domingo, 6 de janeiro de 2013

Quem deveria ser o nosso pastor?




 
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem". (João 10:27).

Este texto sagrado traz para nós uma grande revelação diante da realidade que vivemos hoje. Infelizmente encontramos lobos (falsos líderes religiosos) destruindo ovelhas (vidas) e sendo seguidos por muitos, e verdadeiros pastores (verdadeiros líderes cristãos) que dão a vida pelas suas ovelhas (liderados), mas que são valorizados e seguidos por poucos.

Uma outra questão que vale a pena ser ventilado neste artigo, é o fato de muitos dizerem aos seus líderes: "meu pastor", todavia, não os seguem e nem os obedecem.

Depois de alguns anos de ministério, atinei para um fato incontestável, muitos não são influenciados pelos seus pastores, porque na verdade elas não são ovelhas desses pastores. Na realidade muitos acabam seguindo amigos, familiares, diáconos, e pessoas influentes na igreja, menos o pastor. Fato este lamentável, perigoso e antibíblico.

Por outro lado há casos de membros que se deixaram ser influenciados por indivíduos que detinham o título de "pastor", contudo, eram verdadeiros lobos. Por consequência disto, muitos ficaram decepcionados e concluíram que todos os pastores são iguais, conclusão esta radical, absurda e injusta. Devido as decepções, inúmeras pessoas decidiram não ser mais membro de nenhuma igreja, por imaginar que poderiam passar pelas mesmas experiências traumatizantes.

Apesar de tanto escândalo envolvendo pastores evangélicos, multidões seguindo lobos e sendo explorados pelos mesmos, e vidas sendo influenciadas por pessoas que não são pastores de verdade, a Escritura nos revela de forma clara e indubitável, aquele que deveria ser realmente o nosso pastor.

Portanto, sem mais dilação vamos permitir a Escritura responder a pergunta do tema deste artigo.

O texto sagrado acima reverbera as palavras de Cristo para um público que o pressionava a revelar a sua verdadeira identidade, ou seja, os judeus queriam saber se Jesus era realmente o Messias "Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: 'Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente' ". (João 10:24). Resposta esta que Jesus já havia dado anteriormente, mas eles não acreditaram, "Jesus respondeu: "Eu já lhes disse, mas vocês não creem" (João 10:25). O interessante é que Jesus revela qual era a razão pela qual eles não creram nele, "mas vocês não creem, porque não são minhas ovelhas" (João 10:26). Após tal revelação ele diz: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem". (João 10:27). Em outras palavras o que Jesus estava dizendo era o seguinte: as minhas ovelhas confiam em mim e por isso elas ouvem e me seguem. Chego a esta conclusão pelo simples fato de Jesus dizer aos judeus "as minhas ovelhas ouvem a minha voz". É sabido que a ovelha ouve a voz do seu pastor pelas seguintes razões: 1. A ovelha conhece o seu pastor. 2 A ovelha convive com o seu pastor. 3. A ovelha é cuidada pelo seu pastor. 4. A ovelha é guiada pelo seu pastor.

Seguir o verdadeiro pastor é uma reação natural de uma ovelha que conhece o seu pastor e confia no mesmo.

Ciente dessas informações, podemos agora compreender baseado em princípios bíblicos que:

O nosso pastor deveria ser aquele que nos alimenta com Palavra de Deus, quer seja ensinando, pregando ou aconselhando, "Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino" (1 Timóteo 5:17). Aqui Paulo diz que presbíteros, ou seja, pastores que se ocupam na pregação e no ensino devem ser bem remunerados. Isto nos dá uma dica de que bons pastores se dedicam a pregação e ao ensino das Escrituras.

O nosso pastor deveria ser aquele que cuida de nós nas horas de aflições, "Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados" (1 Pedro 5:2). Neste texto, Pedro exorta os presbíteros a pastorearem a igreja que está aos cuidado deles. Por conseguinte, podemos com isso entender que bons pastores cuidam das pessoas voluntariamente, quando estão aflitas diante de algum infortúnio. São aqueles que nos dão atenção, que nos aconselham, que se aproximam de nós e se colocam a nossa disposição para nos ajudar nos momentos mais difíceis da nossa vida, fazendo assim de boa vontade e com o propósito de nos servir, " Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir". (1 Pedro 5:2).

O nosso pastor deveria ser aquele que serve de exemplo para nós, com o seu caráter, e sua conduta, "Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho". (1 Pedro 5:3). Pedro deixa bem claro neste texto que nenhum pastor, repito, nenhum pastor é dono de ovelha nenhuma. Nenhum pastor pode dominar uma pessoa ou obrigá-la a fazer alguma coisa. Pelo contrário, o bom pastor deve, sim, influenciar as suas ovelhas pelo seu exemplo.

O nosso pastor deveria ser aquele que recebeu o dom de pastor, " E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado..." (Efésios 4:11-12). O autor sagrado ensina que Cristo designou alguns para serem pastores. Isto quer dizer algumas coisas importantes: 1. Ninguém é pastor se autonomeando, e sim sendo nomeado por Cristo. 2. Ninguém é pastor apenas porque quis, e sim porque Cristo quis. 3. Ninguém é pastor porque prega bem, e sim porque cuida bem das pessoas pregando e ensinando corretamente a Escritura Sagrada, e se submetendo totalmente a mesma. 4. Ninguém é pastor porque tem afinidade com o pastor ou porque é filho do pastor, e sim porque foi realmente chamado e capacitado por Cristo.

O nosso pastor deveria ser aquele que reúne em si virtudes espirituais, "É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo". (1 Timóteo 3:2-7). Como podemos ver nitidamente neste texto, por incrível que pareça, um pastor de verdade é irrepreensível, monógamo, ou seja, marido de uma só mulher, (outras possíveis interpretações de "marido de uma só mulher": fiel à esposa e não divorciado), sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro, mestre, moderado, manso, pacífico, generoso, influente, humilde e justo. Note, por favor, que um pastor é pastor pelo que ele é, e não apenas pelo que ele faz, nem pelo que ele tem e muito menos pelo número de membros que a igreja dele tem. Podemos conhecer homens que tem título de pastor e ter uma mega igreja e não ter nenhuma dessas virtudes. Aliás, o que não encontramos na maioria desses pastores de mega igrejas são as virtudes cristãs listadas neste texto. Salvo com raras exceções. E, se alguém duvida, basta apenas conviver ou negociar com os mesmos.

O nosso pastor deveria ser aquele que conhece a nossa vida espiritual, "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem". (João 10:27). Jesus disse: "eu as conheço". Pastor de verdade é aquele que nos conhece pelo nome, que interage conosco, que conhece os nossos problemas, que conhece as nossas virtudes, mas também as nossas falhas, que nos batiza, nos instrui, nos abençoa, nos acompanha em todos os momentos da nossa vida. pastor de verdade é aquele que conhece a nossa vida e que pode nos dar um conselho certo e bíblico. Por fim, pastor de verdade é aquele que nos conhece o suficiente, e, por isso, conquista a nossa confiança.

O seu pastor prega e ensina a Palavra de Deus, cuida da sua vida espiritual, é um exemplo de cristão, possui o dom de pastor, apresenta as virtudes espirituais que o qualifica como tal e conhece a sua vida? Então você está em boas mãos. Você tem um verdadeiro pastor, um pastor bíblico.

A quem você confiou a sua alma? Por quem você está sendo influenciado na igreja?  A  quem você está ouvindo e seguindo?

Procure ser pastoreado por homens que tenham estas qualificações apresentadas pela Escritura Sagrada.

Que o Senhor te abençoe ricamente em nome de Cristo!

Renato Corumbá.

Um comentário:

  1. olá imão, paz do SENHOR JESUS CRISTO, ojé ta conplicado encontra este pastor, que da sua vida pela ovelhas, somente um deu a sua vida, e ele provou que daria mesmo, e morreu por todos, pra que todos tenham o direito da vida eterna, sé cre na sua santidade, muitas ovelhas não quer este direito, concordo com o irmão, eu entendo que tem pastores poucos" que náo sé dobraram a mamom , o deus de muitos culto ojé! como o irmão postol bem colocado, que o pasto não pode ser apegado au dinhero,não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro timóteo3v2v7) que pena que muitos não e como o senhor irmão, muitos lideres obrigam a obreiros a dizimar e ensinar de maneira legalista a contribuiçao, muitos não confia nos seus fies, colocam o medo, a ditadura, o legado, criando um anatema ,dentro da denominaçao criando fihos que amanha vai ser crentes frustados, como o irmão postou bem, por não aver mais mestres sabios, e sim homem amantes de si mesmo, isto e notorio, que acantesa , esta nas escrituras, mais ai do que escadalisa, vai ter o seu galardaõ como judas teve, traindo o seu mestre por dinheroe fauta de fé, muitas ovelhas já não estão mais crendo em nada, muitos cansados e oprimidos pelo diabo, porque confiaram no seu pastor, carnau, não que ele poderia levar augo de bom, mais ele nunca ensinou a esta auma a fonte das aguas pra ela saciar quando estivese com muita sede, ele senpre ensino que ela teria que procura um lider pra ele entercede pelo tal facendo dele o sacerdote do passado, nada contra a interceçoes, mais fazer o mediador proprio e negar que JESUS E O SUMO SARCEDOTE e que as ovelhas tem que aprende a confiar nele ESTE E O PAPEL DE UM PASTOR, conduzir, aprende a confiar nele em CRISTO, poristo que PAULO pedio pra os criatãos Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo! 1 Coríntios 11:1)1 Coríntios 4:16
    Sendo assim, suplico-vos que sejam meus imitadores.-----------1 Coríntios 10:33
    Também eu procuro agradar a todos, de todas as maneiras possíveis. Porquanto não estou em busca do meu próprio bem, mas procuro o bem de muitos, para que sejam salvos.--------------Filipenses 3:17
    Caros irmãos, sede meus imitadores e prestai atenção nos que caminham de acordo com o padrão de comportamento que temos vivido.--------------Efésios 5:1,2
    Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados; …

    Filipenses 2:4,5
    Cada um zele, não apenas por seus próprios interesses, mas igualmente pelos interesses dos outros. Cristo, sendo Deus, humilhou-se …OJÉ irmão não to vendo no sistema eclesiásticas esta obras do espirito santo, sim legalismo, poder, popagana de canpanhas milacrosas,tantas coisas a mais, nada de avivamento nada da crus, to cansado irmão de hipocresia religiosa, espero ser grande amigo seu, e conpartilha este tema com o irmão

    ResponderExcluir