segunda-feira, 29 de outubro de 2012

É pecado expor o pecado alheio?



 
Alguns dizem que não devemos expor o pecado alheio como fez Cam com o seu pai Noé (Gn. 9.20-25).
Outros dizem que o amor encobre as transgressões alheias como está escrito em (Pv. 10.12).
E existem aqueles que dizem "não julgue" para não ser julgado conforme (Mt. 7.1,2), dando a entender com essas palavras que não podemos falar nada quando alguém peca.
Basicamente por causa destes três textos alguns entendem que é pecado expor o pecado alheio e, por isso, ocultam os pecados alheios de irmãos na fé, de líderes e de colega de ministério.
Entretanto, o texto (Gn. 9.20-25) nos diz que Cam errou primeiro, por ter visto a nudez do seu pai. Segundo, por não ter coberto a nudez do pai. E terceiro, por revelar a situação vergonhosa do pai aos seus irmãos.
Cam errou porque desrespeitou o seu pai ao vê-lo nu, ao deixá-lo nu e ao contar a seus irmãos a nudez do seu pai.
O texto de (Pv. 10.12) ensina que o amor perdoa todas as ofensas, e não que o amor me leva a ocultar os pecados alheios.
E, por fim, o texto de (Mt. 7.1-5) nos ordena a não criticar os outros, que no contexto significa: fazer reparos sobre falha, defeito, omissão, etc. em; condenar, reprovar (Dicionário Aurélio).
Os três textos não ensina que devemos colocar de baixo do tapete os pecados alheios, ou que devemos fechar os nossos olhos para os pecados alheios como se eles não tivessem existidos, ou como se isso não fosse importante, ou que não devemos fazer nada quanto ao pecado alheio.
Agora vamos ver o que a Bíblia diz claramente sobre como devemos lidar com o pecado alheio.
"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão". Mateus 18:15
O texto bíblico acima diz que eu devo mostrar, ou seja, expor para aquele que pecou contra mim o seu pecado.
"Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas". Mateus 18:16
Agora o texto diz que caso o irmão que pecou contra mim não me ouça, eu devo levar duas ou três testemunhas para estar ciente do erro alheio e tentar restaurá-lo.
Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. Mateus 18:17
Se o irmão que pecou contra mim não quiser ouvir as duas ou três testemunhas que eu levei, a situação dele deve ser exposta para a igreja; e se ele não ouvir a igreja deve ser excluído da mesma.
Por tanto, eu concluo com base neste texto que eu devo expor o pecado alheio para aquele que pecou contra mim. Caso ele não me ouça, devo expor o seu pecado a duas ou três testemunhas. Caso ele também não ouça as testemunhas, eu devo expor o pecado dele a igreja.
O que dizer então do que Paulo fez ao escrever uma carta para a Igreja de Corinto e expor um pecado cometido por um membro da igreja que em toda parte se ouvia falar?
Primeiro, Paulo expõe um pecado que já era público.
"Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai". 1 Coríntios 5:1
Segundo, Paulo repreende a igreja e ordena a mesma a expulsar o membro causou aquele escândalo.
"E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?" 1 Coríntios 5:2
Terceiro, Paulo condena aquele que estava cometendo o pecado e causando escândalo.
"Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente". 1 Coríntios 5:3
Quarto, Paulo ordenou a igreja a entregar o homem a Satanás.
"entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor". 1 Coríntios 5:5
Quinto, Paulo pergunta a igreja se ela não deveria julgar os seus membros quando estes pecam.
"Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?" 1 Coríntios 5:12
Por fim, Paulo mais uma vez manda a igreja expulsar aquele homem do meio da igreja.
Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês". 1 Coríntios 5:13
Eu entendo com este texto que um pecado que vem a público deve ser tratado e punido publicamente, como foi o caso desse jovem.
Talvez alguns irmãos e líderes diriam que Paulo não perdoou este homem, que expos o seu pecado e que o julgou. Não vamos nos esquecer que o que ele escreveu e determinou a igreja foi inspirado por Deus.
Tanto o texto de Mateus como de 1 Coríntios fala sobre como lidar com pecados dos membros.
Agora vamos ver como deve ser tratado os pecados da liderança eclesiástica.
Primeiro, Paulo ordena a Timóteo a repreender em público os pastores que pecarem.
"Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam". 1 Timóteo 5:20
Sobre este texto o Comentário Bíblico  Beacon diz o seguinte:
"O apóstolo vai mais a fundo no versículo 20: Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. Se e quando a falta for comprovada pela boca de duas ou três testemunhas independentes, o culpado tem de sofrer as consequências do seu pecado, por mais dolorosas e humilhantes que sejam. O pecado não pode ser abafado, mas deve ser exposto e reprovado "em público". Na ótica de Paulo, tal procedimento ressaltaria o fato de que ninguém, nem mesmo o ministro da igreja, pode pecar impunemente.
Segundo, Paulo exorta a Timóteo a seguir estas instruções sem parcialidade e favoritismo.
"Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo". 1 Timóteo 5:21
Moffatt traduz assim o trecho final do versículo: "Não sejas preconceituoso na execução destas ordens; sê absolutamente imparcial".
E. F. Scott comenta: "A exortação é dupla: 'Não pré-julgar um caso, aceitando acusações duvidosas, porque você não gosta do indivíduo; e não ser brando em qualquer base pessoal, quando o caso for comprovado'".
Concluo com estes dois textos bíblicos que o pecado do líder deve ser exposto publicamente para que os demais líderes temam e o líder pecante seja punido. Além disso, os líderes pecantes devem ser tratados sem parcialidade e sem favoritismo.
Eu creio que estes textos bíblicos revelam a todos nós como devemos lidar com o pecado alheio no seio da igreja.
 
Resumindo
 
1. Pecado alheio deve ser exposto para aquele que pecou.
2. Pecado alheio deve ser exposto para testemunhas e para a igreja caso o pecante não queira ouvir ninguém.
3. Pecado alheio deve ser exposto publicamente quando é de conhecimento público.
4. Pecado alheio deve ser julgado e condenado pela igreja caso o irmão continue no pecado.
5. Pecado alheio deve exposto publicamente diante de outros líderes, quando envolve líderes.
 
É o que está escrito!
 
SOMENTE A ESCRITURA!
 
Renato Corumbá.

50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação, muita clara e lógica.

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação, muita clara e lógica.

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação, muita clara e lógica.

    ResponderExcluir
  5. Excelente explicação👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Pecado de lider deve ser exposto diante da Igreja e nao de lideres...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, o pecado de um líder deve ser exposto diante da igreja desde que seu pecado seja de conhecimento público.

      Excluir
  7. Otima explicacao devemos amar o irmao e n o seu pecado

    ResponderExcluir
  8. Só não podemos ser ignorantes (de ignorar) sobre o que é "pecado alheio", Mateus 18:15 Jesus ensina que devemos mostrar ao irmão que ele está pecando, porque muitas vezes o irmão não sabe que está pecando contra outro irmão; No vers 16 Jesus ensinou que antes de levarmos à igreja (isso não quer dizer que temos que levar à púlpito, no meio da congregação, até porque pode haver visitantes no momento que não entenderiam o fato), toda a Palavra tem que ser estabelecida, ou seja, o irmão em falta precisa entender na pela Palavra ele está pecando, só assim, se ele for temente ao Senhor, haverá arrependimento, porque não adianta eu chegar pro irmão dizer: "você pecou contra mim" se eu não mostrar à ele o que a Palavra fala sobre tal assunto.

    ResponderExcluir
  9. Ótima materia e melhor ainda, com respaldo bíblico.. Correto muito coerente.
    Deus expôs em publico o que Davi havia feito as escondidas e sofreu as concequêcias do seu erro.
    Mas paramos e pensamos...se uma pessoa erra contra ti e tu vai conversa tenta corrigir a situação (pede e libera perdão)ainda assim não aceita...mais duas testemunhas...levada a igreja (Apocalipse diz que a igreja tem representante chama de anjo, ninguém vai expor em culto é claro...até porque foge do propsito do culto que é adorar e ouvir a palavra.mas tem assembléias para isso conforme regulamentos da denominação e a bíblias nos exige ordem nos cultos.)
    ...esta pessoa ja não está crendo na plavra...
    Infelizmente o foco hoje é cura bênçãos e milagres...
    Mudança de caráter e salvação... Estão ficando pra trás....ai colocam levita em adultério porque toca bem e domingo o culto é cheio de pessoas...
    Louvo ao Senhor por sua vida e expor a verdade que o povo precisa ouvir e nao o que quer ouvir.
    Paz seja com todos

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a palavra . tem pessoas que não concorda porque ,os tais gostaria de apagar o fogo do inferno, concordam com tudo de menos na palavras escrita na biblia

    ResponderExcluir
  11. Na atual conjuntura, foi o melhor texto que achei. Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o texto foi útil pra você!
      Que o Senhor te abençoe ricamente!

      Excluir
  12. Muito bom aprendi o que fazia confusão na minha mente. Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. E se nao forem pessoas da fé? Tenho uma amiga que está metida com uma pessoa que faz muito mal. E não quero que a amiga sofra. Peco por dizer à minha amiga os pecados dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Se de fato ela é sua amiga, você deve com amor dizer o que sabe sobre a pessoa e deixar claro que você está fazendo isso porque é sua amiga, e que independente da decisão que ela vai tomar com a pessoa, você continuará sendo amiga dela. Um abraço!

      Excluir
  15. Vi um irmao da igreja eu nn tenho mta intimidade cm ele ele esta usando drogas mas acho q a familia nao sabe devo falar cm o meu pastor sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A atitude bíblica seria você procurar este irmão com amor e dizer que você tomou conhecimento do fato e quer ajudá-lo a sair deste problema. Se ele não quiser a sua ajuda ou não mostrar arrependimento, aí, sim, você deve procurar o pastor para conversar com ele. Um abraço!

      Excluir
  16. PEGAR TEXTOS ISOLADOS E FAZER DELES UMA TESE PARA MATAR O LÍDER ESPIRITUALMENTE É DE CARACTERÍSTICA DE FARISEUS. ESTE TEXTO MAIS PARECE UMA EXPOSIÇÃO DO PECADOR DO QUE O DESEJO DE CURAR O CORAÇÃO DO PECADOR. NO MINIMO O AUTOR DO TEXTO DEVE SER UM AUTORITÁRIO, E NÃO CONHECER MUITO BEM A DOUTRINA DA GRAÇA. NÃO ANULO A EXORTAÇÃO, E NEM A REPREENSÃO, MAS ELAS SÃO EXCELENTES QUANDO REGADAS DE GRAÇA E AMOR. DESCULPE MAIS O TEXTO É TENDENCIOSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU SÓ QUERO SABER DE UMA COISA: O QUE EU DISSE QUE A BÍBLIA NÃO DIZ?
      Aguardo sua resposta.

      Excluir
    2. Você disse coisas fora do contexto. E esqueceu do principal... Esqueceu de colocar Jesus ma sua exposição... E repito, é isso que os fariseus fazem. Jesus, não expunha o pecado, ele abraçava o pecador. Quem expunha eram os fariseus, os publicanos que achavam que era assim que precisava ser. Mas de repente vem Jesus, acalmar a multidão, olha nos olhos da mulher adultera e não a condena. De repende, meu amigo Renato vem Jesus, e tira a condenação de um homem que pelos homens já estava condenado, lá na cruz lembra? E diz para ele, "hoje estarás comigo no paraíso". De repente meu caro Renato, você se esquece que a Igreja não é plano de Deus para expor, mas para abraçar... Não para condenar, mas para amar. Expor e condenar, Deus poderia fazer, mas nem Ele mesmo o faz. A você quer textos bíblicos né?
      ROMANOS 14.
      Foi por isso que Cristo morreu e ressuscitou da morte para tornar a viver. Cristo fez isto para ser o Senhor de todos, tanto dos mortos como dos vivos. 10 Por que você condena aquele que é seu irmão? E você, por outro lado, por que despreza seu irmão cuja fé é fraca? Todos nós vamos nos apresentar diante de Deus e Ele nos julgará. 11 Como dizem as Escrituras [a] “Todos ficarão de joelhos diante de mim, e todos dirão que eu sou Deus.” Juro pela minha vida que estas coisas vão acontecer —diz o Senhor”. [b] 12 Assim, cada um de nós terá que prestar contas a Deus daquilo que fez.
      Não nos cabe expor ninguém, os textos bíblicos que você usou tem seu contexto querido. Quer que eu os explique?
      • Pv. 10.12 – Cara, o texto é tão claro e você conseguiu distorcer ele... olha só: O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados.
      Se você tivesse uma noçãozinha do hebraico, veria que a palavra encobre é a mesma usada, quando a bíblia fala sobre a cruz, que encobre nossas transgressões. Tem haver com acolher, confessar, e mudar de vida e não tem nada haver com expor.

      • 1 Timóteo 5:20 – sabe de quem este texto fala? Himeneu e Alexandre – Sabe quem eles eram? Eles eram homens que tinham como objetivo consciente prejudicar a igreja, acabar com a igreja, eles não eram gente crente, que de repente cai em um pecado e então são expostos, eles eram inimigos da igreja.

      Tem outros textos seus usados aí.
      Querido, quero que saiba de uma coisa, conheço pastores crente, gente que ama o evangelho, mas que por um motivo ou outro se entregaram ao pecado e caíram. O chamado continua neles, o desejo de pregar, os dons de Deus continuam arraizados na alma destes homens, mas por terem sido expostos sem amor, expostos sem proposito, apenas expostos, seus corações perderam o sentido. AAAAAA você falou de Davi né? Com este texto eu concordo, Davi teve seu pecado exposto mesmo, mas olha que coisa interessante, Deus, não tirou dele o REINADO.
      O problema é que quando expomos, massacramos o outro, não temos como objetivo restaurar, manter na comunhão, demonstrar amor mais ainda do que os que estão firmes.
      Seu artigo, tem textos bíblicos, tem comentários, mas não tem graça e não tem Jesus que é onde o pecador é abraçado, amado, e restaurado...

      Excluir
    3. Esqueci de colocar Jesus no texto? Tá bom! Vou colocar aqui pra você ficar satisfeito. Vamos lá!

      No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
      Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
      Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
      Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

      Apocalipse 2:20-23

      Sabe quem mandou escrever esta carta para essa igreja? Jesus.
      Sabe quem vai fazer adoecer, trazer sofrimento e matar os filhos dessa mulher? Jesus.
      Será que a graça de Jesus admite pecado na igreja? Será que Jesus tolera pecado e não disciplina pecadores que não se arrepende? Será que agora distorci mais uma um texto ou peguei um texto isolado para defender minha tese, desconhecido?
      Sugiro que você estude mais a Escritura para não falar o que não sabe.

      Não peguei nenhum texto isolado, não distorci nenhum texto. Na verdade você é que distorceu os meus textos.

      A GRAÇA NÃO TOLERA PECADOR IMPENITENTE, OBSTINADO OU TEIMOSO. ENTENDEU?

      SE O PECADOR NÃO SE ARREPENDER, VAI SER PUNIDO DE QUALQUER FORMA, AINDA MAIS SE CONHECER A GRAÇA.

      Posso te mostrar outros textos se quiser.

      Excluir
  17. Excelente texto e excelente resposta irmão Renato!
    O desconhecido ai deve usar da graça para errar pelo jeito.Que ele leia as cartas das 7 igrejas e aprenda que pecado é grave e deve ser tratado de tal forma.Usar a graça para desgraça é doutrina de demônio.

    ResponderExcluir
  18. Lamentável ver os servos do Deus Altíssimo em discussões sem ponderar a amabilidade entre si.
    Lembrem que a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades nas regiões celestiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a ignorância é está relacionada com os homens, e não com os demônios.

      Excluir
  19. Paz do Senhor Cristo Jesus a todos nossos irmaos na fé e também aos que ainda não são da familia da fé...
    Vou isolar só um pouquinho o texto do contexto mas creio que se enquadra bem a situação que chegamos amados.

    O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer.
    2Timóteo 2:24‭-‬26 NTLH

    Tem vezes que precisamos entender que nem todos pensamos vemos ou sentimos de igual modo aí temos que respeitar opinião dos outros mesmos tendo a nossa própria opinião sobre determinados assuntos… importante é que o REINO não seja dividido pois se satanas expulse satanás… reino dividido não subside…
    Vamos lá está bonito mas que sirva para nossa edificação amem… Há um reto e justo juiz que julgará todas estas coisas.
    Vamos continuar sim os comentários mas com amor e respeito isso é o que diz à Palavra "quando depender de voz segui a Paz" ou mais ainda "segui a Paz com todos sem a qual ninguém verá a Deus…
    Amem?
    Bom final de ano e um ótimo 2019 a todos nos Jesus vos ama e eu tambem..

    ResponderExcluir
  20. Apresente todos os que pecarem em público , e como farão para resolver os pecados escondidos?
    doutrinar líderes e igreja por meio do medo e do julgamento ?
    Precisa apresentar o pecador a todos para que todos temam?
    Estudo bem sistemático e com versículos usados para reforçar os pensamentos do autor. .
    Por isso é por esta vergonha que muitos saem das igrejas e nunca mais voltam. .
    existem muitas maneiras de restaurar o pecador !!!
    E a última maneira é expor a todos!!! tribunal é só no último dia !!!

    ResponderExcluir
  21. Que lição linda que Jesus nos dá, quando a multidão com pedras nas mãos preparada para matar uma adúltera, sai envergonhada sem dizer nada e no silêncio revela sua culpa. O exemplo do mestre é tratar com amor e respeito todos aqueles que querem ser curados.

    ResponderExcluir
  22. A mulher adúltera não era crente seguidora de Cristo. O nosso contexto aqui é principalmente como lidar com o pecado de cristãos.
    Sugiro que você leia este texto: No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
    Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
    Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
    Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

    Apocalipse 2:20-23

    Sabe quem mandou escrever esta carta para essa igreja? Jesus.
    Sabe quem vai fazer adoecer, trazer sofrimento e matar os filhos dessa mulher? Jesus.
    Será que a graça de Jesus admite pecado na igreja? Será que Jesus tolera pecado e não disciplina pecadores que não se arrepende?
    Na mulher adúltera ele não a condenou, mas na mulher adúltera que estava na igreja, ele disse que iria adoecê-a.
    Portanto seu argumento não refuta o que a Bíblia ensina.
    Eu creio que você misturou os assuntos.

    ResponderExcluir
  23. Creio que todo tratamento extremo deve acontecer diante da falta extrema. O Deus Vivo por meio de Jesus e do seu Espírito Santo nunca tratou ninguém em pecado antes de avisos e oportunidades de arrependimento. O caminho do arrependimnto,obediência sempre gerou perdão de Deus para o pecador. Por isso temos que ter a prudência de não nos tornarmos juízes e sim atalaias íntegros nessa missão de resgate.

    ResponderExcluir
  24. Creio que o irmão Renato está correto li e reli .ele está correto

    ResponderExcluir
  25. Eu passei por uma situação muito ruim durante o culto em minha igreja, estávamos todos adorando quando uma pessoa chegou e disse para todos se juntarem lá na frente e eu já estava lá na frente por conta da ministração que tinha acontecido anteriormente, com isso ela disse que via anjos limpando pessoas que estavam em pecado , Deus estava mostrando a ela, daí ela ministrou em vidas e teve uma hora que Deus veio falar comigo mas o que Deus me entregou eu recebi porém teve uma hora que quando ela tocou em mim disse que todo pecado saia em nome de Jesus.
    Eu sei que existe vários tipos de pecado e o meu pecado era meu coração muito endurecido por conta de umas coisas que eu passei, mas aquilo que ela disse pecado na hora eu parei e não senti nada e fique mal pq eu não estava em pecado carnal e foi algo público mas não foi especificado o tipo de pecado, confesso que veio como uma seta para me parar me entristecer, eu vi ela entregando para várias pessoas sobre os pecados dela. Fiquei querendo entender aquilo tudo e eu que não estava em pecado ? Eu não entendi nada do ocorrido e posso te falar se não é Deus na minha vida eu já teria abandonado tudo, o homem tem que tomar cuidado em não agir na carne, fico querendo entender às vidas que foram colocadas expostas. Queria entender se eu não estava da forma e maneira apenas eu estava vivendo naquela atmosfera e na hora que estavam entregando sobre os pecados. Não vejo isso como Deus

    ResponderExcluir
  26. Eu eu mesmo estou sendo disciplinado porque eu fui trabalhar de um personagem do Papai Noel mais no qual eu preguem o evangelho com muita oração e palavras de Deus. É uma motivo para disciplina

    ResponderExcluir
  27. Entao quando descobrirem os pecados temos que expor, envergonhando a pessoa, não tendo misericórdia, falando no púlpito pra promotoria que é a igreja julgar se perdoa ou não? E os pecados que só Deus sabe, que todos nós temos, vamos expor à igreja também? Acho que você se equivocou na interpretação do texto.

    ResponderExcluir
  28. Preciso de uma ajuda aqui...
    Minha irmã ta desviada postou um video usando Narguile no status meu tio pego e enviou no grupo da familia escandalizado ela tendo ele 3 filhas minha mãe fico chocada... mais não achei certo da parte dele ter feito aquilo ele devia conversa com ela ensinando não expondo o pecado dela pra todo mundo ver assim invergonhando-a...
    Oque vcs me dizem sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deveria ir até ela com amor e buscar entender o que estava acontecendo com ela e o que estava fazendo se afastar de Jesus e ajuda-la

      Excluir
  29. Eu fico besta com a dificuldade de instrução das pessoas em entenderem um texto.

    ResponderExcluir
  30. Bem entendo…. Alguns criticam o texto pq se baseiam nas atitudes de irmãos que, ao expor o pecado alheio se comportam como fariseus, mas lógico que tudo na vida deve ser regado a luz bíblica e com sabedoria. Há pessoas que sentem prazer na igreja em saber
    Do pecado do irmão para acusá-lo e não é isso que o texto está dizendo. Exortar alguém não deve ser algo prazeroso e principalmente deve ser falado c amor e na expectativa que a pessoa se arrependa dos seus pecados e continue novamente no caminho para o céu!

    ResponderExcluir