos, pois a sua interpretação não está de acordo com a intenção do autor sagrado. Além disso, abaixo apresento os meus argumentos e comentários dos maiores exegetas cristãos da atualidade sobre o sustento do pastor.

      PASTOR TEM DIREITO DE SER SUSTENTADO PELA IGREJA

      Em 1 Co. 9 Paulo usa vários argumentos para provar que ele como apóstolo tinha o direito de ser sustentado pela igreja, vejamos:

      “Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento? Quem serve como soldado às suas próprias custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não bebe do seu leite? Não digo isso do ponto de vista meramente humano; a Lei não diz a mesma coisa? Pois está escrito na Lei de Moisés: "Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal". Por acaso é com bois que Deus está preocupado? Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque "o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita". Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais? Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo”. 1 Coríntios 9:6-12

      Paulo usou como argumento o direito do soldado, do agricultor e do pastor, três funções em que o trabalhador tira o seu sustento do seu próprio trabalho, para provar que o pregador do evangelho tem direito de ser sustentado pela igreja.

      Paulo revelou aos coríntios que abriu mão desse direito para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo 1 Co. 9.12. Todavia, Paulo disse que enquanto servia os coríntios estava sendo sustentado pelos macedônios ao dizer:

      “Será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando-lhes gratuitamente o evangelho de Deus? Despojei outras igrejas, recebendo delas sustento, a fim de servi-los. Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui um peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês, e continuarei a agir assim”.
      2 Coríntios 11:7-9

      Portanto, abrir mão do direito de ser sustentado pela igreja foi uma questão pessoal e circunstancial de Paulo, e não uma regra estabelecida para todos, pois sabemos que os demais apóstolos eram sustentados pela igreja, e até mesmo o apóstolo Paulo.

      Excluir
    2. Para que fique claro que todo pastor tem o direito de ser sustentado pela igreja, o próprio Paulo disse o seguinte a Timóteo:

      “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: ‘Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal’, e ‘o trabalhador merece o seu salário’”.
      1 Timóteo 5:17,18

      Entenda que Paulo não está falando de apóstolos, mas de presbíteros, isto é, de pastores e líderes que cuidavam da igreja de Cristo.

      Para consolidar ainda mais o meu pensamento, vejamos o que alguns comentaristas dizem sobre o texto de 1 Timóteo 5.17,18:

      “A principal função dos presbíteros é governar bem. A palavra "honra" era usada em textos antigos fora da Bíblia como referência à remuneração financeira. "Duplicada" se refere a dois tipos de honra: 1) respeito por governar bem e 2) pagamento adequado por cuidar com diligência da igreja (1 Co. 9.1-14)”. (O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento).

      “Os presbíteros que trabalhavam arduamente pelos crentes, acrescentando às suas responsabilidades tanto o pregar quanto o ensinar, deveriam receber um salário. Paulo fundamentou esta recomendação de que os presbíteros deveriam ser pagos citando o Antigo Testamento (Dt. 25.4) e depois (Lc. 10.7)”. (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal).

      Excluir
    3. “Honorários pode significar respeito, mas também inclui a ideia de reembolso financeiro (Mt. 15.6). Dobrados honorários contém as duas ideias. Antes de tudo, são merecedores de respeito do povo de Deus devido a seu trabalho, mas se o seu tempo é integralmente dedicado a esse trabalho, também são merecedores de ajuda financeira”. (Comentário Bíblico Popular Novo Testamento de William MacDonald).

      “Quando Paulo diz que aquele que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra (NVI), pode estar dizendo que eles merecem o dobro de respeito dado aos outros. As citações de Deuteronômio 25.4 e Mateus 10.10 sugerem que ele podia estar pensando em termos de apoio financeiro. Qualquer que seja a interpretação, no entanto, os presbíteros merecem ambos: honra e honorários! Devem ser considerados trabalhadores assalariados”. (Comentário Bíblico Africano de Tokunboh Adeyemo).

      Excluir
    4. “Na igreja primitiva, a congregação não era ministrada por um único pastor, mas sim por vários presbíteros. Esses homens dedicavam-se à obra do Senhor em tempo integral e mereciam algum tipo de remuneração... Paulo diz a Timóteo para se certificar de que os líderes sejam devidamente remunerados com base em seus ministérios. Fundamenta sua argumentação na Lei do Antigo Testamento (Dt. 25.4) (o melhor comentário sobre esta questão encontra-se em (1 Co. 9.7-14). Em seguida, Paulo acrescenta uma declaração do Senhor Jesus Cristo: “porque digno é o trabalhador do seu salário” (Lc. 10.7)... Se os pastores são fiéis em alimentar e em conduzir o povo, a igreja deve ser fiel em lhes pagar adequadamente. “Dobrados honorários” (1 Tm. 5.17) pode ser traduzido por “pagamento generoso”. Faz parte do plano de Deus que as necessidades de seus servos sejam supridas pelas igrejas locais, e ele abençoará as igrejas fiéis a seus servos”. (Comentário Bíblico Expositivo de Warren W. Wiersbe).

      “A palavra traduzida honorários (Gr. Time) literalmente significa “honra”, e muitos preferem traduzi-la assim... A honra e o respeito da parte da congregação naturalmente estão em mira aqui, mas a inferência do v. 18 de que recompensas financeiras, ou de qualquer maneira materiais, estão sendo referidas primariamente aqui, não pode ser evadida. Não temos, é claro, qualquer ideia do caráter, escopo ou montante destas, mas a conclusão natural a ser tirada do v. 18 é que os respectivos presbíteros têm o direito de esperar da parte da igreja a sua manutenção. Este princípio está em completa harmonia com a atitude de Paulo conforme é revelada noutros lugares. Embora preferisse não tirar vantagem dele pessoalmente (1 Co. 9.3-18; 1 Ts. 2.7-9), sempre defendia vigorosamente o direito dos apóstolos e seus assistentes serem materialmente sustentados pela comunidade... Paulo apoia sua proposição de que os ministros da igreja têm o direito a apoio material com duas citações... a primeira das suas citações é (Dt. 25.4)... A segunda citação: “O trabalhador é digno do seu salário,” não é tirado do A.T., mas, sim, é um dito que (Lc. 10.7) atribui a Jesus”. (Introdução e comentário Série Cultura Bíblica de J.N.D. Kelly).

      Excluir
    5. “Nesta passagem, o apóstolo deixa clara a sua opinião de que o serviço fiel e eficaz merece reconhecimento e remuneração adequada. É óbvio que a igreja começava a mudar rumando para um ministério assalariado”. (Comentário Bíblico de Beacon).

      “A devida honra àqueles que não eram ociosos, mas laboriosos nesse trabalho. Eles eram dignos de duplicada honra, estima e sustento. Ele cita as Escrituras para confirmar essa ordem quanto ao sustento dos ministros que podemos achar estranho... Portanto, os presbíteros que trabalhavam na palavra e na doutrina devem ser bem providos: porque digno é o operário do seu alimento (Mt. 10.10), e existem todos os motivos do mundo para que ele o receba. Podemos aprender o seguinte: 1) Deus, tanto debaixo da lei, quanto agora debaixo do evangelho, cuidou para que seus ministros fossem bem providos. Se Deus cuida de bois, será que não cuidará dos seus próprios servos? O boi somente trilha o trigo do qual fazem o pão que perece. Mas os ministros quebram o pão da vida que dura para sempre. 2) A subsistência confortável dos ministros: como é a designação de Deus de que aqueles que pregam o evangelho devem viver do evangelho (1 Co. 9.14), assim é a justa obrigação dele, tanto quanto a recompensa do operário. Aqueles que deixam os ministros passar fome, ou não proveem devidamente por eles serão cobrados no devido tempo”. (Comentário Bíblico Novo Testamento de Matthew Henry).

      “A expressão “dobrados honorários” (17) causa perplexidade. Parece que o autor tinha em mente algum tipo de remuneração, e que dobrados significava uma provisão generosa. Por outro lado, o uso da palavra “duplicada” honra pode sugerir que o autor tem em mente mais do que remuneração, e que o respeito, não somente o salário, está incluído aqui. As citações (18; uma de Dt.25.4 e outra paralela de Lc. 10.7) têm a intenção de dar sustentação à ideia de recompensa pelo trabalho realizado, um princípio que nem sempre tem sido seguido na história da igreja cristã”. (Comentário Bíblico Vida Nova).

      Excluir
    6. “A primeira recomendação do apóstolo é que deveria haver uma estimativa realista das necessidades pessoais do presbítero. “dupla honra”: A expressão contém os dois elementos do respeito e da remuneração... assim merecem não somente respeito mas também remuneração adequada esses presbíteros que estão engajados nas tarefas exigentes da liderança”. (Comentário Bíblico NVI de F.F. Bruce).

      Como podemos ver, todos os comentaristas têm a mesma conclusão de que:

      O PASTOR TEM DIREITO DE SER SUSTENTADO PELA IGREJA.

      Portanto, a ideia de que pastor tem que trabalhar fora para se manter é antibíblica. Além disso, não há nenhum texto na Escritura ordenando que pastor tem que trabalhar fora para se manter e ao mesmo tempo pastorear a igreja.

      BIBLICAMENTE FALANDO É OBRIGAÇÃO DA IGREJA LOCAL SUSTENTAR FINANCEIRAMENTE OS PASTORES QUE SE DEDICAM A LIDERANÇA, PREGAÇÃO E ENSINO.

      E para encerrar, um dos documentos mais antigo da igreja confirma que os pregadores do evangelho tinham o direito de serem sustentados pela igreja, vejamos:

      DIDAQUÊ

      CAPÍTULO XIII

      1 Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se em seu meio é digno do alimento.

      2 Assim também o verdadeiro mestre é digno do seu alimento, como qualquer operário.

      3 Assim, tome os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e os dê aos profetas, pois são eles os seus sumos-sacerdotes.

      4 Porém, se você não tiver profetas, dê aos pobres.

      5 Se você fizer pão, tome os primeiros e os dê conforme o preceito.

      6 Da mesma maneira, ao abrir um recipiente de vinho ou óleo, tome a primeira parte e a dê aos profetas.

      7 Tome uma parte de seu dinheiro, da sua roupa e de todas as suas posses, conforme lhe parecer oportuno, e os dê de acordo com o preceito.

      Posto isto, fica claro que a igreja não tem obrigação de enriquecer os pastores, mas de sustentá-los financeiramente.

      Espero que diante do que foi exposto por vários comentaristas bíblicos fique claro que pastor tem direito a sustento financeiro.

      Excluir
  46. Corumbá, qm agradece sou eu! Vc aplicou muito bem as Escrituras, inclusive, aos dias atuais, graças a todo este teu conhecimento próprio e o q vem e recomenda de outros. Vou levar todas essas informações junto aos Grupos em q participo, dsd 2011, no Facebook. , vlw

    ResponderExcluir
  47. A Palavra de Deus já foi revelada a todos os homens e não há a necessidade de ensino, pois o próprio Espírito Santo que habita em nós nos ensina muito bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo do fato de você dizer que não precisamos de alguém que nos ensine, pois é não isso que a Escritura diz. Vejamos:

      1. Deus deu o dom de mestre, e quem tem este dom deve ensinar.

      Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
      Romanos 12:7

      2. Deus designou alguns para serem mestres.

      E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
      Efésios 4:11

      3. Os presbíteros têm como responsabilidade ensinar.

      Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
      1 Timóteo 5:17

      4. Existem pessoas que são mestres na igreja.

      Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Tiago 3:1

      5. A igreja precisa de mestres.

      De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Hebreus 5:12

      Portanto, o fato do Espírito de Deus está em nós não significa que não precisamos de mestres, pois é o próprio Espírito que capacita crentes para ensinar a Palavra de Deus a outros crentes.

      Logo, você está equivocado.

      Excluir
    2. Não podemos esquecer que nesse período da Igreja não havia a Palavra de Deus do N.T. e por isso a necessidade de alguém ensinar, porém com a formação do cânon tudo isso mudou.

      A Igreja católica usurpou esse direito aos homens, entretanto através de homens, no controle de Deus claro, com a Reforma devolveu esse direito aos homens, tanto é que a Bíblia é o livro mais vendido no mundo.Todos temos acesso e não haverá desculpas.

      Excluir
    3. José, o fato da Escritura do Novo Testamento não existir nesta época, não anula o que o mesmo ensina, pois também é a Palavra de Deus, e os textos que usei são do Cânon do N.T. e eles são normativos. Portanto, o seu argumento não anula as verdades que o N.T. diz sobre a necessidade que a igreja tem de mestres.

      Como que a igreja vai ser edificada sem o dom de mestre?
      Como que a a igreja vai aprender se os presbíteros não ensinarem a Palavra de Deus?

      TODOS OS VERSÍCULOS USADOS NO COMENTÁRIO ESTÃO NO CÂNON E SÃO REGRA DE FÉ E DE CONDUTA. PORTANTO NÃO FORAM ANULADOS.

      Excluir
  48. Todos os versículos usados no comentário acima são antes do cânon ser formado, a Palavra Dele já foi revelada, todos têm acesso.

    ResponderExcluir
  49. Todos os versículos usados no comentário acima são antes do cânon ser formado, a Palavra Dele já foi revelada, todos têm acesso.

    ResponderExcluir